Página inicial | Projeto digital | Você sabe o que é um site responsivo?

Você sabe o que é um site responsivo?

Se você acessa um site pelo seu celular e, apesar da tela se ajustar, as letras não acompanham o tamanho, ou mesmo é necessário dar aquele zoom para conseguir ler, sentimos lhe informar, mas esse site não é responsivo.

Quando um site é responsivo, este estará dotado de tecnologia necessária para que se adapte a qualquer tipo de resolução, sem distorções. Ou seja, o design do site se ajusta à largura de cada dispositivo, identificando o espaço disponível e como a página será exibida para que esses espaços sejam mais bem aproveitados. 

As imagens também são ajustadas, assim como as fontes e demais elementos da página, não ficando desproporcionais.

Em resumo, um site responsivo é aquele que o layout se ajusta perfeitamente a qualquer resolução de forma harmônica, permitindo que o usuário tenha a mesma experiência que qualquer outro, independentemente do dispositivo que utilizar para acessá-lo.

Porém, não se engane!

Não é porque a resolução do seu site se adapta no seu celular que ele seja responsivo. Há quem confunda sites responsivos com versões mobile de um site.

 

Como sei se o meu site é responsivo ou apenas está em uma versão mobile?

Bom, essa pergunta é muito importante. Afinal, como explicamos, um site responsivo é aquele projetado para se adaptar a qualquer tipo de tela, tendo uma única estrutura de códigos, que será exibida em diferentes resoluções.

Já o mobile template é um pouco diferente, já que funciona como um segundo site formatado exclusivamente para ser exibido em determinados modelos de dispositivos.

E diante disso, o ideal é que o seu site seja responsivo e não apenas mobile

Isso porque, nessa segunda versão, o seu site somente se adaptará aos dispositivos especificamente definidos para aquela adaptação, o que prejudicará a visualização pelos usuários que utilizarem dispositivos diferentes.

E sabemos bem que todos os dias um novo modelo é lançado e vendido. 

Ou seja, você pode perder um cliente em potencial com isso. Afinal, ninguém quer ter qualquer tipo de esforço para obter uma informação e muito menos, para comprar algo

Lembre-se sempre que a experiência que o cliente tem com o seu site é a porta de entrada para que o seu negócio e/ou produto seja vendido

 

Como um site responsivo impacta nas vendas e na conversão de leads do seu negócio?

Desde que os dispositivos mobile ganharam funcionalidades adicionais à realização e recepção de chamadas telefônicas, nota-se que a população tem cada vez mais preferido utilizar esses aparelhos para atender às suas necessidades. 

Ora, uma gama gigantesca de possibilidades está na palma da mão do seu cliente.

Através de um simples aparelho telefônico, você consegue ler um livro, comprar roupas, vender sapatos, enviar e receber mensagens, acompanhar as notícias do Brasil e do mundo, bem como fazer outras milhares de tarefas do cotidiano. 

Logo, o número de compras online feitas através desses dispositivos aumentou drasticamente nos últimos anos.

E se o seu site é um ecommerce, por exemplo, ter um aplicativo ou um site responsivo é a maneira mais eficiente de aumentar as suas vendas

De igual modo, se o seu site é a porta de entrada para vender o seu serviço, entenda que ele precisa ser esteticamente atrativo e adaptar-se ao aparelho do seu cliente, porque do contrário ele mudará de site e contratará o seu concorrente. 

Veja que um site responsivo permite que as suas vendas aumentem, assim como a conversão e geração de Leads por meio de dispositivos móveis.

Há quem utilize muito as redes sociais para promover o seu negócio.

Mas o seu investimento pode ser prejudicado: se quando seu cliente clicar no seu site para fechar uma venda, por exemplo, e se deparar com algo desalinhado.

Dificilmente ele acessará novamente o link, o que te fará perder dinheiro.

 

Ter um site responsivo ajuda também no engajamento das minhas redes sociais?

A resposta é objetiva: sim! 

Como o acesso às redes sociais acontece majoritariamente através de celulares e tablets, as chances das suas páginas serem compartilhadas pelos usuários é muito maior quando a experiência deles é agradável durante a navegação no seu site responsivo.

 

Lembre-se que o seu produto e/ou serviço ganha destaque e atenção quando é bem exibido, o que inevitavelmente levará o seu público a acessar as suas redes sociais, conhecer melhor a sua empresa e produto, aumentando também o seu engajamento ali.

 

E como posso fazer com que o meu site seja responsivo?

Os mecanismos do Google permitem que você identifique se o seu site é responsivo, caso esteja enfrentando dificuldades para fazer isso, o que melhorará o ranqueamento dele.

Mas se você percebeu que o seu site não é responsivo ainda, o ideal é que contrate um profissional qualificado para solucionar essa questão, evitando riscos desnecessários no funcionamento do seu site. 

A InCuca pode te auxiliar na identificação da sua performance. Que tal falar com um especialista da área e receber uma apresentação de como você pode implementar essas mudanças? Acesse abaixo:

receba apresentação comercial

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
10 de março de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram