Página inicial | Projeto digital | Passo a passo para estruturar sua operação de vendas online

Passo a passo para estruturar sua operação de vendas online

No ano passado, o Brasil registrou um número recorde de abertura de pequenos negócios, superando a marca de 3,9 milhões de empreendimentos, ou seja, 19,8% a mais do que no ano de 2020. Esse levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com base em dados da Receita Federal, mostra uma retomada da economia pós-pandemia da Covid-19 e reforça o perfil empreendedor do brasileiro.

Só que ter uma ideia bacana e abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) é apenas o básico. Para que o seu negócio dê certo, cresça e dê lucro há um longo caminho que envolve esforço, dedicação, mas, principalmente, um bom plano de negócios e a estruturação da operação de vendas.

E se você tem um negócio atraente, por que não vender para todo o Brasil e até para outros países? Pode parecer ousado, mas é possível começar um negócio e não vender apenas para os amigos e vizinhos. Com a Internet cada vez mais presente na vida das pessoas, você pode e deve ter uma operação de vendas online para impulsionar o potencial de vendas.

 

Por que é importante estruturar a operação de vendas?

Você pode abrir uma loja física e chamar a atenção dos consumidores do seu bairro. Mas por que não atrair os 57,8 milhões de consumidores brasileiros? Segundo o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas, esse é o tamanho da classe consumidora, ou seja, pessoas com poder de compra que recebem a partir de R$ 20 mil por ano. Com uma loja virtual é possível atingir todas elas.

Incrível, mas não é tão simples. É preciso planejar, organizar e estruturar uma operação de vendas online. Não é necessário ser complexo ou engessado, mas todos os envolvidos devem ter clareza do fluxo de vendas e que todos os prospects e negociações devem seguir as etapas do funil de vendas.

Não se esqueça de periodicamente revisitar o ciclo, revalidar os pontos de contato e, claro, mensurar os resultados. As correções ao longo do caminho são primordiais e garantem que a melhor abordagem esteja sendo aplicada a cada fase no processo de vendas.

 

Escolha as ferramentas certas para estruturar sua operação de vendas online

 

Site

Seu negócio é online por meio de um site. Ter uma plataforma que atenda sua necessidade com área sobre o seu negócio, destaque de produtos e/ou serviços, fotos e detalhamento com um e-commerce matador, política de privacidade, campo para contato e tirar dúvidas.

Lembre-se de definir os KPIs e acompanhá-los para que sua empresa atinja a eficiência operacional almejada. Pensando nisso, conte com um parceiro estratégico como a InCuca Tech, e tenha todo o suporte e orientação para alavancar suas vendas.

 

Redes sociais

Estar nas redes sociais e criar relacionamento com as pessoas é essencial, mas você sabia que existem ferramentas de uso empresarial? Assim é mais fácil gerir os diversos canais e até se destacar com o Google Negócios ou vender pelo Facebook e/ou Instagram.

Não há estratégia de vendas sem marketing digital. Sua empresa precisa estar nas redes sociais, não em todas, mas naquelas em que seu público-alvo está ativo.

 

CRM

O planejamento estratégico de vendas deve prever ainda a gestão dos contatos, sejam eles prospects, clientes, ex-clientes, parceiros, fornecedores etc. Ter registro do histórico de abordagens, tratativas e negociações é necessário para evitar ruídos na conversa e até problemas mais sérios.

E não é só isso, os dados compilados podem trazer informações valiosíssimas sobre seus clientes atuais e os potenciais para o seu negócio.

 

Aplicativos de entregas 

Ter capilaridade de entrega é uma das ações mais difíceis de se estabelecer. Desta forma, fuja de problemas e dificuldades firmando parceria com aplicativos de entregas já consolidados e com boa reputação. 

 

Passo a passo para implementar vendas online com sucesso

Você já entendeu que o sucesso das vendas online exige muito do empreendedor. Desta forma, reunimos, a seguir, os principais passos para que você implemente uma operação de vendas eficiente. Bora conferir?

 

  1. Defina objetivos claros
  2. Crie um plano estratégico com ações viáveis de curto, médio e longo prazo
  3. Tenha um site campeão, ou seja, atrativo e funcional
  4. Estabeleça o processo de vendas
  5. Contrate e treine seu time de vendas
  6. Fixe KPIs e metas
  7. Acompanhe os resultados
  8. E, sempre que preciso, ajuste sua operação

 

Quer saber mais sobre como turbinar o seu negócio? Fale agora mesmo com o time de especialista da InCuca Tech e conte com apoio e orientação em todas as etapas de estruturação da operação de vendas.

projeto digital starter

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
4 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram