Página inicial | Segurança digital | Quem carrega primeiro: Você ou seu concorrente? Quem é o mais rápido ao medir a velocidade do site?

Quem carrega primeiro: Você ou seu concorrente? Quem é o mais rápido ao medir a velocidade do site?

O mundo se tornou digital há muitos anos. E claro, ganhou aquele empurrãozinho durante a pandemia da Covid-19. Por isso, não dá mais para perder tempo e não ter um posicionamento online – seja um site institucional, de vendas, entre outros.

No entanto, se você está aqui, lendo este conteúdo, é porque deve estar com algum problema no tempo de carregamento do seu site. Estamos certos?

Ter um site funcional vai muito além dele estar no ar. É preciso ficar atento às mudanças e atualizações necessárias.

Você já deve ter ouvido que um portal é como um ser vivo - precisa ser nutrido com novidades e informações para ter engajamento e bom tráfego para o seu negócio dar certo.

Além disso, para o seu site estar entre os primeiros da busca orgânica do Google, por exemplo, ele precisa ter a velocidade ideal.

 

A corrida espacial é digital

Segundo a pesquisa Google/SOASTA Research 2017, 3 segundos é o tempo perfeito para sua página carregar. Isto ajuda que seu bounce rate (Taxa de Rejeição da Página pelo Usuário) fique cerca de 30%.

Ao ultrapassar esse tempo – e aqui estamos dizendo em um carregamento de, no máximo, 10 segundos – essa taxa sobe para mais de 120%.

Ter uma página de carregamento lento afeta diversos aspectos do seu negócio online, como:

 

  • SERP (página onde os resultados da pesquisa são apresentados): Os buscadores têm um tempo mínimo para apresentar os resultados. Isto é, se na hora de medir a velocidade seu site não estiver dentro deste limite, você ficará no final da lista.
  • SEO (Search Engine Optimization): Em uma tradução simples, SEO quer dizer Otimização de Mecanismos de Pesquisa. Ou seja, não adianta fazer um trabalho maravilhoso se sua página não abre no tempo desejado pelo seu usuário.
  • Tráfego: Se não tem visitante, não tem venda, certo? A busca por aumentar o tráfego é frequente e, às vezes, a lentidão do site pode atrapalhar esse objetivo.

 

Pense como o seu usuário

Com esses números, você consegue compreender o quão importante é medir a velocidade do seu site e verificar se ele se enquadra nas boas práticas de mercado?

Se o seu usuário desiste de entrar no seu portal antes mesmo dele terminar de carregar, qual a chance dele querer ter uma experiência de compra?

Hoje, com o número de ofertas no digital, o futuro do seu negócio pode se tornar perigoso.

 

Medir a velocidade do seu site

A velocidade de carregamento de um site pode ser interferida por diversos motivos, desde o uso de muitos arquivos e imagens pesados, até códigos mal planejados. Em outras palavras, é preciso estar atento e, para isso, medir o carregamento e a performance de todas as páginas do site fará com que você consiga entender onde estão os problemas e, assim, realizar os ajustes necessários. 

 

Existem ferramentas que posso usar para medir a velocidade do meu site?

É claro que para tudo tem uma solução!

Existem diversas ferramentas que podem te ajudar a verificar como está a velocidade do seu site. Algumas delas até trazem informações importantes para você descobrir quais melhorias são necessárias, por exemplo.

Acima de tudo, é essencial ter dados precisos para que você consiga agir na resolução do problema.

E esse trabalho de melhorias contínuas pode ser complexo, não se engane. Por isso, sempre recomendamos contar com a parceria de uma empresa especializada na plataforma do seu site. Se o seu for WordPress, a InCuca tem todos os serviços que te ajudarão a conquistar o ranqueamento ideal para a sua marca.

 

Aqui vamos destacar algumas das ferramentas gratuitas mais utilizadas para medir a velocidade do seu site:

 

Como aumentar a velocidade do site?

É unânime: para o seu site oferecer uma boa experiência para o usuário é necessário que seja realizada frequentemente uma manutenção preventiva para, assim, conseguir detectar as falhas rapidamente sem que elas prejudiquem.

E um problema acaba gerando outro:

 

baixa velocidade = final da lista dos buscadores = menos tráfego = menos negócios

 

Em conclusão, otimizar imagens, utilizar ferramentas e aplicativos ideais para a sua plataforma, evitar redirecionamento para outras páginas, entre outras boas práticas, te ajudarão a aumentar a velocidade do seu site.

.   .   .   .   .

Se a internet fosse uma eterna competição de corrida, em qual lugar sua empresa estaria colocada?

É importante se atentar às melhorias que seu site precisa, porque ganha maior visibilidade aquele que tem o carregamento de páginas otimizado.

Aproveite as ferramentas que trouxemos e, para ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso, preparamos um infográfico com os 7 passos para evoluir o seu negócio online. Baixe agora!

infografico 7 passos para evoluir o seu negocio online

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
7 de março de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram