c
  • Planos
  • Clientes
  • Conteúdos
  • Materiais
  • Cultura
  • Curso
FALE COM UM ESPECIALISTA
  • Projetos
  • Segurança
  • Performance
  • Transformação
  • Materiais
Página inicial | Segurança digital | Cibersegurança: como proteger seu site de ameaças cibernéticas?

Cibersegurança: como proteger seu site de ameaças cibernéticas?

Em um mundo cada vez mais digital, migrar seu negócio para o ambiente virtual deixou de ser - há muito tempo - um diferencial para se tornar um requisito obrigatório para as marcas que querem se manter competitivas no mercado.

No entanto, não basta ter um site campeão de acessos se a cibersegurança não é uma prioridade. Ao passo que a tecnologia se transforma e traz medidas cada vez mais potentes para se proteger contra invasões virtuais, é imprescindível acompanhar essas inovações. 

Venha descobrir, neste post, como proteger seu site contra os perigos digitais.

 

Cibersegurança: afinal, o que é?

A cibersegurança é um grande desafio em todo o mundo. Dados do Índice de Risco Cibernético, relatório elaborado pelo Instituto Ponemon e pela Trend Micro, apontou que uma a cada três empresas foi vítima de, pelo menos, sete tentativas de invasões de hackers em 2022. 

O fato é que está cada vez mais difícil proteger a privacidade dos dados. Por isso, a segurança digital se tornou item indispensável para organizações de todos os tamanhos e segmentos.

Neste contexto, a cibersegurança é uma grande aliada para garantir a integridade, autenticidade, confidencialidade e disponibilidade dos dados. 

Ela consiste em uma prática que tem a missão de manter em segurança dispositivos, sistemas e servidores contra ameaças. 

Para isso, deve atuar em diferentes níveis: desde a proteção de softwares e hardwares, manter boas práticas de segurança digital até o treinamento e conscientização de colaboradores e outros usuários. 

Mas, afinal, você sabe o que são ameaças virtuais? Acompanhe esse assunto no próximo tópico.

 E o que são ameaças virtuais? 

Com o aumento expressivo de dados compartilhados digitalmente, estão cada vez mais comuns os crimes cibernéticos, principalmente contra empresas públicas e privadas. 

Esses crimes que ocorrem pela internet é o que chamamos de ameaças virtuais. Elas podem acontecer por meio de dispositivos conectados na rede, download malicioso, e-mail fraudulento, vulnerabilidades no sistema, dentre outros. 

Aposto que você já ouviu falar em vírus de computador, mas as ameaças não param por aí. Existem diversas formas de crimes, como Phishing, Ransomware, Injeção de SQL, Ataque de negação de serviço e muito mais. 

A má notícia é que novas formas de ataques surgem frequentemente. Por isso, é tão importante se manter atualizado com soluções de cibersegurança mais modernas e robustas. 

Você pode aumentar a proteção do seu site com Certificado de Segurança. Venha saber mais sobre esse assunto no material que preparamos para você.

 

Como está a questão da cibersegurança no Brasil?

Como falamos anteriormente, a segurança digital é um problema de nível mundial. Grandes empresas, como CVC, JBS e Renner, foram vítimas de crimes cibernéticos, nem mesmo o Ministério da Saúde conseguiu escapar do ataque de hackers. 

Do sequestro de dados sensíveis a vazamento de informações, nenhuma empresa, não importa o seu porte, está imune de ser alvo dos criminosos. 

No Brasil, o cenário de cibersegurança é ainda mais preocupante, foi isso que mostrou um recente estudo desenvolvido pelo MIT Technology Review Insights. 

Segundo o Índice de Defesa Cibernética, o Brasil está entre os 5 países com o pior desempenho em segurança digital, atrás apenas da Turquia e Indonésia, que atingiram classificação inferior.

O Brasil obteve baixa pontuação em todos os critérios do estudo. Por isso, é considerado um país com progresso lento quando o assunto é defesa cibernética. 

E não para por aí. O Brasil é o segundo país da América Latina com mais casos de crimes virtuais, em 2022, de acordo com dados do levantamento realizado pela Fortinet.

Um dos principais motivos para esse cenário preocupante é o baixo investimento em segurança digital.

Só para você ter uma ideia, no Brasil, as empresas destinam cerca de 10% em investimentos com soluções tecnológicas para cibersegurança, já em outros países, os investimentos variam de 25% a 30%.

Viu só como o cenário de cibersegurança no Brasil ainda tem um longo percurso a percorrer para se igualar aos grandes países? Para que sua empresa não faça parte dessas estatísticas, saiba quais os principais riscos que um site está correndo.

 

Quais são os riscos que os sites corporativos correm?

Ao colocar um site no ar, a cibersegurança está atrelada ao sucesso do seu negócio digital, até porque com a LGPD - Lei Geral de Proteção dos Dados - em vigor, as empresas devem estar atentas para evitar multas e outras penalidades. 

Além disso, a segurança dos dados passou a ser ainda mais importante aos consumidores. Não é à toa que essa legislação surgiu para assegurar a privacidade de suas informações pessoais. 

A pandemia trouxe recursos que, até então, eram pouco usados por muitas empresas, forçando a digitalização acelerada e o trabalho remoto, que veio mesmo para ficar. Com isso, os riscos contra a integridade dos sites aumentaram expressivamente. 

Veja quais as principais ameaças que sua página web está exposta:

Roubo de dados

Essa é uma das maiores preocupações das empresas, visto que seus dados confidenciais são os ativos mais importantes estrategicamente. Ao cair em mãos erradas, além do prejuízo financeiro incalculável, sua reputação e relacionamento com clientes são afetados. 

Nos últimos anos, houve um aumento expressivo de informações sigilosas armazenadas em sistemas, o que acarretou o crescimento de tentativas de invasões, acessos não autorizados, contas comprometidas, dentre outros.

Espionagem industrial 

A espionagem industrial está cada vez mais comum no mundo corporativo. Esse tipo de ameaça funciona como uma investigação sobre os correntes a fim de conseguir informações estratégicas e confidenciais para obter uma determinada vantagem comercial. 

Existem várias formas para a prática de espionagem industrial, pode ser um colaborador insatisfeito, um funcionário recém-contratado passando informações a terceiros não autorizados ou até mesmo por meio da engenharia social.

Falta de treinamento dos colaboradores, falhas e erros humanos

Você sabia que muitos crimes virtuais poderiam ser evitados, pois decorrem de falhas ou erros dos próprios colaboradores? 

Além de uma política de segurança digital, os funcionários devem estar preparados para boas práticas e saber usar adequadamente as ferramentas disponíveis. 

Cliques em links maliciosos, senhas fracas e dispositivos desprotegidos são algumas das vulnerabilidades usadas pelos criminosos para ter acesso aos dados corporativos.

Ransomware

Empresas como Renner, Fleury, JBS e até mesmo instituições públicas como Ministério da Saúde e Supremo Tribunal de Justiça (STJ) foram vítimas deste tipo de crime, cada vez mais comum. 

O cibercriminoso, por meio de malware, captura e criptografa dados confidenciais, de forma que eles ficam inacessíveis à empresa. Para ter essas informações de volta, o hacker exige um valor de resgate. Caso contrário, todos os dados serão perdidos. 

Agora que você já conhece o risco que seu site está exposto, que tal descobrir como protegê-lo? 

Continue sua leitura e confira o material extra que preparamos para você.

 

6 dicas para proteger seu site contra ameaças cibernéticas 

Como você pode ver até aqui, um site web está exposto a diversas ameaças. Em um contexto de cibersegurança frágil no qual estamos inseridos, é preciso se munir com as várias soluções e boas práticas de segurança. 

Confira nossas dicas:

  • Conte com uma política de acesso bem estruturada. Ou seja, controle e monitore o acesso a sistemas, aplicativos e até mesmo aos recursos de TI. Quanto menos pessoas acessando os dados, menos chances de ameaças virtuais.
  • Implemente uma cultura organizacional voltada para a proteção dos dados. O primeiro passo é o treinamento dos colaboradores, eles devem estar conscientes sobre seu papel para garantir a proteção dos dados, agindo de forma preventiva contra situações de ameaças. 
  • Tenha uma hospedagem de site confiável e segura. Por meio do servidor, ela impedirá invasões contra sua página web. Além disso, sua hospedagem deve ser frequentemente analisada para assegurar sua proteção contra ameaças.
  • Realize uma boa gestão de backup do seu site. Embora ações preventivas devem ser sempre uma prioridade, em caso de violação de segurança, é preciso agir rapidamente a fim de reduzir os impactos negativos. O backup será a principal forma de recuperar as informações perdidas.
  • Opte sempre por senhas fortes. Além disso, uma forma de dificultar a descoberta de senhas é alterá-las frequentemente. Isso vale para todos os usuários. 

Invista em um firewall eficiente. Essa ferramenta tem a função de criar uma barreira de proteção entre servidor e conexão.

Além de todas essas dicas, não se esqueça de garantir que todos os dispositivos estejam protegidos. Para proteger seu smartphone, existem alguns programas que executam com excelência essa função.

Confira nosso artigo “8 apps para deixar o smartphone mais seguro” e mantenha seus dados seguros hoje mesmo.

Seguranca em WordPressProjetos em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

CLIQUE AQUI
InCuca Tech
Nós acreditamos na evolução. Acreditamos que pessoas, processos e negócios podem evoluir com tecnologia. Nós orientamos, implementamos e conduzimos para a melhor tomada de decisão. Somos guiados por dados e movidos pelo respeito e pelo equilíbrio. Valorizamos uma vida saudável. Somos ágeis, eficientes e criamos soluções com tecnologia. Junto com uma rede de pessoas referência lideramos a transformação digital.
3 de fevereiro de 2023

Você também pode gostar de ler

Bard: IA do Google irá responder perguntas dos usuários na busca Leia mais
Como deixar seu site inesquecível Leia mais
Multas da LGPD: Quais são e como adequar seu site para evitá-las Leia mais
Veja formas de ter o melhor plugin SEO WordPress em seu website Leia mais
Google Analytics 4: entenda o que mudou e como configurar Leia mais
Saiba a importância do certificado SSL Leia mais
InCuca logotipo 2d 1 1

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.

Mapa do site

  • Cultura
  • Clientes
  • Conteúdos
  • Materiais
  • Curso
  • Vagas
  • Contato

SERVIÇOS

  • Planos
  • Segurança
  • Otimização
  • Performance
  • Projeto digital

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
Visit our FacebookVisit our InstagramVisit our TwitterVisit our LinkedInVisit our YouTube channel
Nós usamos cookies no nosso website para lhe dar uma experiência mais relevante. Ao clicar em “Aceito todos” ou navegar pela página, você consente como uso de todos os cookies.
Gerenciar opçõesAceitar todos
Revisar consentimento

Aviso de privacidade

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência enquanto navega. De todos eles, os cookies que são categorizados como necessários são armazenados no seu navegador, já que são essenciais para funcionalidades básicas. Nós também utilizamos cookies de terceiros para entender como você utiliza o nosso website. Para estes cookies você pode negar o consentimento.
Analytics
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsThe _ga cookie, installed by Google Analytics, calculates visitor, session and campaign data and also keeps track of site usage for the site's analytics report. The cookie stores information anonymously and assigns a randomly generated number to recognize unique visitors.
_ga_YLF9KKXQGN2 yearsThis cookie is installed by Google Analytics.
_gat_UA-48945229-11 minuteA variation of the _gat cookie set by Google Analytics and Google Tag Manager to allow website owners to track visitor behaviour and measure site performance. The pattern element in the name contains the unique identity number of the account or website it relates to.
_gcl_au3 monthsProvided by Google Tag Manager to experiment advertisement efficiency of websites using their services.
_gid1 dayInstalled by Google Analytics, _gid cookie stores information on how visitors use a website, while also creating an analytics report of the website's performance. Some of the data that are collected include the number of visitors, their source, and the pages they visit anonymously.
_hjAbsoluteSessionInProgress30 minutesHotjar sets this cookie to detect the first pageview session of a user. This is a True/False flag set by the cookie.
_hjFirstSeen30 minutesHotjar sets this cookie to identify a new user’s first session. It stores a true/false value, indicating whether it was the first time Hotjar saw this user.
_hjid1 yearThis is a Hotjar cookie that is set when the customer first lands on a page using the Hotjar script.
_hjIncludedInPageviewSample2 minutesHotjar sets this cookie to know whether a user is included in the data sampling defined by the site's pageview limit.
CONSENT2 yearsYouTube sets this cookie via embedded youtube-videos and registers anonymous statistical data.
Necessários
Cookies necessários são aqueles absolutamente essenciais para o website funcionar propriamente. Estes cookies garantem o funcionamento básico do website.
Others
Other uncategorized cookies are those that are being analyzed and have not been classified into a category as yet.
CookieDuraçãoDescrição
__rd_experiment_versionsessionNo description available.
__trf.src1 yearNo description available.
_rd_wa_first_session.f32230 minutesNo description
_rd_wa_id.f3222 yearsNo description
_rd_wa_ses.f32230 minutesNo description
_rdtrk9 years 1 month 20 days 1 hourNo description available.
AnalyticsSyncHistory1 monthNo description
li_gc2 yearsNo description
rdtrk1 yearNo description available.
UserMatchHistory1 monthLinkedin - Used to track visitors on multiple websites, in order to present relevant advertisement based on the visitor's preferences.
Advertisement
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.
CookieDuraçãoDescrição
_fbp3 monthsThis cookie is set by Facebook to display advertisements when either on Facebook or on a digital platform powered by Facebook advertising, after visiting the website.
bscookie2 yearsThis cookie is a browser ID cookie set by Linked share Buttons and ad tags.
test_cookie15 minutesThe test_cookie is set by doubleclick.net and is used to determine if the user's browser supports cookies.
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysA cookie set by YouTube to measure bandwidth that determines whether the user gets the new or old player interface.
YSCsessionYSC cookie is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos on Youtube pages.
yt-remote-connected-devicesneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
yt-remote-device-idneverYouTube sets this cookie to store the video preferences of the user using embedded YouTube video.
Functional
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
CookieDuraçãoDescrição
bcookie2 yearsLinkedIn sets this cookie from LinkedIn share buttons and ad tags to recognize browser ID.
langsessionThis cookie is used to store the language preferences of a user to serve up content in that stored language the next time user visit the website.
lidc1 dayLinkedIn sets the lidc cookie to facilitate data center selection.
SALVAR E ACEITAR
Desenvolvido por CookieYes Logo
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram