Página inicial | Segurança digital | Como o Big Data pode impactar os negócios da sua empresa

Como o Big Data pode impactar os negócios da sua empresa

Você já deve ter ao menos ouvido falar sobre Big Data. Mas se não tem a menor ideia do que se trata, bem-vindo ao clube!

Mesmo sendo muito difundido nos últimos anos, esse tema ainda é algo não muito conhecido, ou, ao menos, entendido. E se você precisa, ou quer, saber um pouco mais, então continue a leitura desse texto!

 

Segurança é prioridade!

Hoje, sabemos que investimentos em segurança são prioritários em uma empresa. Assim como no mundo físico, o virtual também está sujeito a invasões de hackers que querem roubar dinheiro e até mesmo algo mais valioso: os dados sensíveis da empresa, os seus pessoais e dos seus clientes. E se você está em busca de melhorar a segurança da sua empresa digital, a InCuca Tech, especialista e referência no Brasil na plataforma WordPress, é a sua parceira ideal!

 

O que é Big Data?

Imagina poder saber como será o comportamento do seu cliente, o que te ajudará a tomar decisões mais precisas para conquistar melhores resultados? Isso é o que o Big Data faz!

Ou seja, esse é um termo utilizado para o conjunto de técnicas que analisam grandes volumes de dados que são gerados todos os dias nas empresas.

Utilizar corretamente o Big Data faz com que você tome decisões mais assertivas, mas para isso a empresa precisa ser capaz de analisar esse mundo de dados, cruzando com as tendências de mercado – o que traz a previsibilidade do comportamento.

E o resultado? Maior competitividade e, claro, um impacto positivo nos consumidores da sua organização.

O mais interessante do Big Data é que ele se refere a qualquer tipo de informação – seja estruturada (tabelas, planilhas, listas etc.) ou não-estruturadas (imagens, textos etc.).

Assim, todas as empresas têm a possibilidade de fazer o uso desse conjunto de técnicas de análises de dados. Para isso, tudo dependerá das ferramentas utilizadas para coleta, armazenamento e, claro, processamento dessas informações.

 

A análise de dados não é algo novo, mas tornou-se algo mais usual, se podemos falar assim, quando, no início dos anos 2000, o analista de dados Doug Laney determinou que era preciso considerar os 3 V’s:

 

  • Volume: Como pode-se imaginar, é relacionado à imensa quantidade de dados que a empresa coleta.
  • Velocidade: Agilidade para transmitir e processar os dados.
  • Variedade: Esse se refere ao formato em que os dados são gerados.

 

Mas, como tudo evolui, o Big Data também teve mudanças. Então foram acrescentados mais dois V’s:

 

  • Veracidade: Para que a análise seja feita de forma correta, é imprescindível que os dados sejam autênticos.
  • Valor: Todos os dados precisam ser relevantes e necessários para o andamento do negócio.

 

Importância do Big Data

Antes de mais nada, o que é preciso entender é que não importa a quantidade de dados que a sua empresa tem, mas sim o que é realizado com esses dados, como eles são analisados e, claro, como essas informações são usadas.

Se todos esses processos forem realizados de maneira correta, os resultados podem gerar:

  • Economia de tempo;
  • Redução de custos;
  • Otimização de processos internos;
  • Acompanhamento da concorrência;
  • Elaboração de estratégias de marketing;
  • Melhora na tomada de decisões; e
  • Melhora do relacionamento com o cliente.

 

Como o Big Data melhora a segurança?

Ao combinar os dados com uma inteligência analítica, ou seja, com um profissional de dados, diversas tarefas podem ser melhoradas, como a segurança.

O Big Data consegue detectar ameaças, por exemplo, aos sistemas que estão na nuvem. Como? A coleta de dados também envolve as tentativas de invasões, ações suspeitas etc. Tudo isso em tempo real, o que traz mais capacidade de uma resposta ágil.

 

Como já dissemos acima, isso facilita, e muito, a tomada de qualquer tipo de decisão na empresa, o que inclui o setor de segurança da informação. E claro que algumas outras medidas podem ser tomadas:

 

  • Automatização de recursos;
  • Categorização e criptografia de informações; e
  • Critérios mais rigorosos para as informações que estão disponíveis na nuvem.

 

Hoje, se você busca por informações que possam, de fato, te ajudar a ter mais competitividade, agilidade, melhor desempenho, criar valor e, claro, qualidade no que entrega, é preciso investir em ferramentas que analisem, de forma correta, os dados coletados.

O Big Data é uma das maneiras atuais que nos ajuda na garantia de segurança do seu negócio. E como nem sempre somos especialistas em todos os assuntos, o ideal é contar com especialistas que podem te ajudar, como a InCuca Tech, empresa referência no Brasil quando se trata de sites em plataformas WordPress!

Se ainda não sabe, a InCuca Tech tem profissionais especializados que farão do seu site um ambiente seguro, atualizado, além, é claro, de trazer mais resultados com valor agregado para a sua empresa! Então se está em busca de segurança, agende agora mesmo um bate-papo com um dos nossos especialistas.

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
3 de agosto de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram