Página inicial | Segurança digital | Filtro de DNS: o que é e como ele pode ajudar no tráfego de dados?

Filtro de DNS: o que é e como ele pode ajudar no tráfego de dados?

Aposto que em algum lugar você já leu sobre filtro de DNS e ficou pensando: o que será que mais essa sopa de letrinhas pode fazer pela minha empresa?

Então você está no lugar certo! Nesse artigo vamos te mostrar o que é, como usar, qual o papel no tráfego de dados e outros pontos que temos certeza de que irão te ajudar a entender um pouco mais sobre o tema.

Acompanhe!

 

Afinal, o que é DNS?

Domain Name System (DSN) é um tipo de filtro utilizado com o objetivo de bloquear sites mal-intencionados, conteúdos inapropriados ou, até mesmo, perigosos, garantindo que os dados da sua empresa e dos seus clientes estejam seguros.

Ou seja, o filtro de DNS faz parte da estratégia de controle de acessos dos seus colaboradores a portais enquanto estiverem conectados à rede.

O DNS, em português Sistema de Nomes de Domínio, é essencial para o acesso de qualquer conteúdo na internet. Isso porque nada pode ser carregado antes que o processo do DNS ocorra, ou seja, ele equipara os endereços de IP em domínios, o que, de fato, facilita a vida dos usuários, já que não é preciso lembrar desses números complicados cada vez que forem utilizar o mesmo portal.

 

E como o filtro de DNS funciona?

Normalmente, os filtros de DNS funcionam da seguinte maneira: para endereços que possam ser ou são um risco para a segurança da sua rede, eles não resolvem o domínio para o IP.

Muitos desses serviços já utilizam listas, as famosas blacklists, para auxiliar nesse processo, que podem ser por domínio ou por endereço de IP. 

A maioria das listas de IPs utilizadas para esse tipo de filtragem incluem sites falsos destinados a crimes virtuais, phishing, malware, conteúdo adulto, entre outros.

Assim que a pessoa tenta acessar um domínio, o computador envia uma consulta ao resolvedor de DNS utilizado pela empresa. Caso seja algum site malicioso, o usuário não conseguirá acessar e, assim, não sofrerá nenhum tipo de golpe, como phishing.

 

E como funciona essa lista de bloqueios de IPs? Calma que vamos te explicar para você não ficar com nenhum tipo de dúvida:

 

Sites maliciosos

Ao evitar que páginas maliciosas sejam carregadas, o filtro de DNS evita que usuários, ao entrar nesses sites, baixem softwares que tem como objetivo realizar ataques a sua rede e, consequentemente, colocar as informações em risco.

 

Sites de phishing

Não é nenhuma novidade que um portal que utiliza phishing tem como o objetivo pegar informações de login e senha. Com o uso do dispositivo, é realizado um filtro para identificar os IPs que podem ser prejudiciais.

 

Como utilizar uma filtragem de DNS?

Existem vários tipos de filtros de Domain Name System que podem ser utilizados na sua rede, e cada uma delas tem as suas particularidades, principalmente quando falamos no nível de filtragem que será exercida.

Tanto nos filtros de DNS gratuitos quanto nos serviços pagos, para configurar esse serviço em sua rede e proteger o acesso à internet dos profissionais não requer ser nenhum especialista, mas é preciso ter o mínimo de conhecimento de configuração entregue pelo ISP (Internet Service Provider) para inclusão desse dispositivo.

 

Informação importante! Filtragem da web e filtragem de DNS são distintas. O primeiro refere-se a uma série de métodos que controlam o tráfego; enquanto o segundo, como já explicamos, é relacionado com o filtro de URL, palavras-chaves e conteúdo.

 

Como escolher os melhores serviços de filtro de DNS?

Bom, quando se trata de adquirir um dispositivo, um serviço etc., o que sempre recomendamos é, primeiro, saber claramente qual é a sua necessidade, avaliar quais as opções de mercado e se você poderá investir – e se é necessário nesse momento – em algo mais robusto.

Se você já tem essas respostas, então vamos partir para algumas das opções que o mercado oferece.

 

  • CleanBrowsing;
  • Cloudflare;
  • Comodo;
  • DNSFilter;
  • OpenDNS;
  • Quad9;
  • TitanHQ.

 

Lembre-se que, sempre que for adquirir ou até mesmo utilizar uma versão gratuita de qualquer sistema, é preciso pesquisar e avaliar corretamente se aquela é a melhor opção que a sua empresa tem no momento.

Desde que o mundo conheceu a internet, percebemos como ela pode nos conectar com o que quisermos e onde quisermos com apenas alguns cliques.

Infelizmente esses benefícios não são usados apenas para boas ações. Ter um dispositivo de filtragem de DNS é essencial para garantir a segurança da sua rede e, consequentemente, dos dados da sua empresa e dos seus clientes. Já pensou se seu site cai em um desses filtros?

Para que isso não aconteça, também é preciso investir na segurança do seu site. Como? Simples! A InCuca Tech, maior especialista em Segurança Digital para sites que utilizam a plataforma WordPress do Brasil, pode te ajudar!

Hoje, a maioria das falhas relacionadas com segurança podem ser evitadas ao adotar boas práticas, manutenção e manter plugins e tema do site sempre atualizados.

Além disso, preparamos um guia completo sobre Como Atualizar seu WordPress de Forma Segura, onde apresentamos os principais motivos para atualizar seu site e como aplicar as melhores práticas. Se mesmo assim ficar com alguma dúvida, fale com um de nossos especialistas!

banner guia atualizar wordpress

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
13 de junho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram