Página inicial | Performance digital | Como técnicas de SEO podem te ajudar a melhorar a posição do Google

Como técnicas de SEO podem te ajudar a melhorar a posição do Google

Estar entre um dos primeiros resultados quando uma pessoa fizer uma pesquisa sobre a sua expertise é o sonho de todas as empresas. Isso se torna menos complicado quando falamos de anúncios pagos. Mas e na busca orgânica? Bem, não podemos dizer que é uma tarefa difícil, mas sim trabalhosa. E é com o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de estratégias de otimização para conteúdos postados em blogs e sites que auxilia no ranqueamento das buscas orgânicas.

E aí? Quer saber um pouco mais sobre como, de fato, o SEO pode ajudar a sua empresa a melhorar o posicionamento nas buscas? Continue lendo esse conteúdo.

 

O crescimento do conteúdo online impulsionado pelas técnicas de SEO

Fazer buscas na internet já faz parte da nossa rotina há anos. E não estranhe se você ouvir uma criança ainda não alfabetizada te pedir para procurar no Google por algo que você não saiba como explicar.

Segundo a Internet Live Stats, empresa que reúne dados estatísticos sobre o mercado digital, em 2019 apenas o Google realizou mais de 3,5 bilhões, algo em torno de 40 mil pesquisas por segundo.

O Brasil, de acordo com o levantamento da empresa Cuponation, é o segundo colocado quando falamos de geração de tráfego para o Google no ano de 2020.

Mesmo sendo o quarto em número de usuários da internet (algo em torno de 140 milhões), mais de 92% desse montante utiliza o Google como ferramenta principal na hora de buscar algo online. Ou seja, são mais de 125 milhões de usuários que têm o potencial para fazer uma busca sobre o seu serviço ou produto.

E para que você alcance o topo das paradas desse gigante de buscas, você precisa investir em SEO.

 

SEO: o que é?

Já explicamos que SEO é um motor de otimização de buscas, em tradução simples. Mas você sabe como ele atua? Então vamos te ajudar.

Toda vez em que você coloca algo na barra de pesquisa, os algoritmos do Google entram em ação. Eles vão buscar, em uma velocidade surreal, as melhores respostas para aquilo que você está buscando.

E é por isso que é tão importante ter um trabalho muito bem-feito de SEO no seu site, já que quase 30% dos cliques dos usuários são realizados nos 3 primeiros links orgânicos, enquanto menos de 1% escolhe algum que está na segunda página.

Imagine ficar na terceira em diante? É o mesmo que dizer que será praticamente impossível um novo cliente te encontrar através de uma busca online.

Existem algumas técnicas usadas para fazer essa otimização no seu site, que são normalmente separadas entre tecnologia, conteúdo e autoridade. É preciso oferecer desde o melhor conteúdo, com palavras chaves que responderão as principais dúvidas buscadas no Google, até a melhor experiência para o usuário.

 

Para que melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca?

Você já deve ter ouvido algo semelhante a “se não aparecer no Google é como se a sua empresa não existisse” ou “você foi ‘googleado’”.

Esse é o fenômeno que essa marca fez ao revolucionar o modo de como pesquisamos toda e qualquer informação que imaginar. Ou seja, o ideal é que a sua empresa online se destaque no momento da pesquisa.

Utilizar técnicas de SEO, além de aumentar o tráfego orgânico da sua página online e subir no ranqueamento, também te ajuda a ter maior conversão de resultados e gerar autoridade para a marca.

E por se tratar de uma estratégia que não trabalha com investimento em mídia, gera um aumento do ROI (Retorno sobre o Investimento) e uma redução do CAC (Custo de Aquisição de Clientes).

Como já dissemos, não é uma tarefa fácil alcançar o topo das paradas do Google, mas com certeza é muito vantajosa, já que envolve apenas a busca orgânica.

Se você ainda não trabalha com SEO na sua página, faça uma avaliação para ver se vale a pena. De acordo com a pesquisa SEO Trends 2018, praticamente 70% das empresas que possuem qualquer tipo de atividade online – ou seja, todas – pretendiam investir nessa estratégia durante aquele ano.

 

Boas práticas para aplicar as técnicas de SEO

Não adianta pensar que assim que iniciar a aplicação das estratégias de SEO na sua empresa o retorno será imediato. Na verdade, os resultados tendem a demorar um pouco, mas com certeza são duradouros e sustentáveis, se fizer corretamente sua aplicação.

O primeiro passo para colocar em prática as técnicas de SEO é fazer um planejamento. Sem a definição dos objetivos e quais os resultados você pretende alcançar, é praticamente impossível saber se realmente está trazendo algum tipo de retorno para sua empresa. 

 

Listamos algumas técnicas que poderão te dar uma ideia de como começar a sua estratégia de SEO. Confira a lista abaixo:

 

Palavras-chave

A mais conhecida de todas as técnicas, o uso de palavras-chave em seu conteúdo é essencial para melhorar a sua classificação na busca orgânica dos portais de busca, como o Google.

Com elas, será muito mais fácil para o profissional que for aplicar essas melhorias.

Mas como saber quais as palavras ideias? Simples! Hoje existem diversas ferramentas no mercado que te ajudam nessa descoberta, como o Google Ads e Search Console, SemRush, Keywords Everywhere, entre outros.

 

Conteúdos completos e relevantes

Todo material que você disponibilizar na sua página precisa ter informações interessantes para o usuário. Não adianta apenas utilizar o tema que está na moda. É preciso agregar conhecimento e novidade.

E isso é válido não apenas para textos de blog, mas para tudo que você disponibilizar, até mesmo a descrição de um produto.

É importante lembrar também que não existe uma regra de como o conteúdo será melhor ranqueado, mas sim alguns fatores ajudam a ter uma ideia, como o tempo de permanência em determinada página, tempo de carregamento, uso de palavras-chave, oferecer opções de materiais ricos (e-books, whitepapers, infográficos), etc.

 

URL simples

Todo detalhe faz a diferença. E o nome da URL da sua página também. Não deixe com caracteres especiais, números, letras soltas. Ela precisa dizer exatamente o que o seu usuário verá. Ou seja, a sua URL precisa ser amigável.

 

Nomear as imagens

Essa estratégia, na grande maioria das vezes, é esquecida por muitas empresas que já aplicam o SEO em suas páginas. Isso é um grande erro, já que essa é uma forma de ampliar as chances de o Google ranquear melhor o seu conteúdo.

 

Cuidado com links quebrados

Para obter mais engajamento e até mais oportunidades de um bom ranqueamento no Google, tenha links no seu conteúdo levando para outra página do seu site ou até de algum parceiro, empresa de pesquisa, entre outras.

Mas é preciso fazer isso corretamente: links errados (ou quebrados, como são normalmente conhecidos) é mais prejudicial do que não ter. Por isso, fique atento!

.  .  .  .  .

Essas são apenas algumas dicas de como promover e usar as estratégias de SEO no site da sua empresa. Existem muitas outras técnicas tão importantes quanto essas.

Outra dica é analisar a performance do seu site para verificar em que local o SEO poderá ser o seu diferencial. Baixe agora o nosso guia completo gratuito sobre esse tema.

banner ebook guia completo como analisar a performance do seu site

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
10 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram