Página inicial | Performance digital | Indicadores de performance do site: quais são e como otimizar

Indicadores de performance do site: quais são e como otimizar

Para aumentar o desempenho de um site, é imprescindível criar estratégias focadas nos seus objetivos. Mas não para por aí, para atingir o sucesso que deseja, é preciso ir muito além e acompanhar os resultados dessas ações, por meio dos indicadores de performance.

Isso permite obter visão global de suas estratégias: detectar erros, identificar oportunidades e implementar melhorias. Não acompanhar os indicadores de performance é um dos piores erros que você pode cometer.

Neste post, você vai descobrir o que são indicadores de performance e como otimizá-los para atingir seus objetivos. 

Boa leitura!

O que são os indicadores de performance?

Muitas empresas têm a falsa ideia que para um site atingir resultados satisfatórios basta uma boa aparência visual e muitos conteúdos.

Infelizmente, no marketing, não é bem assim que as coisas funcionam. A base do sucesso de um site são as estratégias que você implementa, que devem ser direcionadas aos seus objetivos: tráfego, conversões, geração de leads etc.

Mas existe um outro fator tão importante quanto essas ações: acompanhar o desempenho das campanhas. Só assim você saberá quais os próximos passos a seguir e, realmente, melhorar o desempenho do site.

É por meio dos indicadores de performance que você avalia os resultados da sua página web

Também chamados de KPIs ou indicadores de desempenho, trata-se de métricas que avaliam o sucesso das ações. Ou seja, se a marca está no caminho certo, servindo como bússola para a tomada de decisões.

Agora, vem descobrir conosco as vantagens de acompanhar os indicadores de performance.

3 vantagens em acompanhar e otimizar indicadores de performance

O marketing tem muitas peculiaridades e, em um mercado altamente competitivo, é preciso ir além das estratégias convencionais e mergulhar a fundo no mundo do digital, usando diversas táticas para a marca crescer.

E nada é por acaso, para definir quais métricas devem ser avaliadas, é preciso levar em conta as metas e os objetivos da empresa. Só assim, os indicadores de performance realmente farão sentido. 

Mas, afinal, por que você deve utilizar os KPIs nas suas estratégias? É o que você confere agora. 

Segurança para tomar decisões

Como falamos anteriormente, os indicadores de desempenho funcionam como um mapa que guia suas ações para o caminho certo. Ao analisar a performance do seu site, você descobre o que melhor funciona para seu público, influenciando positivamente na tomada de decisões.  

Eficiência para os processos

Um dos principais objetivos dos indicadores de performance é descobrir gargalos que afetam os resultados das estratégias. Com isso, é possível trazer melhorias que tornam os processos mais eficientes.

Gestão com transparência

Os KPIs nada mais são do que dados quantificáveis e confiáveis. Com base nisso, a gestão torna-se mais transparente ao apresentar números e gráficos do que está sendo feito e resultados conquistados.

Chega de deixar suas ações de marketing à mercê da sorte. Seja mais assertivo nas suas estratégias aplicando nelas o teste A/B. Aprenda, agora mesmo, a aumentar a performance do seu site com essa técnica incrível. Leia o artigo completo. 

7 indicadores para ficar de olho

Afinal, quais indicadores devem ser avaliados?

Para responder essa pergunta, devemos estar atentos aos objetivos que queremos atingir. Ainda assim, existem métricas que são importantes para qualquer estratégia e são sobre elas que vamos falar agora. 

Continue acompanhando!

Taxa de rejeição

Uma das métricas mais importantes para serem avaliadas é a taxa de conversão. Por meio dela, você saberá o percentual de usuários que saem do seu site depois de visualizar apenas uma página. 

Esse indicador também servirá como parâmetro para analisar seus conteúdos, uma vez que baixas taxas de rejeição é sinal que as pessoas navegaram por outras páginas, fator muito valorizado pelo Google

Origem do tráfego

Esse indicador ajuda a entender como os usuários chegam até seu site: Facebook, Instagram, tráfego orgânico ou pago, dentre outros. 

Com base nessa métrica, é possível trazer melhorias para os canais com baixo tráfego, além de entender como seu público atua em diferentes plataformas. 

Por meio do menu Aquisição do Google Analytics, você tem acesso a distribuição do tráfego do seu site. 

Palavras-chave 

Você sabe quais as palavras e frases pesquisadas pelos usuários que encontram seu site? 

Trata-se do nosso próximo indicador: o Relatório de Palavras-chave, que você também pode encontrar no Google Analytics.

Por meio dele, é possível saber quais os termos pesquisados, que de fato, as pessoas clicam para acessar sua página, além do ranking do Google para cada uma delas.

Com isso, você pode trabalhar mais conteúdos sobre o tema, levando maior volume de tráfego para o site. 

Quantidade de leads gerados

Talvez um dos indicadores de performance mais importante, pois ele está relacionado aos lucros que o site pode gerar à empresa. 

Porque não é nenhuma novidade: quanto mais leads, mais clientes. 

Essa métrica avalia quais os artigos têm trazido melhor retorno em relação a geração de leads. Assim, você conseguirá entender o que melhor performa para seu público, seja imagens, textos, temas e outros elementos. 

Número de visitas

Será que seu site apresenta um bom número de visitantes? Fique de olho nesse indicador! 

Umas das métricas mais simples, porém muito eficiente, pois permite entender o número de usuários que acessam, diariamente, seu site. 

Percentual de tráfego orgânico

O percentual de tráfego orgânico se refere a quantidade de pessoas que chegaram ao site de forma espontânea. Ou seja, sem o auxílio de anúncios patrocinados.

É possível encontrar esse indicador no Google Analytics.

Tempo médio no site 

Refere-se a média de tempo que um usuário passa no seu site. Esse indicador é um termômetro para medir a aceitação dos visitantes e se ele está, realmente, propiciando uma boa experiência aos usuários. 

As melhores ferramentas para acompanhar os indicadores de performance

Ok, você já sabe quais as métricas que não podem ficar de fora das suas análises. Mas, quais as melhores plataformas para ter acesso a essas informações e dados? 

Vem conferir com a gente agora.

Comece, a partir de hoje, a analisar seus resultados e veja seu site decolar em tráfego e conversões. 

Se você ainda tem dúvidas sobre como analisar a performance da sua página web, não perca o guia completo que estamos disponibilizando agora para você elevar o desempenho das suas estratégias.

CUC W.02 CTA Rodape

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlogCUC CTAs LP Projetos LateralCUC W.02 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
30 de dezembro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram