Página inicial | Segurança digital | Como a API Gateway pode ajudar o seu negócio

Como a API Gateway pode ajudar o seu negócio

A transformação digital acelerou muito o processo de digitalização e do uso de tecnologias e inovação em todos os setores econômicos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM – uma das maiores empresas mundiais do setor de informática – 51% dos mais de 3.800 executivos C-Level de 20 países já disseram que priorizarão projetos para acelerar a transformação digital da empresa. Ou seja, esse é um movimento essencial para qualquer tipo de companhia.

Para auxiliar nesse processo, surgiram as APIs (Application Programming Interface), que nada mais é do que uma aplicação que consegue vincular diversos sistemas em seu site sem que o usuário perceba, ou seja, melhorando a sua experiência. Além disso, essa ligação entre diversas plataformas cria inúmeras outras soluções digitais.

Nesse artigo, explicaremos o que é a API Gateway, a sua função e muito mais. Então continue a leitura e descubra como isso pode ajudar o seu negócio. Boa leitura!

 

Afinal, o que é API Gateway?

Falando de uma maneira bem simplificada, a API Gateway é como uma porta de entrada que direciona as informações para o local mais adequado, ou seja, uma espécie de filtro do seu site, além de controlar o acesso aos sistemas e serviços.

O seu uso traz muitas vantagens para a empresa, principalmente porque foca o acesso dos usuários em apenas uma única porta de entrada.

Além disso, a API Gateway também funciona como um local de acesso seguro, que protege as demais APIs da empresa. Isso porque elas implementam a criptografia para controle de entrada. E sabemos que a segurança dos dados – tanto da companhia quanto dos usuários – é fator primordial para o sucesso do seu negócio, isso sem falarmos das penalidades que podem ser sofridas com a entrada em vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), em agosto de 2021.

De maneira geral, podemos dizer que o objetivo central de utilizar uma API Gateway é tirar, ou pelo menos diminuir, toda a burocracia de roteamento, aumentar a segurança, já que todo o acesso é realizado por uma única entrada, e entrega de valor.

 

Quais as principais funções de uma API Gateway?

- Filtrar o tráfego;

- Portão de acesso único para as demais APIs utilizadas pela empresa e pelos seus usuários;

- Registrar todas as ações realizadas;

- Roteador de tráfego;

- Segurança, já que garante proteção por meio de validação de credencial e token, entre outros meios de autenticação.

 

Também é importante destacar que o uso de API Gateway gera menos complexidade em diversos sentidos, já que o acesso é controlado em apenas um lugar. E, por conta disso, os custos se tornam reduzidos e você pode pensar em investir em outras APIs ou, até mesmo, em outra área da empresa.

 

Mas e os benefícios?

Sabemos que você quer entender um pouco sobre API Gateway e suas principais funcionalidades, mas também temos certeza de que estava querendo mesmo era chegar na parte dos benefícios, não é mesmo?

É por isso que separamos aqui alguns dos benefícios que o uso dessa aplicação pode trazer para o seu negócio:

 

Ponto de acesso único

É sempre bom lembrarmos o que traz vantagens. Mas o que não dissemos ainda é que, com isso, cada cliente tem uma API de entrada personalizada.

 

Transparência e...

Simplicidade para o usuário final. Com a API Gateway, os desenvolvedores podem focar mais na experiência final do seu cliente.

 

Camadas de aplicação separadas

É possível separar as camadas de APIs e os microsserviços com o uso da API Gateway. E para que isso serve? Simples, faz com que o usuário final utilize apenas o que realmente interessa.

 

Melhoria nos processos de desenvolvimento

Com a separação de camadas há uma melhoria significativa nos processos de desenvolvimento, o que faz com que as demandas sejam atendidas com mais agilidade.

 

E como tenho uma API Gateway na minha empresa?

Existem diversas opções desta ferramenta atualmente no mercado. Engana-se quem pensa que esse é um serviço único e exclusivo da AWS, já que o mais conhecido é o “Amazon API Gateway”. E é por isso que vamos te dar mais uma ajudinha, com uma lista com algumas das opções mais conhecidas e utilizadas atualmente. Dá uma conferida:

 

  • Amazon API Gateway
  • Apigee
  • Azure
  • Kong
  • KrakenD
  • Tyk

 

.  .  .  .  .

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o é uma API Gateway, viu como é importante colocar em ação na sua empresa digital? E você já pensou que pode contar com uma empresa, que é referência no Brasil quando se trata de sites em plataformas WordPress, e que oferece diversos serviços, como Segurança Digital? 

Se está em busca dessa parceria, você já encontrou! A InCuca Tech tem uma equipe especializada que te ajudará a manter seu site seguro, atualizado, além de realizar backups diários, envio mensal de relatório, e agregar mais valor e mais resultados para o seu negócio!

A maioria das falhas de segurança podem ser evitadas ao adotar boas práticas no cuidado e manutenção de seu ambiente digital, então fale agora com um dos nossos especialistas.

segurança digital

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
27 de junho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram