Página inicial | Segurança digital | 5 Erros que você pode estar cometendo e que fazem o seu site ficar fora do ar!

5 Erros que você pode estar cometendo e que fazem o seu site ficar fora do ar!

Seu site caiu e ficou fora do ar, e você não faz ideia do que aconteceu? Calma! Não se desespere ainda. Talvez possamos te ajudar...

O maior amigo de uma empresa é o seu site. É através dele que todo o seu negócio e produto será apresentado e comercializado para o seu público. Justamente por isso, falamos sempre sobre o quanto é importante que a plataforma digital possua um conteúdo de qualidade, seja visualmente atrativo e esteja direcionado ao público certo

Mas as coisas podem acabar ficando bem complicadas e se tornarem um verdadeiro pesadelo quando a empresa não detecta em tempo hábil que seu site está fora do ar. 

Ficar inacessível causa diversos prejuízos ao negócio. Afinal, se o seu cliente te procura e não te localiza na web, você deixa de vender e abre a possibilidade para que o seu concorrente faça isso no seu lugar. Terrível, não é mesmo? Continue a leitura para entender melhor.

 

Estar indisponível no mundo digital te coloca no último lugar da corrida

O seu cliente sabe que tudo acontece em fração de segundos, e esperar não é uma opção. Assim, quando o seu site está fora do ar, aguardar uma manutenção e tentar descobrir o que há de errado, pode lhe causar prejuízos financeiros gigantescos

Até porque, aqui cabe perfeitamente aquela frase: dormiu no ponto, o bonde passou…

Separamos abaixo uma lista com 5 erros que você pode estar cometendo e que implicam diretamente no funcionamento do seu site. Confira:

 

1. Cheque a sua caixa de e-mails com regularidade

O maior erro que uma empresa pode cometer é não monitorar os seus e-mails, principalmente aqueles que se ligam à hospedagem do seu site.

Sabemos que, dos e-mails recebidos em sua caixa de entrada, muitos são promocionais de serviços oferecidos por empresas que você já teve algum contato. Mas não deixe de abrir aqueles relacionados ao seu negócio.

Ao identificar que seu ambiente online foi afetado, quanto antes o problema for solucionado, mais rápido você está de volta.

Em casos mais comuns, as falhas decorrem de atraso no pagamento de faturas, atingimento de limites impostos em pacotes contratados, problemas na conexão de dados etc. Fique de olho nesses itens e se programe para não deixar passar o momento de tomar uma ação.

 

2. Monitore a validade do seu domínio

Pode soar estranho, mas o domínio do seu site tem validade. E você deve estar sempre atento às condições para renovação. 

Não renovar a propriedade de um domínio pode te causar uma dor de cabeça enorme, já que quando expira a sua validade, a empresa na maioria das vezes, deixa de registrar a sua marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), e isso permite que outra pessoa assuma o seu domínio.

Nesse caso, somente tratando da situação através do Poder Judiciário - que loucura, já pensou?

Alguns domínios ficam congelados antes de retornarem ao mercado para venda como meio de tentar permitir que o proprietário consiga renovar o pagamento. Mas isso não é uma regra!

 

3. Tenha sempre o contato de um programador à sua disposição

Sites, em sua grande maioria, são programados em linguagem PHP e, apesar de inicialmente funcionarem bem, com as atualizações tecnológicas que acontecem a todo momento, um código pode se tornar obsoleto da noite para o dia. 

É aí que a sua empresa fica vulnerável e corre o risco de sofrer sérias consequências. Afinal, até que se descubra o que há de errado com um código perfeitamente executável, pode levar dias, semanas e até mesmo meses. 

Por isso, ter um profissional qualificado sempre monitorando seu site é imprescindível. É importante que seja um especialista na área, que possua familiaridade com a ferramenta e que esteja preparado para atuar em situações emergenciais.

 

4. Deixe seus plugins e temas atualizados

Como já falamos, o WordPress é a plataforma que melhor se adequa à configuração de um site, principalmente pela vasta quantidade de ferramentas que disponibiliza para manutenção e tratativa de dados. 

Por isso, é sempre bom se certificar que ao adicionar extensões, plugins e/ou utilizar temas fornecidos pela plataforma, seja habilitada a sua atualização automática. Isso evita que eventuais atualizações no sistema de hospedagens, por exemplo, impeçam a regular manutenção do seu site e o coloquem fora do ar.

 

5. Confira as configurações do seu servidor e os URLs de direcionamento periodicamente

Para quem utiliza servidores para manter o site online, é importante checar periodicamente as máquinas que operam esse serviço, bem como verificar a existência de eventuais falhas de conectividade nas configurações, ou mesmo a inserção de mais de uma URL de redirecionamento em uma página.

Tudo isso pode causar problemas que você não quer ter de maneira alguma com o seu site. 

 

E já que estamos falando em prevenção, temos aqui uma sexta dica de ouro para você!

 

6. Contrate uma empresa que monitore o seu site por você. 

Sempre alertamos sobre os perigos que as empresas correm ao não estarem atentas aos seus sites 24h por dia, e sabemos o quanto um negócio pode demandar de supervisão. Mas também entendemos que nem sempre é possível acompanhar o pay-per-view da vida real.

Por este motivo, contratar uma empresa que faça esse tipo de atividade, previne que seu site fique fora do ar, além de evitar que você perca a cabeça para tentar solucionar esse problemão.

A InCuca, por exemplo, é uma empresa que disponibiliza profissionais especialistas em Segurança Digital que ficam acompanhando seu ambiente online 24 horas por dia, 7 dias por semana, para justamente evitar esse tipo de ocasião. 

E cá entre nós, prevenir é sempre melhor que remediar, não acha?

.  .  .  .  .

Seu site já ficou fora do ar? Se sim, sabe que a dor de cabeça é grande e que, muitas vezes, o problema poderia ter sido evitado de maneira muito simples.

Se não passou por essa situação, não espere que o seu site caia e você precise tomar decisões desesperadas. Ter precauções quando se tem um negócio online é a primeira regra para o sucesso. Quer evitar este contratempo, mas não sabe como? Confira em nossa apresentação como a Segurança Digital da InCuca monitora e realiza as manutenções necessárias para o seu site!

receba apresentação comercial

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
3 de março de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram