loja virtual de sucesso

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

Como montar uma loja virtual de sucesso?

A internet, além de ser um dos principais meios de comunicação, tem se desenvolvido anualmente com a geração de novos empreendimentos, visto que cada vez mais pessoas optam por abrir negócios online, principalmente lojas virtuais.

Mas em meio a este desenvolvimento, existem ainda muitas dúvidas referentes à criação de um e-commerce. Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para que você saiba como montar uma loja virtual de sucesso, organizada e eficaz. Acompanhe!

Definições básicas

Quem deseja aprender efetivamente como montar uma loja virtual, deve conhecer alguns pontos básicos a serem definidos.

Público-alvo

A definição do público-alvo deve ser realizada com pesquisas de mercado que apontem o comportamento de compra, as preferências, as opções de pagamento, entre outros fatores necessários para segmentar os esforços estratégicos em quem realmente terá interesse em seu produto.

Produtos

Nesta etapa, é preciso escolher quais produtos serão vendidos na loja virtual e quais suas variações. É importante também definir quem serão seus fornecedores e de que forma você irá adquirir estes produtos para revenda.

Logística

Após saber o que e para quem vender, chega o momento de definir a logística da loja virtual. Aqui é importante avaliar as possibilidades de formar parcerias com transportadoras de sua preferência para obter melhores taxas de frete para seus clientes.

Identidade visual

Nesta etapa, recomenda-se definir aspectos como cores, posicionamento de elementos, logo, navegabilidade e outras questões que estejam de acordo com a mensagem que a loja deseja passar aos seus clientes.

Descrição de produtos

A descrição ideal dos produtos também é um fator importante e que auxilia na decisão de compra dos clientes. Neste caso, recomenda-se que seja detalhada e objetiva, fazendo uso de recursos visuais como imagens e vídeos do produto, quando possível.

Pensando estrategicamente

Após definir os aspectos básicos de como montar uma loja virtual, é essencial que o empreendedor desenvolva um bom briefing. Nessa etapa, algumas observações são importantes:

  • Tipo de linguagem a ser utilizada;
  • Tipo de layout a ser criado (quais dispositivos nosso público-alvo utilizará para acessar o site?);
  • Disponibilização do conteúdo (como será organizado o conteúdo no site?);
  • Formas de pagamento disponíveis;
  • Recursos essenciais a serem aplicados no site.

Vale ressaltar que, caso o empresário decida terceirizar o desenvolvimento de sua loja virtual, é importante que o briefing seja desenvolvido junto com a empresa que fará a criação, de modo a ter o melhor alinhamento possível das informações.

Desenvolvimento da loja virtual

Após definir as premissas iniciais referentes à criação de uma loja virtual, cabe ao empresário selecionar a melhor solução que irá se adequar ao seu projeto. É recomendada a terceirização para a criação de toda infraestrutura do ambiente que receberá o e-commerce, pois com um auxílio profissional, são garantidas a segurança e estabilidade do ambiente.

Divulgação da loja virtual

Ao término da criação da loja virtual, chega o momento de atrair o público-alvo para que conheça a loja. Desta forma, além de saber como montar uma loja virtual, é necessário conhecer estratégias de marketing para alcançar os clientes de maneira eficiente.

  • Manter um blog vinculado com a loja virtual, para desenvolver conteúdos de interesse para o público-alvo;
  • Fazer uso de e-mail marketing utilizando listas segmentadas e criadas por meio de newsletter, landing pages e demais recursos;
  • Utilizar redes sociais por meio de perfis e fan pages para ampliar o engajamento com o público-alvo;
  • Optar por anúncios pagos, como por exemplo, Google Adwords ou Facebook Ads;
  • Desenvolver estratégias de SEO para melhorar posicionamento das paginas do site.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida em relação às etapas de criação de uma loja virtual de sucesso? Escreva pra gente pelos comentários.

Samuel Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia