Aprenda a deixar seu site mais rápido

Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Como deixar seu site mais rápido

Todos nós em algum momento, como usuários, já sofremos com a lentidão de carregamento de uma página na internet. A reação imediata, nesses casos, geralmente é sair do site e, acredite, estamos cada vez mais intolerantes com o tempo que um site demora a carregar. Portanto, ter um site mais rápido atrai seu público e destaca sua página nas buscas.

De acordo com análises do Google, 53% das pessoas que acessam sites no mobile abandonam canais que demoram mais de três segundos para abrirem. Isso quer dizer que esse é um caminho sem volta: queremos acesso à informação de modo cada vez imediato. 

Desse modo, ter um site mais rápido deve ser prioridade em sua estratégia digital. Não importa seu investimento em conteúdo de qualidade se ele demora a carregar e seu cliente nem o acessa, certo?

Então, para que seu cliente não vá para a concorrência buscar o que procura, vamos dar algumas dicas de como deixar seu site mais rápido e alavancar suas estratégias. Confira a seguir!

1. Monitore a velocidade de seu site

O primeiro passo para deixar seu site mais rápido é, naturalmente, conhecer seu desempenho atual. Felizmente, existem diversas ferramentas que realizam esse diagnóstico gratuitamente. O Google PageSpeed Insight, por exemplo, é uma plataforma que realiza essa análise a partir de qualquer URL.

Leia mais: Três graves problemas de ter um site lento

A ferramenta do Google pontua o site de acordo com o tempo que os elementos carregam. A partir disso, é possível que desenvolvedores frontend e backend priorizem itens a serem otimizados.

2. Otimize as imagens de seu site

Elementos como imagens precisam ser otimizados para o ambiente web. Sendo assim, para um site mais rápido, é importante que se tenha um sistema de compressão que mantenha a qualidade mínima ideal. Destacamos aqui imagens por serem comumente as maiores responsáveis pelo consumo de dados de um site. Mas o mesmo se aplica a todos os arquivos hospedados.

Plataformas como o WordPress, por exemplo, dispõem de plugins que automatizam o processo, como o Tinypng e o Optimus. A otimização também pode ser feita pelo carregamento inteligente de suas imagens. Isso pode ser realizado com o recurso de lazy load, fazendo com que apenas os elementos que o usuário visualiza sejam carregados.

3. Invista em uma hospedagem de qualidade

Manter um site mais rápido é uma responsabilidade de todas as partes responsáveis para que ele seja exibido. Todo nosso esforço em manter um site mais rápido depende de termos um servidor que utilize bem seus recursos.

Então, ao investir em uma hospedagem, priorize servidores de alta performance e que tenham taxas de downtime próximas a zero. Isso pode ser obtido mais facilmente com servidores redundantes que possuam suporte especializado e uma estrutura bem estruturada em sua escalabilidade. Assim, seu site se mantém rápido sem perder consistência.

4. Tenha um site mais rápido otimizando seu código

A forma como o código é desenvolvido para o site influencia em seu carregamento. Sabia que você pode ter um site mais rápido e otimizado eliminando espaços em branco, comentários e quebras de linha?

WordPress seguro e atualizado

Minificar o HTML, CSS e Javascript é uma tarefa que pode ser automatizada por meio de plugins do WordPress. Ou seja, não precisa ser um trabalho feito no código de cada página. No entanto, é recomendado que se mantenha um backup dos arquivos originais, como uma boa prática de segurança.

5. Invista em redes que distribuam o conteúdo de forma eficiente

O armazenamento de dados na rede pode ter um grande impacto no desafio de deixar seu site mais rápido. As CDN (Content Delivery Network), por exemplo, fazem com que a distribuição de seus dados possa ser regionalizada e seu site poderá carregar com o servidor mais indicado para determinado usuário.

As opções de CDN no mercado são facilmente integradas com plataformas como o WordPress. Soluções como a Microsoft Azure CDN e Akamai/Exceda oferecem versões gratuitas limitadas e período de testes. Assim, fica mais fácil testar a regionalização de armazenamento de seus dados.

Conclusão

Uma boa experiência de usuário não depende somente de um site mais rápido. Ainda vivemos em um país que sofre com conexões limitadas e instáveis em diversas regiões. Porém, isso é mais um argumento para investir ao máximo na melhor experiência possível!

Continue lendo: O que focar na ora de dar manutenção no seu site

Um site mais rápido é bem visto pelos motores de busca do Google, o que posiciona melhor seu conteúdo. Para alcançar isso, felizmente, existem muitas ferramentas de monitoramento e que automatizam rotinas. Você pode estudar mais sobre o assunto e aplicá-las em seus canais ou fazer isso de modo mais ágil, prático e sem erros que possam deixar seu canal fora do ar contratando parceiros com expertise nesse tipo de trabalho. 

A InCuca é uma empresa especializada em evoluir seu negócio na Internet. Oferecemos a infraestrutura, o suporte e a administração que seu site precisa. Assim, você pode ter um site mais rápido, consistente e projetado do zero a partir de nossos serviços. Fale com nossos consultores e saiba mais!