Página inicial | Segurança digital | Você já fez um teste de penetração (ou vulnerabilidade) no seu site?

Você já fez um teste de penetração (ou vulnerabilidade) no seu site?

Segurança. Seja em uma empresa física ou virtual, esse é um tema que sempre precisa ser tratado com muita atenção. E se você busca mais informações sobre como descobrir se há algum tipo de vulnerabilidade em seu site, então encontrou o conteúdo certo!

Aqui, além de te contar o que é o teste de penetração, também mostraremos os principais benefícios, quais os tipos que existem e as ferramentas mais utilizadas.

Se interessou? Então continue a leitura e saiba como a InCuca Tech, empresa referência em segurança e performance de projetos desenvolvidos em WordPress no Brasil, pode te ajudar na transformação e inovação digital da sua empresa. Boa leitura!

 

O que é teste de penetração?

Também conhecido como pentest, o teste de penetração é o que diz seu nome: ele realiza avaliações em todos os pontos onde há algum tipo de conexão com seu site, como redes, aplicativos, dispositivos e hardwares de segurança, com o objetivo de trazer melhorias para a segurança.

Mas você tem ideia de como esses testes são realizados? Usando táticas de hackers. Isso mesmo!

O pentest tenta recriar táticas utilizadas por esses profissionais, o que faz com que a empresa consiga eliminar qualquer tipo de vulnerabilidade que tenha em seus sistemas.

 

Benefícios? Sim, aqui também temos para o teste de penetração!

Já pensou ter seus dados e dos seus clientes roubados e vendidos no mercado negro da internet? Pois então, esse é apenas um dos benefícios que o teste de vulnerabilidade pode trazer para sua empresa.

Separamos alguns outros para que você tenha a dimensão de como ter pontos cegos pode trazer prejuízos financeiros e até mesmo da imagem da sua marca:

 

- Consegue medir quais as possibilidades de diversos tipos de ciberataques;

- Teste é realizado através de automação;

- Verifica e quantifica os impactos operacionais e do negócio caso sua empresa sofra algum tipo de ataque;

- Se você já tem algum tipo de dispositivo de segurança, o pentest consegue avaliar o desempenho;

- Se a sua segurança não for uma das melhores, ele já apresenta qual a necessidade real de investimento;

- E, como sempre reforçamos, o ideal é sempre ter controles de segurança atualizados para evitar ataques futuros.

 

Mas não pense que basta realizar uma única vez esse teste que sua empresa estará protegida para sempre.

Além de realizar esse teste de penetração regularmente com profissionais externos (isso é muito importante, pois além de especialistas, os profissionais de TI internos da sua empresa podem acabar deixando alguns detalhes de lado por conhecerem a fundo o sistema – pelo incrível que pareça), é importante sempre manter todos os dispositivos de segurança atualizados.

Lembre-se de que com a menor das oportunidades, os hackers podem invadir seus sistemas e, literalmente, fazer a festa com seus dados.

 

Quais são os tipos de teste de penetração que posso fazer na minha empresa online?

Engana-se quem pensa que há apenas um tipo de pentest. Sabemos que os pontos vulneráveis na sua rede estão enquadrados nas seguintes categorias: software, hardware e, claro, o próprio ser humano. E é por existir tantas maneiras de brechas que precisamos ter diversas maneiras de testes. Veja alguns exemplos:

 

Aplicativo web

Como já dissemos, esse tipo de teste busca qualquer tipo de maneira que um hacker poderia utilizar para invadir a sua empresa digital.

Quando os especialistas realizam esse teste de penetração, normalmente eles buscam falhas de segurança e fornecem os dados com os resultados e possíveis estratégias de correções para os empresários.

 

Segurança na Nuvem

Nem precisamos dizer como é importante esse, certo?

Hoje a maioria das informações – pessoais e profissionais – está na nuvem. Por isso é preciso proteger e verificar se há alguma maneira de um hacker conseguir invadir.

 

Segurança na rede

Para esse caso, o teste visa localizar pontos de exploração na rede, sistemas, dispositivos (roteadores, por exemplo) e hosts.

Aqui, as principais falhas identificadas costumam ser de configurações, wireless, senhas etc.

 

Teste físico

Como já dissemos, também há vulnerabilidade na parte de equipamentos de segurança. Nesse caso, o teste para encontrar pontos vulneráveis busca sensores, câmeras, entre outros. 

 

Quais as ferramentas que podemos utilizar?

Além de ter um profissional especialista para realizar o teste de vulnerabilidade na sua empresa, também é preciso ter ferramentas específicas, como:

 

- Ferramenta de exploração: usada para invadir a empresa, ou seja, hackeia toda a sua empresa para identificar os pontos fracos de segurança;

- Ferramenta pós-exploração: essencial para cobrir qualquer tipo de rastro deixado pela ferramenta de exploração;

- Proxy: com ela é possível mudar e, até mesmo, interceptar, o tráfego entre o navegador e servidor;

- Reconhecimento: coleta informações sobre rede ou aplicativo que será testado; e

- Scanner: essa ferramenta ajuda o profissional a identificar locais com algum tipo de vulnerabilidade ou, até mesmo, erros de configurações.

 

Lembre-se: não basta fazer apenas uma vez esse teste e acreditar que sua empresa estará 100% segura. É preciso investir em segurança 24h por dia, 7 dias por semana. Ou seja, o ano inteiro. E, para isso, você pode contar com os especialistas da InCuca Tech! Solicite agora mesmo uma apresentação e descubra o que mais podemos fazer pela sua empresa.

receba apresentação comercial

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
13 de julho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram