speedtest

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Saiba como analisar a performance do seu website através do Speedtest

Quando falamos de performance do website, o foco está em sua velocidade. À medida em que as funcionalidades e os elementos do website tornam-se mais complexos, aumenta também a necessidade de alta performance. É preciso analisar essa performance com ferramentas de speedtest e investir em meios que atinjam uma performance desejável para todo tipo de velocidade e dispositivos.

Problemas na performance podem ser um grande obstáculo para a retenção e boa experiência de seu usuário – conforme levantamento, quase 90% das pessoas que ao visitarem um site pela primeira vez têm uma experiência negativa não voltarão a ele.

Por isso, é fundamental adotar de antemão estratégias que melhorem a experiência de seus potenciais clientes. A seguir, você saberá como realizar a análise de performance de seu website. Saiba quais ferramentas de speedtest podem ser utilizadas para essa avaliação e a importância em ter uma manutenção constante para garantir a melhor performance.

O que é a performance de seu website?

A otimização da performance em um website é impactada por diversos aspectos. O cache entre browser e servidor, as imagens sendo carregadas, os protocolos de encriptação e segurança, dentre outros elementos, podem influenciar nesse quesito.

A performance é um fator importante não somente para a velocidade de carregamento. O posicionamento e a visibilidade do website são afetados de acordo com os seus resultados de performance. Algoritmos de sites de busca como o Google, por exemplo, priorizam os sites que tenham uma boa taxa de performance.

Aqui, é importante diferenciar a performance do site, nesse caso, de outros indicadores de resultados. A performance de um site avaliada por speedtests e outras ferramentas está ligada a seus aspectos técnicos. Isso envolve velocidade de carregamento, manutenção de backlinks e quaisquer outros aspectos que estão ligadas à estrutura do website em si.

Ferramentas de speedtest e análise de performance

Para poder avaliar a performance de seu website, é preciso contar com ferramentas eficientes, transparentes e que possam ser facilitadoras no desenvolvimento e na otimização do projeto. Dentre as ferramentas disponíveis no mercado, existem opções gratuitas como:

GTmetrix (gratuito ou versão paga com funcionalidades extras)

Suite com uma série de funcionalidades para gerenciamento do site, o GTMetrix conta com uma análise de performance de website comparando resultados de acordo com os parâmetros do Google PageSpeed (que veremos a seguir) e do Yahoo! Yslow.

Além de comparar tempo de carregamento, tamanho e acessos, é feita também uma comparação geral com todos os sites já analisados pela GTMetrix.

Moz Tools (gratuito ou versão paga com funcionalidades extras)

O pacote de ferramentas de SEO Moz Tools permite uma análise da performance de seu site em diversos aspectos. Assim, é possível melhorar seu desempenho por meio de análise de SEO e até mesmo redes sociais como Facebook e Twitter.

PageSpeed Insights (gratuito)

O PageSpeed Insights é a ferramenta de webmaster do Google de uso gratuito, sendo altamente indicada quando se busca um bom posicionamento.

O speedtest realizado pontua de 0 a 100 a velocidade de carregamento do site em versão desktop e mobile. Assim, é possível obter gratuitamente o direcionamento para a otimização da performance de seu site.

A importância em investir em manutenção especializada

Realizar o speedtest em seu website periodicamente oferece insights valiosos na hora de otimizar sua performance. No entanto, é preciso investir em uma manutenção especializada que permita fazer seu site manter os bons resultados.

Garantir que os aspectos técnicos de segurança e desempenho do site sejam cobertos permite que a performance do site seja otimizada com maior facilidade. Dessa forma, aumenta-se o engajamento, melhora-se a experiência do usuário e melhoram-se as conversões do site.

O desenvolvimento passa por constantes alterações e otimizações para que sejam evitados problemas com a performance e experiência do usuário. Por isso, investir em um serviço de manutenção que possa acompanhar as necessidades de performance de seu website é essencial.

Dúvidas ao desenvolver um website com a melhor performance para alcançar seus objetivos? Deixe sua mensagem nos comentários. Até a próxima!

website
sob medida

Consulte um especialista

Digite seus dados

  • Exemplo: Impactar meus visitantes com website profissional e converter mais leads.
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.