Como otimizar o site para empresas que desejam o topo das buscas na Internet?

Cerca de 90% dos brasileiros que acessam a Internet diariamente consultam os mecanismos de buscas todos os dias, seja para fins comerciais, informativos ou de entretenimento. Além disso, mais de 60% dos consumidores fazem pesquisas no Google antes de efetuar a compra de um produto ou contratação de um serviço. Entretanto, a grande maioria dos usuários não conferem os resultados que se encontram depois da primeira página de suas pesquisas.

O que isso significa? Que o Google pode ser uma ferramenta altamente valiosa nas mãos de empreendedores que saibam usá-la a seu favor para otimização de sites e melhorar a inteligência de marketing e performance digital.

O grande desafio é manter o site da empresa no topo das buscas, e esta tarefa não é simples: a concorrência pode ser astronômica dependendo do setor que a empresa atua. Mas se entendermos que os mecanismos de busca baseiam os seus resultados através de algorítimos, basta entender como funcionam as suas métricas e otimizar o conteúdo do site para que ele seja considerado relevante.

Continue lendo para entender como otimizar o site para empresas que desejam estar no topo das buscas da Internet.

Identifique a melhor palavra-chave

Independente de qual seja o setor que o seu empreendimento atue, sem dúvidas, há uma palavra-chave adequada que pode ser usada em favor do site da empresa. Ela é um dos recursos mais diretos que podem ser utilizada para alavancar o site de sua empresa nos resultados dos mecanismos de busca. Por isso, é muito importante identificar qual a melhor opção para o seu negócio. Vamos supor que a sua empresa se localiza na Mooca, em São Paulo, e atua no ramo de aluguel de cadeiras para eventos. Um bom exemplo de palavra-chave para o seu caso pode ser “aluguel de cadeiras Mooca".

Onde a palavra-chave deve constar?

A palavra-chave deve ser utilizada no título das páginas e conteúdos, sempre que possível nos subtítulos de seus textos, obrigatoriamente no link de suas páginas e no título dos arquivos upados nas páginas como imagens e vídeos.

Lembre-se: os algorítmos utilizados pelos robôs do Google também entendem a extensão do sentido da palavra-chave, portanto, você tem margem para produzir conteúdo de qualidade, não precisando focar especificamente no uso exacerbado da palavra-chave em questão.

O site para empresa deve ser responsivo

Você sabe o que é um site responsivo? Hoje em dia, as pessoas não acessam mais sites apenas pelos computadores desktop ou notebooks. Contamos com uma infinidade de dispositivos móveis com variados sistemas operacionais e modelos, e o tamanho e a resolução das telas de um tablet, um smartphone e um notebook são completamente diferentes. Chamamos de responsivo um site que suporta o acesso de variadas plataformas (mobile, desktop).

Se você deseja otimizar o site de sua empresa, torná-lo responsivo é uma importante estratégia de SEO, já que o Google dá prioridade aos que seguem essa premissa nos resultados de suas buscas.

Produza conteúdo relevante

A palavra-chave é um recurso de extremo valor para as métricas do Google, entretanto, a ferramenta de busca prioriza a experiência do usuário em seu site. Isso significa que as antigas de técnicas de otimização, que consistiam, basicamente, em fazer com que uma palavra-chave específica se tornasse uma constante exagerada e, muitas vezes, sem sentido ao longo do conteúdo, já não são mais eficientes, pois proporcionam um conteúdo pobre em qualidade.

Como citamos, os robôs do Google entendem o sentido da palavra-chave e a sua amplitude, justamente para que seja possível trabalhar a qualidade do conteúdo produzido no site de sua empresa, blog ou e-commerce. Portanto, uma estratégia valiosa de SEO que muitas empresas estão investindo nos últimos anos é a produção de conteúdo relevante voltado para o cliente. Quanto mais conteúdo o site de sua empresa produzir, maiores as chances de ele ficar no topo das buscas dos usuários.

Link Building

Outra técnica muito útil para aumentar o Page Rank do site para empresas que querem ficar entre as primeiras nos mecanismos de busca é o Link Building ou Linkagem Interna. É importante que você conheça profundamente o seu site para que a linkagem seja feita de forma inteligente. Os robôs do Google avaliam se o seu conteúdo indica uma boa fluidez de navegação interna. Portanto, técnicas de Link Building ajudam, e muito, a melhorar o posicionamento do seu site.

O que você tem feito para que o site de sua empresa aumente a competitividade pelo tipo de buscas na internet e melhore sua evolução no digital? Caso tenha alguma dúvida, deixe o seu comentário ou entre em contato!

Samuel Adiers Stefanello
17 de outubro de 2016

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram