Escrito por Kleiton Reis

avatar

Porque empresas de energia devem investir no ambiente digital

Com o boom do Marketing Digital nos últimos anos, uma ideia que começou a ser disseminada no mercado é que a presença digital só serve para empresas que querem gerar leads e atrair novos clientes. Por não ter esse objetivo específico, algumas empresas ainda mantém uma presença tímida na internet, como grande parte das empresas do setor de energia. Se sua empresa está nessa situação, esse conteúdo foi feito para você. 

Quando falamos em presença digital, estamos nos referindo não apenas à geração de oportunidades de negócio, mas também à criação e manutenção da boa imagem e posicionamento da empresa na internet, o que é essencial para empresas do setor de energia.

De modo geral, empresas de energia necessitam de algo mais integrado, otimizado e completo. Algo que impacte o negócio positivamente, integrando-se ao conjunto da estrutura. Se você está em dúvida sobre por que empresas de energia devem investir no ambiente digital, este é o momento para saná-las e tornar sua empresa mais competitiva e alinhada a essa era do omnichannel.

Ambiente digital para empresas do setor de energia

Empresas de energia devem investir no ambiente digital da mesma forma que qualquer outra deveria – a transformação digital não é mais tendência, é uma premissa para negócios de todos os setores. Porém, sabemos que soluções generalistas não abarcam a realidade de empresas que têm seus próprios desafios e peculiaridades, como é o caso das empresas de energia. 

Neste artigo, destacamos algumas razões pelas quais empresas de energia devem investir no ambiente digital e ir além de um site padrão ou página nas redes sociais. Acompanhe a seguir.

Conquistar e manter credibilidade

Credibilidade é um ganho que se conquista por meio de diversos fatores, gerenciados continuamente. A confiança trazida pela credibilidade no mercado demanda, entre outras coisas, o desenvolvimento de um relacionamento e uma comunicação assertiva com o público. E, para isso, é preciso que a empresa esteja onde seu público está – e, cada vez mais, ele estará no ambiente digital.

Assim, ter ambientes digitais modernos, com conteúdos atualizados e otimizados é fundamental atualmente para empresas de energia conquistarem credibilidade no mercado. E isso só será possível a partir de uma presença digital consistente.

E é possível, ainda, pensar mais à frente: o ambiente digital oferece ferramentas para que esse setor tradicional se modernize, ofertando novos serviços úteis e inovadores à população, não importando em qual ramo desse setor sua empresa atue.

Opções como o desenvolvimento de sistemas de inteligência artificial que possibilitem o mapeamento de padrões de consumo, acionamento remoto, leitura digital dos quadros de energia – há diversos novos serviços que podem ser criados para elevar não apenas a credibilidade, mas a relevância das empresas de energia em um mundo cada vez mais digitalizado.

Atrair mais clientes

Apesar de nem todas as empresas desse setor estarem à procura de novos clientes, aquelas que estão, como as que vendem soluções direto para empresas e consumidores finais, não podem deixar o ambiente digital de lado.

Ao investir no ambiente digital, cria-se um canal interativo direto com seus stakeholders. Isso impacta não somente na forma de comunicação, como também no potencial de vendas e negociações. A obtenção de leads, potenciais clientes que se fidelizarão à empresa, é amplamente possibilitada por soluções digitais.

Para empresas de energia, maximizar resultados, muitas vezes, envolve a fidelização de sua base. Oferecer serviços online e um atendimento proativo digital pode ser fundamental para vencer desafios e proporcionar uma experiência positiva para captar e reter clientes.

Relacionamento com stakeholders

O setor de energia é muito diverso, com empresas atuando desde processo de geração, transmissão e distribuição de energia até a venda de equipamentos industriais e residenciais, como geradores e placas fotovoltaicas.

Para cada uma, o ambiente digital deve ser desenvolvido com finalidades diferentes, mas para todas é muito importante manter um bom relacionamento com seus stakeholders, sejam clientes, fornecedores ou mesmo investidores.

Ambientes simples de usar, com as ferramentas adequadas para cada tipo de usuário e informações bem hierarquizadas, podem fazer total diferença para empresas do setor de energia. Tudo isso porque o bom relacionamento com stakeholders ajuda a criar e manter uma boa imagem e um bom posicionamento, valorizando a empresa junto ao mercado.

Conclusão

O mercado de energia é diverso em suas utilidades e aplicações. Empresas de energia, hoje, buscam investir na pesquisa e desenvolvimento, buscando formas de oferecer novas soluções para o mercado e ampliarem sua atuação e, com isso, suas margens. Investir no ambiente digital é parte dessa transformação de paradigma.

Inovações como a Indústria 4.0, Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid) – REIs -, a ascensão das cidades inteligentes (smart cities), o boom das energias renováveis e sistemas de monitoramento que ajudam a reduzir o consumo de energia são a ponta do que irá estimular mudanças disruptivas no setor de energia elétrica no futuro não muito distante. 

E, como você pode imaginar, uma presença “capenga” no digital será insuficiente para atuar e competir nesse cenário.

A responsabilidade de empresas de energia ocorre tanto com seu público consumidor quanto em relação aos órgãos reguladores de suas atividades. Equilibrar essas relações pode representar um grande desafio para a gestão da empresa. Além disso, há o desafio diário de administrar demandas de atendimento e de ordem técnica. Um ambiente digital robusto e moderno pode auxiliar nesse objetivo.