Página inicial | Segurança digital | É tempo do seu site migrar para o WordPress

É tempo do seu site migrar para o WordPress

Conheça o passo a passo para migrar o seu site para a maior plataforma de gestão de conteúdo!

 

O WordPress é o CMS (Content Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo mais popular do mundo. Ou seja, quando falamos em criar e gerenciar um site, o WordPress representa 43% das páginas online, inclusive de grandes marcas e sites de vendas.

Mas se você tem um site que não está nesta plataforma e quer ter acesso a usabilidade, praticidade e possibilidades de customização que ela oferece, confira esse artigo com todas as dicas para migração.

 

Por que migrar para WordPress?

O WordPress é a plataforma mais popular no Brasil e no mundo para criação de sites, blogs e e-commerces porque oferece tudo o que você precisa, de hospedagem a domínio, personalização e páginas responsivas.

A gestão pode ser feita por meio de um computador, notebook ou até mesmo na palma da mão através de smartphones e tablets com sistemas Android ou iOS, sem precisar ter grandes conhecimentos em códigos de programação.

A plataforma é intuitiva e tem capacidade para suportar o crescimento do seu negócio. 

 

Vantagens de migrar para WordPress

As principais vantagens de ter a sua empresa na plataforma WordPress são:

 

  • Software de código aberto, inclusive com versão gratuita;
  • Fácil instalação, com opção automática;
  • Versatilidade online, com possibilidade de criação de lojas virtuais, sites corporativos, blogs, portfólios e muito mais;
  • Amigável para SEO (Search Engine Optimization), ou seja, há plugins que auxiliam no ranqueamento dos sites de buscas;
  • A segurança é prioridade na plataforma. Constantemente são disponibilizadas atualizações e plugins para garantir a melhor performance e correção de bugs; e
  • É compatível com diferentes mídias, o que permite a integração do seu site com os mais diversos arquivos de mídia, tornando o seu site ainda mais versátil.

 

Como pode perceber, as vantagens são muitas, porém se você criou o seu site em outra plataforma saiba que nada está perdido. Você ainda pode aproveitar todos os benefícios do universo WordPress a qualquer momento, já que é possível transferir seu site para ele.

 

Quando migrar para WordPress?

Bom, você deve estar se perguntando se chegou a hora de migrar o seu site para o WordPress, certo? A resposta é SIM se você: está buscando oferecer um site mais confiável e moderno para seus usuários; quer mudar o domínio ou servidor; deseja redesenhar vários sites em um, pretende garantir a popularidade do trabalho de SEO desenvolvido no site antigo, entre outros.

 

Requisitos para realizar migração para o WordPress

Você identificou a necessidade de ter um novo site. Decidiu que a plataforma WordPress atenderá muito bem a todas as necessidades do seu negócio. Mas não pense que apenas isso faz com que seja o momento ideal para migrar seu site. 

Saiba que a migração de um site é algo muito importante e deve ser conduzido de maneira estruturada e profissional. O time da InCuca Tech, empresa especialista em WordPress, indica que existem três momentos obrigatórios:

  1. Planejamento da migração;
  2. Mapeamento das tarefas que antecedem a migração;
  3. Migração em si.

 

Na fase de planejamento devemos avaliar toda a criação de uma nova estrutura para o seu site.

Se for necessário mesmo, use uma metodologia que preveja a instalação do WordPress no mesmo domínio para evitar que a indexação seja prejudicada.

Também escolha o melhor local para instalação do diretório, como uma pasta diferente ou subdomínio. Uma vez que você opte pelo uso de domínios e/ou subdomínios, a melhor recomendação é não instalar o WordPress em uma pasta, mas sim no diretório base ou raiz. 

Arquitetar o menu de navegação é uma etapa estratégica e fundamental para garantir a aplicação das melhores práticas de SEO, além de uma boa navegabilidade e experiência do usuário. Quanto mais simples e intuitiva for essa estrutura, melhor.

Quer entender melhor o que fazer? Confira a seguir o passo a passo de tudo que é preciso fazer para migrar um site WordPress com sucesso.

 

1º passo

O primeiro passo para a migração é garantir o backup dos arquivos. Para isso, acesse o painel de controle do WordPress e faça o backup do seu site. 

 

2º passo

A sequência para você que quis migrar envolve a preparação do site, ou seja, é preciso recuperar todos os arquivos, rastreando o seu sitemap (todas as URLs, tags de títulos e desempenho das páginas).

Uma dica importante é lembrar de fazer uma varredura no site antigo, corrigindo os erros 404

 

3º passo

Fique atento! Esse é bastante delicado: a recuperação de conteúdo.

Sabemos que o trabalho de SEO é contínuo e exige muito tempo, estudo e dedicação. Por isso, ao realizar uma migração de site é obrigatório prever o redirecionamento das páginas, assim o Google reconhecerá a autoridade das páginas antigas nas novas.

Não dá para simplesmente jogar fora toda a execução do site antigo, já que este trabalho de longo prazo pode afetar drasticamente os resultados de busca do seu site e, consequentemente, os resultados do seu negócio.

Assim, recupere conteúdo HTML, imagens, vídeos e PDFs. Não deixe nada para trás e aproveite toda a criação de conteúdo realizada até aqui.

 

4º passo

A escolha do tema é um momento que pode ser muito interessante pela diversidade de templates disponíveis no WordPress.

Há formatos para blogs, portais de notícias, e-commerce, site institucional, portfólio pessoal etc. e também há a facilidade para personalizar o visual e as funcionalidades necessárias para a sua página.

A escolha do tema é o que dá a cara para o seu negócio online, é como os seus clientes perceberão a sua marca, por isso é importante adequar a aparência ao posicionamento do seu negócio e como você quer ser percebido no mercado.

 

No WordPress há opções de temas gratuitos ou premium.

Se optar pela versão paga terá como vantagem mais funcionalidades, possibilidades de personalização e acesso a equipe de suporte. E não podemos deixar de comentar também sobre a simplicidade em mudar o visual quando o seu site já está no ar.

Isso mesmo!

Você pode optar por renovar o tema do seu site a qualquer momento sem prejudicar os conteúdos já publicados. 

 

5º passo

O próximo passo é a correspondência de páginas, uma verdadeira brincadeira de quebra-cabeça.

A partir da estrutura de árvore do site antigo, você deverá fazer a correlação de páginas no novo site.

Faça uso da técnica de mapeamento e dupla verificação para garantir que nenhuma página seja esquecida no novo ambiente online.

 

6º passo

A seguir, crie um banco de dados e faça a importação das informações baixadas previamente.

Siga com a migração abrindo o arquivo wp-config.php e atualizando o nome do banco de dados, nome de usuário, senha e l’host.

Após essa etapa ser cumprida, o seu site estabelecerá a conexão com o novo banco de dados.

Por fim, você pode fazer o upload dos arquivos para o novo FTP.

.  .  .  .  .

Com este artigo esperamos que você tenha compreendido a importância e as vantagens de migrar seu site para a plataforma WordPress e a necessidade de aplicar uma metodologia para que essa movimentação seja bem-sucedida. 

Segurança digital é fundamental para o seu negócio! Por isso conte com todo o conhecimento e excelência da InCuca Tech para migrar o seu site para a plataforma WordPress. Nossos especialistas estão prontos para atender às suas necessidades, diminuindo os riscos e oferecendo mais segurança para o seu ambiente digital.

receba apresentação comercial

7 passos

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
26 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram