Página inicial | Segurança digital | Conheça os benefícios da Gamificação para a Segurança Digital de sua empresa

Conheça os benefícios da Gamificação para a Segurança Digital de sua empresa

Nos últimos tempos muito se tem falado sobre o mundo digital. Novidades como Metaverso e Gamificação têm sido buscados com maior frequência e precisamos estar atentos às mudanças que vêm ocorrendo e como aproveitá-las para impulsionar negócios.

Acompanhe o artigo que preparamos sobre Gamificação!

 

Você já ouviu falar de Gamificação?

Gamificação, ou do inglês Gamification, é uma estratégia que está sendo muito utilizada pelas empresas atualmente como uma forma de aplicar atividades lúdicas, com o objetivo de alcançar metas, aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Ela explora a busca por recompensa e por diversão, fazendo com que as pessoas tenham mais vontade de participar das atividades. 

 

Quais elementos são cruciais na Gamificação?

Para começar a aplicar os elementos da gamificação em sua empresa é necessário mapear um objetivo e ter disposição para testar novas formas de alcançá-lo. Entendendo a forma mais adequada de utilizar esta estratégia, você vai se surpreender com os bons resultados que sua companhia irá gerar. 

Destacamos que a ludificação é uma forma de motivar o usuário a atingir objetivos reais, ajudando no processo de ensino, aprendizagem e memorização de conteúdos mais complexos, de forma descontraída e totalmente voluntária.

A Gamificação se diferencia dos jogos, pois, neste caso, a metodologia não se limita em ser apenas divertida e trazer situações fora da realidade do jogador, mas sim atingir uma meta de vida pessoal ou profissional.

 

Conheça as vantagens da Gamificação

Para que você entenda com mais precisão e detalhes os principais benefícios de adotar o método da Gamificação para sua empresa e para seus colaboradores, elaboramos uma pequena lista que segue abaixo:

- Traz ao colaborador a sensação de vitória ao superar um desafio que lhe parecia impossível por meio de estratégias lógicas e mecânicas bem elaboradas;

- Faz parte de comunidades, compartilhando gostos em comuns, interagindo entre si, agregando valor ao jogo, dando engajamento, criando conteúdos informativos e artísticos;

- Aumenta a produtividade e ainda gera prazer, fazendo com que o jogador se sinta bem em resolver os problemas de diferentes formas ao que já está acostumado na vida real;

- Dá ao funcionário diversos feedbacks constantemente por meio de sua pontuação. Por meio desta análise numérica é possível mensurar o desempenho e atingir metas organizacionais com mais facilidade;

- Gera a competição saudável entre os jogadores, colaboração e diversos tipos de interações, melhorando o ambiente de trabalho;

- Estimula a criatividade, favorece o engajamento dos funcionários e da própria marca, amplia a divulgação e fideliza seus consumidores.

 

A importância da Gamificação para a Segurança Digital

Uma das maiores preocupações das empresas no mundo inteiro atualmente é a proteção de seus dados no ambiente virtual. 

Organizações vêm reforçando suas tecnologias e implementando estratégias para se defender de ataques e crimes nessa esfera. 

Desta forma, uma grande aliada na Segurança da Informação é a Gamificação.

Os treinamentos corporativos podem educar os funcionários de forma que eles aprendam a identificar tentativas de golpes e vírus, além de outras situações de risco, ajudando a preservar os equipamentos e dados da organização. Nesse sentido, as chances de ataques cibernéticos e problemas na área se reduzem e você pode trabalhar mais tranquilo.

No entanto, os tipos de crimes cibernéticos foram aumentando cada vez mais à medida que o número de usuários foi crescendo.

Vírus, golpes, informações falsas em políticas de privacidade, ataques, entre outros têm sido uma preocupação cada vez maior. E não são apenas pessoas que sofrem com estes problemas, mas sim corporações inteiras.

Este é o maior gargalo que preocupa profissionais de Segurança Digital em todas as partes do mundo, pois essa pequena falha pode gerar grandes problemas, como o roubo de dados, inclusive sigilosos, e golpes em contas bancárias e cartões de crédito. Assim, não somente são causados prejuízos financeiros, como estratégicos para a empresa.   

A adoção de ferramentas de segurança, como antivírus e outras possibilidades é fundamental, mas existem diversos problemas nessa situação que precisam ser resolvidos. E a Gamificação na educação corporativa pode contribuir justamente em algumas dessas brechas. 

Mas, como isso ocorre? Essa é uma boa pergunta a ser feita!

A estratégia de Gamificação pode ser aplicada utilizando elementos comuns aos jogos, estimulando as pessoas a realizarem determinadas ações ou mudarem comportamentos, gerando assim impactos positivos concretos em suas vidas.

Uma nova abordagem, trazendo os recursos de Gamificação pode trazer maior engajamento e uma forma divertida para se tocar no assunto da Segurança da Informação, alcançando mais pessoas e aproximando-as da missão de tornar o ambiente organizacional mais seguro.

 

Como utilizar a Gamificação na sua empresa

Normalmente, este método é aplicado por meio de plataformas gamificadas com elementos como pontuações, missões, itens, moedas, conquistas, tudo que possa estimular o desempenho do colaborador, mapeando e analisando suas habilidades individuais de forma online ou offline. 

 

.  .  .  .  .

Garantir as melhores práticas empregadas na segurança do seu site é um dos investimentos mais importantes para o seu negócio, por isso você não pode perder tempo! Que tal entrar em contato com a nossa equipe e descobrir como impulsionar o seu negócio otimizando a Segurança Digital da sua empresa?

segurança digital

7 passos

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
23 de junho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram