otimização de sites

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como crescer nos negócios digitais com otimização de sites na Internet?

Manter a empresa com fluxo de visitas e captura de leads em alta é um fator crucial para qualquer negócio digital com otimização de sites estruturado na Internet. O problema é que, mesmo depois de colocar em prática todas as técnicas de marketing digital, o fluxo recebido no site pode não atingir o nível satisfatório ou cair após um tempo. Isso acontece porque os usuários clamam por mudanças constantes, e é preciso proporcionar um site sempre atualizado para manter o interesse e atrair novos clientes.

Muitas vezes, alavancar os resultados do negócio depende inteiramente de uma remodelagem do site. Por isso, daremos nesse post as dicas necessárias para fazer a otimização de sites de uma forma que engaje os clientes. Acompanhe!

1. Agregue performance ao site

Modelos de sites responsivos possibilitam uma adequação automatizada para serem acessados por dispositivos móveis. Como a tendência é de que a maioria dos acessos realizados por esses dispositivos continuem aumentando, adotar um site responsivo agregará melhor desempenho na hora de exibir os conteúdos mais importantes. O número de visitas deve aumentar e a taxa de permanência do usuário navegando pelo site também.

2. Use as técnicas de SEO na otimização de páginas

Se você ainda não utilizou as práticas de SEO (Search Engine Optimization) é uma boa hora para começar. Muitos sites e blogs já usam as técnicas e se beneficiam dos resultados. Porém, caso as páginas já contam com essa estratégia, talvez seja a hora de rever certas configurações e ajustes para mantê-las atualizadas e gerar o fluxo de visitas desejado. Textos, imagens, código CSS, JavaScript e HTML5 precisam ter o SEO atualizado de tempos em tempos para trazer resultados satisfatórios.

3. Auditoria e atuação em Google Analytics

O Google Analytics é uma das ferramentas de métricas mais importantes para quem possui um site ou blog. Através dele, planejamentos e estratégias de marketing podem ser executados com precisão devido aos dados de performance apresentados. No entanto, é necessário aplicar uma auditoria para se atuar contra spams que, muitas vezes, resultam em dados escondidos atrapalhando o estudo das estatísticas do negócio.

4. Tratamento de memória cache para melhorar a velocidade de carregamento das páginas

Um site ou blog com páginas pesadas e que exijam mais do que cinco segundos para carregar e abrir corretamente possui um grande potencial de desistência do usuário antes mesmo de visualizá-las. Para resolver isso, algumas medidas precisam ser adotadas para tornar o carregamento mais rápido e suave. Compacte imagens, vídeos e textos para reduzir de tamanho sem comprometer a qualidade. Dê uma atenção especial também à memória de cachê do site. Ela é importante para mapear as ações dos usuários, mas não pode ficar sobrecarregado a ponto de impedir o carregamento das páginas.

5. Backups e segurança de servidor na otimização de sites

As medidas de segurança como backups contra danos ou perdas de dados e o desenvolvimento e atualização de barreiras contra acessos não autorizados são consideradas estratégias fundamentais para a otimização de sites. Afinal, não seria nada agradável perder todo o trabalho feito até aqui. Além disso, as medidas de segurança garantem que o negócio não fique fora do ar durante alguma interrupção causada por falhas no servidor, disponibilizando um clone para dar continuidade normal às funcionalidades.

Todas essas tarefas colocadas em prática conjuntamente elevarão o potencial de otimização do site ou do blog, mas para isso é preciso ter experiência e conhecimentos necessários. É mais prudente contar com o auxílio de um profissional especializado na área. Além de garantir maior eficiência nos processos, sobrará mais tempo para você dedicar no planejamento estratégico do negócio.

E você, o que acha que poderia fazer para otimizar o site da sua empresa? Conta para a gente nos comentários!