Página inicial | Projeto digital | Como o site da empresa deve ser pensado e desenvolvido na internet?

Como o site da empresa deve ser pensado e desenvolvido na internet?

Independente do mercado, ter presença na web pensando e desenvolvendo o site da empresa é um fator muito importante para atingir um maior público e conquistar mais clientes. Mas, como desenvolver o site da empresa, de modo que este repasse sua identidade e objetivos de mercado aos seus clientes, consumidores e parceiros? Acompanhe.

Projetando o site da empresa

Seja qual for o projeto que uma empresa pretende implementar, é fato que este precisa ser feito sempre com um bom planejamento trançado aos objetivos a serem alcançados.

Para a criação de um site também não é diferente. Deste modo, não basta apenas contratar um profissional adequado se você não possui objetivos claros e inteligência de marcado para a mensagem ser repassada ao público-alvo. Por isso, antes de colocar o desenvolvimento do site em prática, é necessário focar nos seguintes quesitos:

  • Desenvolva um briefing inicial: este documento deve listar as características que o site irá possuir e até mesmo o que não deve estar contido no projeto. Este guia também é fundamental para descrever os objetivos do site da empresa.
  • Crie um wireframe: é um guia visual para auxiliar os profissionais a atuarem no layout que você realmente deseja para sua empresa, sendo muito útil para melhorar a comunicação com os desenvolvedores.
  • Palavras-chave: pesquise as palavras-chave que serão inseridas no site da empresa para que os usuários possam encontrá-lo conforme suas buscas. Para esta etapa, recomenda-se fazer uma breve pesquisa utilizando o Planejador de Palavras-Chave do Google.
  • Avalie a concorrência: visitar os sites dos concorrentes auxilia a avaliar os pontos fortes e pontos fracos das outras empresas. Para esta atividade é importante visitar os sites mais bem indexados nos mecanismos de busca como o Google, Bing e Yahoo.

Fatores importantes

Além do planejamento inicial, é preciso estar atento a outros fatores importantes a serem considerados na criação do site da empresa. Desta forma, para criar um site de impacto na internet é necessário incluir os seguintes quesitos:

  • Layout do site: deve ser um layout responsivo para se adequar às diferentes plataformas como tablets, celulares entre outros.
  • Otimização de SEO: fundamental para posicionar o site nas primeiras posições de buscadores por meio de tráfego orgânico, o SEO deve ser implementado em todas as páginas e posts.
  • Mensuração: para monitorar os número de acessos, conhecer os perfis dos visitantes e seus comportamentos no site da empresa, é ideal que seja implementada uma ferramenta de monitoramento como o Google Analytics, por exemplo.
  • Integração com redes sociais: ideal para promover o compartilhamento de conteúdos do site e conquistar maior número de visitantes.

Recursos e conteúdos

Alguns recursos e conteúdos são de grande importância para o site de qualquer empresa, porém muitas companhias ainda pecam pela ausência de detalhes importantes que acabam até mesmo comprometendo uma possível negociação. Veja a seguir o que é realmente importante para ser inserido no site da empresa.

  • Imagens de qualidade: manter o site com imagens de qualidade e/ou slide-shows com fotos de produtos e serviços da empresa tende a gerar maior credibilidade aos olhos dos visitantes.
  • Depoimentos de clientes e fornecedores: uma página com depoimentos de clientes e fornecedores também pode fazer toda diferença para a credibilidade da empresa, além de gerar maior confiança para que outros consumidores negociem com você pelo fato de terceiros dividirem suas opiniões e experiências.
  • Missão e Valores: são conteúdos que devem ganhar destaque no site da empresa para demonstrar que a organização possui um objetivo em seu mercado e preza certos valores.
  • Portfólio de produtos e/ou serviços: ideal para demonstrar o foco de mercado da empresa, expondo os produtos e serviços que já foram executados, além passar uma mensagem de forma assertiva ao público-alvo.
  • Recursos para contato: essenciais para que haja contato com a empresa. Além dos formulários, recomenda-se que a empresa disponibilize endereços físicos e mapas para facilitar a sua localização e possíveis visitas a sua sede física. E-mails e chats também devem ser considerados.

Desenvolver websites pode parecer uma tarefa completamente técnica, porém parte deste trabalho está nas mãos de empresários, que devem definir o motivo pelo qual a empresa terá um planejamento digital.

Outro fator relevante está em contar com profissionais qualificados para atuar no desenvolvimento e atualização do site, pois como vimos, a implementação de recursos como SEO, layout responsivo, integração com mídias sociais, entre outros, requer conhecimentos específicos que somente um profissional adequado poderá desempenhar com eficiência.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida sobre os pontos essenciais e que devem ser levados em conta no desenvolvimento do site da sua empresa? Escreva para nós pelos comentários.

Aprenda também como criar um negócio lucrativo.

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
31 de agosto de 2015

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram