6 Tendências de Negócios para 2022 que vão fazer você tirar os planos do papel
Desde que a pandemia começou, muitas mudanças aconteceram no mercado, combinadas à transformação digital: a relação com os clientes ganhou novos espaços, como o ambiente online, por exemplo; os colaboradores encontraram no home office a chance de trabalhar de qualquer lugar do mundo; o conforto ao adquirir um serviço sem precisar sair de casa passou a ser levado mais em conta; a sustentabilidade e a segurança de dados se tornaram uma preocupação na jornada de compra e mais.
Mesmo diante das incertezas e da crise econômica que paira sobre o Brasil, as pessoas estão sempre em busca de projetos para se reinventar. No entanto, o primeiro passo para tirar os planos do papel e fazê-los acontecer é olhar em direção às tendências de negócios que devem agitar o mercado em 2022. Afinal, quais as novas necessidades deste ano? Que oportunidades podem ser aproveitadas? Confira a seleção que a InCuca fez para você que está pensando em empreender este ano!
Principais tendências de negócios em 2022
Em 2021, o Sebrae apontou algumas macrotendências de mercado. Entre elas estavam humanização e priorização do bem-estar e da saúde; integração entre o mundo físico e o digital; experiências baseadas no universo da hiperconexão; e gestão inteligente apoiada por um propósito.
Diante desse contexto, algumas tendências de negócios e nichos específicos ganharam mais espaço:
1. Negócios circulares
Este modelo de negócio está em alta porque é onde as empresas conseguem gerar e entregar valor para o mercado. Hoje, é muito comum que as organizações busquem implementar soluções sustentáveis, de forma a eliminar a geração de resíduos e os impactos ambientais. Não somente isso, mas elas auxiliam na circulação de recursos e produtos em uso por mais tempo.
Muitas delas propõem a reciclagem, a eliminação de resíduos e a redução do impacto humano sobre o meio ambiente.
Startups são bem populares ao aproveitar essa tendência de negócios, e muitas apostam na reciclagem de lixo, ganhando destaque no mercado.
2. Aplicativos de saúde
Se antes havia a necessidade de estar presencialmente em um consultório para conseguir uma receita, já é possível conversar com um médico da poltrona de casa, e ainda comprar medicamentos com a prescrição digital.
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar, principalmente em função da COVID-19. Assim, os apps se tornaram uma alternativa para quem deseja monitorar a saúde de perto.
E há opções para tudo: desde atendimento por telemedicina com médicos especialistas, até programas de atividade física com personal trainer e nutricionista, que ajudam o usuário a manter a forma e cuidar da saúde.
No vídeo Tendências Tecnológicas para 2022, publicado pela InCuca no YouTube, ficamos por dentro desta e de outras oportunidades envolvendo tecnologia. Você pode conferir abaixo!
3. Produção audiovisual
Muito provavelmente você deve ter se deparado com uma dancinha enquanto rolava a tela do seu celular em um desses aplicativos de redes sociais. Por conta da pandemia, a internet explodiu de tanto conteúdo novo, já que as pessoas precisavam ficar em casa. Várias delas aproveitaram essa onda e se lançaram na produção de conteúdo audiovisual.
Com esse viral, negócios que estavam buscando uma forma de se diferenciar, também desfrutaram do novo hábito de consumo. O mesmo relatório do Sebrae aponta que os vídeos se consolidaram como ferramenta de comunicação das empresas, aumentando a demanda por profissionais da área.
Tá aí mais uma opção que pode render oportunidades de ganhar dinheiro e ainda de poder se divertir na criação de vídeos.
4. Empreendimentos EAD
Esse é mais um reflexo das necessidades adquiridas com a chegada do coronavírus. Cursos diversos podem ser oferecidos por meio do ensino à distância, bastando ter um canal consolidado para dialogar com o público.
Apesar de parecer ser novidade, esse modelo de educação já existe há muito tempo, e agora vem ganhando cada vez mais espaço. O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Inep, já apontava que em 2019 a modalidade de EaD respondia por 50,7% das matrículas realizadas em instituições privadas de ensino superior.
Apostar nesta tendência de negócio pode ser lucrativo, mas exige atenção e cuidado na hora de implementar ambientes online de estudo. Para projetos deste tipo, a InCuca oferece serviços exclusivos para empresas que têm como foco proporcionar a melhor experiência para alunos através de uma navegação mais sólida nessa empreitada.
5. Lojas virtuais
O setor que já crescia antes de 2020 bateu recorde de vendas em 2021, e deve seguir essa mesma projeção no ano que começa. A diversidade que o ambiente online permite é ampliada pelo alcance de público em todo o país, além da possibilidade de prestar serviços digitais. São inúmeras categorias diferentes para atuar.
Só em 2021, foram totalizadas quase 1,59 milhão de lojas online, um aumento de 22,05% em relação ao ano de 2020, que já havia tido um salto gigantesco de 40%. Esse crescimento indica uma média de 789 novos e-commerces por dia no último ano.
Mesmo com essa quantidade expressiva de lojas virtuais, a pesquisa "Perfil do E-Commerce Brasileiro", parceria do PayPal Brasil e da BigDataCorp, mostrou que ainda há espaço para desenvolver novos negócios digitais, já que somente 6,19% do varejo brasileiro faz vendas online.
6. Clubes de assinatura
Não estamos falando das plataformas de streaming, e sim de negócios que propõem planos de assinatura para quem deseja consumir produtos e serviços de maneira mais sustentável, ou evitar a compra de itens que, com o tempo, podem se tornar obsoletos.
Hoje já é possível encontrar clubes que viabilizam o acesso a móveis, medicamentos, carros, itens de decoração, cosméticos e muito mais.
Uma dessas tendências de negócios que vem ganhando destaque é a “moda compartilhada”, onde os assinantes podem “alugar” uma quantidade de peças mensalmente. Ao acabar o período de uso, as roupas são devolvidas à loja e repassadas a outras pessoas. Dessa forma, o cliente pode manter uma variedade de estilos, ocupar menos espaço em seu guarda-roupa e ainda contribuir para o aproveitamento de materiais que possuem vida longa de forma sustentável.
Cuidados antes de começar o próprio negócio digital
Empreender é uma atividade que requer preparo para lidar com o início de uma jornada transformadora e repleta de desafios. Nosso papel aqui na InCuca é auxiliar com as demandas que aparecem desde que você está ali, só fazendo os planos para colocá-los em prática.
Por isso, aqui vão algumas dicas valiosas para empreendedores que estão com a intenção de aproveitar essas tendências de negócios em 2022, independente do ramo:
- Faça um planejamento que inclua aspectos como estudo de empresas da área, números do segmento, prazos de entrega, meios de receber o pagamento e análise da concorrência;
- Defina sua plataforma de vendas, entre as quais o e-commerce (site próprio) e o marketplace (plataformas como Amazon, Mercado Livre e Magalu) são as mais comuns;
- Esteja presente nas redes sociais, já que, normalmente, é por meio delas que chegam os primeiros clientes. Esse espaço serve para mostrar o produto e, principalmente, consolidar a sua imagem como referência na área;
- Atente-se a Lei Geral de Proteção de Dados Digitais, ao Marco Civil da Internet e ao Código de Defesa do Consumidor para evitar multas exorbitantes (que podem chegar a 50 milhões de reais).
Quer saber mais sobre como aproveitar essas tendências e empreender em 2022? A InCuca ajuda você a começar um negócio com apoio de especialistas no assunto. Entre em contato com o nosso time e saiba mais!