conversão e-commerce
,

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como melhorar a conversão em um e-commerce

Para quem está em busca de mais conversões, vendas e resultados nos canais digitais de negócios, a dúvida sobre como melhorar conversão em e-commerce é recorrente.

Inicialmente, ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, oferecem a primeira perspectiva de como essa otimização pode ser realizada. Melhorar a conversão em um e-commerce, embora também seja resultado de um planejamento de marketing digital estruturado, depende de base. Esta base é a própria plataforma em si, com suporte e manutenção especializada e constante.

No artigo de hoje, falaremos sobre alguns fatores centrais para que você possa melhorar a conversão de seu e-commerce. Com algumas práticas focadas e um planejamento claro, é possível fortalecer uma base sólida. Uma base que gerará leads e fidelizará clientes de forma mais dinâmica. Confira a seguir!

5 dicas de como melhorar conversão em e-commerce

Na hora de planejar como melhorar conversão em e-commerce, tenha atenção a esses pontos:

1. Utilize CTAs de resultado

A chamada para ação, ou CTA, tem um papel impactante para ajudar a melhorar as conversões em um e-commerce. Veja só: seu público de interesse está visitando sua loja virtual, demonstrando interesse em seus produtos. Como eles devem fazer para comprar? Para favoritar determinado produto? Para inseri-lo em seu carrinho? É preciso mostrar a eles, facilitando a conversão. E o CTA é peça central para isso.

Os botões de CTA de resultado podem ser utilizados para servem para ações como “Obter uma cotação”, “Baixar apresentação”, “Abrir uma conta”, “Finalizar compra”. O texto no botão deve começar com um verbo. Caso contrário, não é uma chamada para ação, apenas um botão. “Mais informações”, por exemplo, não é um CTA direcionado diretamente a conversões.

2. Automatize ferramentas de e-mail marketing

Mesmo após anos de desenvolvimento de mídias sociais e canais de interação em tempo real, o e-mail marketing permanece consistente na entrega de resultados. Conforme esse levantamento, o e-mail ainda gera o maior ROI entre as estratégias de marketing B2B.

Além de ser uma ferramenta com alta taxa de abertura e poder de conversão, é possível otimizá-la à favor de sua loja virtual. Operacionalmente, ações como visitas a determinadas páginas e cadastros em landing page podem automatizar e gerar e-mail marketing exclusivos. O que nos leva a…

3. Explore tecnologias de otimização de remarketing

Uma plataforma de e-commerce necessita mais do que nunca estar integrada. Afinal, é nos pequenos detalhes que concorrentes que atuam com o mesmo core business de sua empresa se destacarão. E a otimização das estratégias de remarketing é uma parte desse ajuste fino de como melhorar conversão em e-commerce.

O algoritmo base de ferramentas como Google Ads e Facebook Ads realiza o monitoramento de remarketing com base em tráfego e padrões das seções visitadas pelos usuários. Mas como garantir a otimização disso?

A resposta está justamente na estrutura de sua plataforma de e-commerce e como ela integra soluções do mercado para garantir uma melhor ação de remarketing. Busque entender o monitoramento realizado e a integração entre esses sistemas.

4. Teste a conversão de e-commerce com diferentes variáveis

Identificar os melhores resultados de suas campanhas é vital para metas de conversão. Serviços de mídia paga, como o Google Ads, permitem que você possa realizar criações distintas e saber quais fatores priorizar em campanhas futuras para gerar mais conversões.

Outra variável, além da criação da campanha em si, está na segmentação de seu público. Uma mesma campanha pode gerar melhor conversão entre determinado grupo demográfico enquanto não performa tão bem em outro. Ter uma tecnologia que operacionalize testes multivariáveis, em e-commerce, é essencial para obter melhores resultados.

5. Otimize páginas com alta taxa de rejeição

O fator de infraestrutura nunca foi tão decisivo na experiência de um possível cliente. O bounce rate de muitos usuários se deve, justamente, a tempo de carregamento e a quais elementos de sua página de e-commerce estão sendo priorizados nisso.

Páginas com alta taxa de rejeição, isso é, que contribuem para o aumento do bounce rate, são um grande obstáculo para melhorar a conversão. É preciso estabelecer métricas claras e monitorar essas páginas para que a manutenção da plataforma possa otimizar o site ou aplicativo como um todo.

Pense em como melhorar a experiência do usuário oferecendo conteúdo mais atrativo e escaneável, imagens de qualidade de seus produtos, link building, tempo de carregamento de páginas reduzido e, claro, um e-commerce seguro e responsivo.

Como vimos, há diversos caminhos na hora de planejar como melhorar conversão em e-commerce. Uma boa estratégia percorre e integra todas essas jornadas, por meio de manutenções corretivas, preventivas e de inovação que tornem sua loja virtual cada vez mais segura, otimizada e escalável, entregando aos visitantes uma experiência de qualidade, que sirva de base e impulsione conversões e relacionamento entre cliente e marca.

Na InCuca, realizamos não só a manutenção recorrente da plataforma de e-commerce, como também prestamos consultoria especializada para que suas conversões e vendas sejam alavancadas. Gostaria de saber mais? Fale conosco em nosso chat e solicite um orçamento customizado para sua empresa.