smtp

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Por que o seu WordPress precisa de um SMTP?

Para que você tenha um website bem estruturado, é imprescindível que suas formas de comunicação sejam facilitadas. Formulários de e-mail no WordPress, no caso, utilizam uma funcionalidade PHP por padrão. No entanto, caso você queira ter um sistema mais eficiente e seguro, é importante configurar envios via SMTP.

No post de hoje, você saberá mais sobre o SMTP para seu WordPress e como esse protocolo é importante para seu site. Confira a seguir.

O que é o SMTP e qual é sua importância?

O SMTP (Simple Mail Transfer Protocol, ou Protocolo Simples de Transferência de Correio) é um protocolo padrão para envio de e-mails. Sua função é definir e validar os destinatários de e-mail.

Utilizar as normas do Simple Mail Transfer Protocol é importante, principalmente, para manter a integridade das mensagens. E-mails fora do padrão SMTP podem não ser mantidos pelos servidores de e-mails ou serem considerados como spam.

Isso pode prejudicar o envio e o recebimento de e-mails de seu site. Por sua vez, configurar o Simple Mail Transfer Protocol garante que o formulário de e-mail funcione corretamente. Além disso, o protocolo permite que você possa utilizar outros serviços de e-mails e integrá-los à sua plataforma WordPress.

Como configurar o SMTP em seu WordPress

Primeiramente, você precisará instalar um plugin para WordPress. O WP Mail SMTP é indicado para que você possa configurar sua plataforma para trabalhar com o protocolo.

Com o plugin devidamente instalado você poderá:

  • Acessar a opção “Configurações” (Settings).
  • Selecionar a opção WP Mail SMTP.
  • Configurar seu endereço de e-mail em From Email.
  • Definir seu nome (From Name).
  • Definir o envio de e-mails via SMTP.
  • Escolher o serviço de e-mails padrão (Mailer). É possível utilizar Gmail, Mailgun, SendGrid ou outros servidores Simple Mail Transfer Protocol.
  • Selecionar a porta de SMTP. Atualmente, provedores de internet utilizam a porta 587, pela segurança e para diminuir a quantidade de spam.
  • Encriptação, caso seu host tenha suporte a SSL/TLS.
  • Definir usuário e senha.

Para configurar o Simple Mail Transfer Protocol do WordPress com serviços externos, como o Gmail, é preciso que o serviço gere as credenciais necessárias. Para isso, é preciso criar um novo projeto, preencher os campos e direcionar a URL da acordo com as informações geradas pelo plugin. Após isso, basta permitir ao Google conectar-se ao seu site.

Considerações finais

Configurar corretamente o SMTP em seu WordPress permite que seu sistema de formulários funcione corretamente. Assim, seu site não perde e-mails importantes e pode se conectar aos seus leads de uma forma muito mais satisfatória.

Com uma simples instalação do plugin WP Mail SMTP, é possível realizar as configurações necessárias rapidamente. É importante que a plataforma do WordPress atenda as necessidades de seu projeto. Por isso, certifique-se de que as configurações padrão oferecem opções ou plugins mais alinhados à experiência de seu usuário.

O seu site ainda passa por problemas ao enviar ou receber e-mails? Existem outras opções que seu website em plataforma WordPress necessita? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários. Até a próxima!

 

suporte
evolutivo

Digite seus dados

Falar com um consultor

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.