Página inicial | Segurança digital | Você sabe o que é um DPO?

Você sabe o que é um DPO?

Desde o início do uso da internet, em meados de 1990, a preocupação com privacidade e segurança de dados sempre esteve em pauta. Mas foi apenas em 2018 que regras mais concretas foram criadas e, para que as empresas conseguissem colocar em prática essas normas, foi necessário desenvolver uma posição: DPO (Data Protection Office).

Se você nunca ouviu falar sobre essa nova profissão ou não entende ao certo o que ela faz, continue lendo esse artigo que vamos te explicar.

 

O que é DPO (Data Protection Office)?

O consumo via internet teve um crescimento exponencial nos últimos anos. Para se ter uma ideia rápida, de acordo com o estudo da Datareportal Digital 2022: Global Overview Report, quase 5 bilhões de pessoas em todo o mundo utilizam a internet, ou seja, 63% de toda a população.

Agora, imagine que ao menos uma vez cada uma dessas 5 bilhões de pessoas tenha acessado um site e colocado os seus dados – seja para baixar um arquivo ou fazer uma compra.

Para que todas essas informações não sejam disponibilizadas de maneira errônea, é preciso investir na segurança do seu site, certo? E, em algumas empresas que o nível de dados é enorme, é necessária a contratação de um DPO (Data Protection Office).

Esse novo profissional é responsável por tratar de todas as questões sobre a proteção de dados que circulam na empresa – seja dela mesma ou de seus clientes.

Ou seja, ele é quem fará com que as regras determinadas na LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) sejam efetivamente cumpridas naquele ambiente virtual, evitando, principalmente, vazamentos de dados e problemas de compliance na organização.

 

E como o DPO atua?

Para exercer corretamente o seu papel dentro da empresa, o DPO precisa atuar junto com a área de Tecnologia da Informação. Pode até parecer meio óbvio, mas é importante frisar que essa parceria é fundamental para, assim, elaborar maneiras que possam proteger os dados sensíveis da empresa e do cliente, retirando qualquer tipo de brecha de segurança que possa haver.

Ainda assim, não existe uma regra referente à formação desse profissional. Como ele precisa conhecer muito de leis, pode até ser recomendado um especialista em Direito.

Como ainda não existe uma regulamentação, nada impede que pessoas formadas em cursos voltados para Tecnologia da Informação, Administração, Gestão, entre outros, possam exercer essa função.

 

Mesmo ainda não tendo algo concreto, já existem algumas certificações que são recomendadas para essa profissão, como os cursos de Fundamentos em Segurança da Informação; de Privacy & Data Protection Essentials; de Privacy & Data Protection Foundation; de Privacy & Data Protection Practitioner; e muito mais.

 

DPO e LGPD: o que um tem a ver com o outro?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para quem ainda não está familiarizado, é a lei brasileira, que foi assinada em maio de 2018 e está em vigor desde agosto de 2020, que se refere a qualquer assunto relacionado com a segurança de dados na internet.

Nela constam regras sobre quais os dados as empresas podem ou não coletar, além de informar como esses dados devem ser armazenados e manipulados. E é claro, como qualquer outra lei, caso não seja cumprida já são previstas punições.

Então, essas siglas que mais parecem sopa de letrinhas não existiriam uma sem a outra. Isso porque, de fato, o DPO é o profissional que fará com que as regras estipuladas na LGPD sejam seguidas.

 

Vale a pena contratar ou terceirizar um profissional DPO?

Esse é aquele tipo de pergunta que não existe certo e nem errado. Há fatores positivos e negativos para ambos os casos. Por isso, o ideal é você entender em qual momento a sua empresa está.

Vários fatores precisam ser considerados, como tamanho da empresa e do armazenamento de dados, maturidade e questões financeiras são apenas alguns aspectos que precisam ser muito bem avaliados antes de se tomar a decisão de contratar ou terceirizar o DPO. 

É importante ressaltar que se a sua empresa já é online ou se você pretende entrar para esse universo, a segurança dos dados é primordial. Quantos casos você conhece de grandes empresas que tiveram as informações dos clientes vazadas e, por isso, tiveram prejuízos financeiros e de reputação?

 

Como manter meu site seguro?

Para que o profissional Data Protection Office possa garantir a segurança necessária para os dados da sua empresa e dos seus clientes, é preciso investir em outras ferramentas. Se o seu site for na plataforma WordPress, a InCuca Tech pode ser a parceira ideal que você estava procurando.

Realizamos o monitoramento 24 horas e 7 dias por semana contra quedas e ataques, atualizamos temas e plugins, enviamos relatórios com indicadores de performance, confiabilidade, segurança e análise de SEO, backups diários, além de garantirmos que todo o seu ambiente estará em conformidade com a LGPD. Então fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba tudo o que podemos oferecer para sua empresa ficar ainda mais segura.

segurança digital

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
24 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram