woocommerce

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Por que escolher o WooCommerce ao invés do Magento?

A plataforma do WordPress evoluiu como poucas no mercado. Seu espírito modular e open source foi o embrião de outras soluções. Para atender a demanda de uma plataforma voltada para o e-commerce, surge o WooCommerce. Gratuita e acessível a partir de um plugin do WordPress, o WooCommerce permite gerenciar uma loja online com funcionalidades básicas.

Há uma grande discussão entre a adoção do WooCommerce em relação a outras opções do mercado. Uma das que competem com a popularidade do WooCommerce é a Magento. Ambas são open source, têm acesso a extensões e podem ter seu design personalizado. No entanto, existem vantagens do WooCommerce que podem beneficiar seu projeto. Conheça-as a seguir!

WooCommerce x Magento: como comparar as plataformas?

Para aqueles que ainda estão se aventurando no mundo do e-commerce, é preciso saber como escolher a melhor plataforma. No caso de e-commerce, existem alguns fatores básicos para ficar atento:

  • Valor de investimento: o valor do investimento inicial e os custos em manter a solução.
  • Acessibilidade: WooCommerce ou Magento oferecem um uso intuitivo?
  • Métodos de pagamento disponíveis: bandeiras e serviços disponíveis para seu e-commerce.
  • Escalabilidade: a plataforma de e-commerce deve ser flexível e se adaptar ao crescimento de sua estrutura e de seu negócio.

Naturalmente, podem existir outros fatores, além desses, no caso específico de seu negócio. Entretanto, para comparar as plataformas e optar pela mais adequada, é importante dar preferência àquela que ofereça esses requisitos básicos.

Quais são as vantagens do WooCommerce?

Para você que já está acostumado ao ambiente e à interface do WordPress, o WooCommerce é bastante acessível. Seu download é gratuito e a solução conta com uma usabilidade bem intuitiva. Além disso, o WooCommerce está integrado com os plugins já disponibilizados na plataforma.

Apesar de ser um serviço gratuito, ainda é preciso registrar um domínio para o site. Certificações de segurança como SSL também devem ser contratadas à parte. Ainda assim, o custo para abrir uma loja virtual pelo Woocommerce é menor do que a versão paga do Magento. Assim, confira os requisitos da plataforma e garanta um serviço de hospedagem compatível.

A vantagem e flexibilidade do WooCommerce se estende à sua integração com extensões e temas. Com a mesma característica modular do WordPress, o WooCommerce tem acesso à toda a crescente biblioteca do WordPress. Isso totaliza mais de 55.000 temas e extensões. Isso torna-se mais um ponto a favor de seu baixo custo comparado ao Magento.

Com uma interface intuitiva, lojas virtuais das mais simples às mais complexas se beneficiam da usabilidade do WooCommerce. Tudo isso graças à sua modalidade.

Apesar do Magento ter uma plataforma sólida, sua instalação e usabilidade não são tão intuitivas. A maioria dos serviços de hospedagem não oferece instaladores para a plataforma. Além disso, seu setup avançado, focado em desenvolvimento, pode afastar possíveis compradores. Já o WooCommerce oferece uma instalação intuitiva passo a passo.

Em relação aos métodos de pagamento, tanto Magento quanto WooCommerce estão equiparados. Gateways de pagamento como, por exemplo, o Itaú Shopline, permitem que bandeiras como Mastercard, Visa e outras possam ser usadas. É possível também buscar soluções de PayPal, PagSeguro e boleto bancário. Basicamente, todas essas soluções são possíveis de serem implementadas por meio de plugins e extensões.

Onde o Magento perde em relação ao WooCommerce?

Em versões anteriores, o Magento era uma plataforma muito completa. Porém, a atualização de sua API exigiu que plugins e funcionalidades tivessem que ser refeitas. Apesar de contar com uma comunidade ativa, o número de opções ainda é menor comparada à base do WooCommerce integrada ao WordPress. Além disso, ferramentas de CRM, e-mail marketing e demais outras podem ser conectadas ao WooCommerce facilmente.

Outro ponto a ser destacado é a escalabilidade das duas plataformas. A versão gratuita (“community”) do Magento não oferece essa opção sozinha. Assim, é preciso considerar custos e desafios mais elevados para otimizar a estrutura. Por outro lado, o WooCommerce ainda oferece opções para otimizar tamanho e performance sem exigir altos custos.

O WooCommerce é a opção ideal para você que procura uma plataforma intuitiva e de baixo custo. Você tem experiência com Magento, WooCommerce ou outras plataformas de e-commerce? Quais foram seus desafios na gestão dessas soluções? Deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

ecommerce
customizado

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: Produtos infantis para festas de crianças com até 3 anos.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.