Atualização do WordPress: 5 motivos para manter em dia

O WordPress é o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) utilizado por 39,5% de todos os sites na rede. No entanto, por ser a plataforma mais popular, é preciso que administradores redobrem a segurança de seu backend. Em 2018, 90% dos sites hackeados utilizavam esse sistema. Portanto, ter a atualização do WordPress em dia é vital para minimizar esse risco.

Além disso, realizar a atualização de sua plataforma WordPress faz com que seu site tenha maior segurança e melhor desempenho, permitindo uma melhor experiência ao seu usuário que pode refletir em suas taxas de conversão de leads e vendas.

Estas são apenas algumas das razões para fazer a atualização do WordPress. Que tal conhecer outras? Continue a leitura para saber mais sobre a importância de manter a sua plataforma sempre atualizada. Acompanhe a seguir.

Por que manter a atualização do WordPress em dia?

Os hackers mal-intencionados criam scripts que pesquisam vulnerabilidades na internet em plugins e temas do WordPress. Assim que as vulnerabilidades são identificadas, os cibercriminosos podem escanear os sites em WordPress para verificar se o plugin ou tema está sendo usado.

Assim, ter esses elementos desatualizados pode elevar a vulnerabilidade de seu canal e facilitar um ataque hacker. Isso por si só já é um grande motivo para manter a atualização do WordPress sempre em dia. A seguir, compreenda melhor essa e outras motivações para priorizar a atualização de sua plataforma.

1. Com a atualização do WordPress, você protege as informações do seu cliente

A natureza open source do WordPress permite que qualquer desenvolvedor tenha acesso a seu código-fonte. Isso significa que todos podem sugerir otimizações e contribuir para a melhoria da plataforma. Nisso, são lançadas atualizações de segurança, que ajudam a impedir que haja ataques que explorem as vulnerabilidades da plataforma.

Com isso, manter a atualização do WordPress garante a segurança não somente de seus dados, como os de seus clientes. Isso é importante para que se mantenham boas práticas de manutenção de seu site, bem como garante uma melhor experiência a seus usuários.

2. Ofereça melhor desempenho no carregamento das páginas de seu site

Quem tem um site e já pesquisou sobre seu posicionamento em motores de busca sabe que a experiência do usuário é um fator que tem bastante peso. Com a atualização do WordPress, seu site mantém-se no caminho para uma otimização da velocidade e tempo de carregamento, o que, naturalmente, reflete em uma melhor experiência ao seu cliente.

É importante lembrar de que a performance de seu site está ligada aos recursos que a plataforma utiliza para a otimização dos dados. Ao investir em uma programação de atualização do WordPress, é possível facilitar ou até mesmo corrigir problemas que possam limitar a performance de seu canal.

Dessa maneira, com uma atualização constante da plataforma, sua empresa proporciona uma experiência melhor a seu cliente. Assim, seu site ganha maior autoridade e destaque em relação aos concorrentes.

3. Repare falhas com a atualização do WordPress

Em um processo em que tecnologias são trabalhadas como serviço, é comum que existam problemas em lançamentos de algumas versões.

Por isso, a atualização do WordPress precisa ser acompanhada de perto, permitindo que seu site esteja a par dos pequenos patches de correção que reparam possíveis falhas.

4. Tenha maior compatibilidade de plugins com a atualização do WordPress

Como já abordamos em nosso artigo sobre plugins de segurança para o WordPress, existem soluções para a plataforma que podem ajudar na proteção contra ataques. 

Uma atualização do WordPress feita com constância e inteligência permite manter esses e demais plugins de seu site compatíveis. Dessa forma, seu backdoor não sofre por vulnerabilidades de recursos desatualizados.

5. A atualização do WordPress permite acesso a novas funcionalidades

A comunidade WordPress está continuamente criando melhorias e correções para seus plugins. Negligenciar a atualização do WordPress significa limitar o acesso a essas novas funcionalidades.

No médio e longo prazo, operar seu site com uma versão desatualizada da plataforma pode comprometer a experiência do usuário em relação a novidades que proporcionem uma navegação mais eficiente e assertiva.

Qual é a melhor forma de manter a atualização do WordPress em dia?

A atualização do WordPress básica pode ser realizada de forma automática, a partir do painel de administração, ou com o suporte de plugins. No entanto, é importante que se tenha um planejamento correto e um cronograma eficiente.

Afinal, sem um suporte e manutenção adequados, é possível que se tenham conflitos. Por isso, uma boa prática antes de realizar a atualização é atualizar o backup de arquivos e bancos de dados. Ainda, integrar essa rotina a outras práticas de segurança que ajudem a trazer mais proteção para o seu canal. 

No entanto, na rotina das empresas, por vezes, os administradores de sites WordPress têm receio de atualizar a plataforma. Teme-se, por exemplo, que surjam consequências indesejadas a partir dessa atualização, como um plugin que para de funcionar ou mudanças de layout em um tema. 

Por motivos como esse, a indicação é não correr riscos nem sobrecarregar sua equipe. O recomendado é contar com o apoio de um parceiro especializado.

Este é o caso da InCuca. Somos especialistas em segurança digital e a primeira empresa do Brasil 100% focada em segurança para WordPress.

Assim, temos ampla expertise para aprimorar a segurança digital do seu negócio e proteger a integridade do seu site e as informações dos seus usuários. Proporcionamos proteção 24 horas, incluindo as rotinas de atualização do WordPress, temas e plugins.

Para conhecer mais sobre o serviço de segurança digital da InCuca, converse com um de nossos especialistas.

Banner com CTA para saber mais sobre o serviço de segurança da informação e adequação à LGPD

Samuel Adiers Stefanello
18 de novembro de 2021

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram