Página inicial | Segurança digital | Não dê chance para os hackers: Invista na Segurança de APIs do seu negócio

Não dê chance para os hackers: Invista na Segurança de APIs do seu negócio

O uso de APIs (Application Programming Interface), ou em português Interface de Programação de Aplicações, é muito comum e está presente em praticamente todos os sites, já que tem como função integrar dois ou mais sistemas.

As principais vantagens são redução do tempo de integração, pois não será preciso um desenvolvedor criando e instalando recursos para que as informações fluam entre aplicativos e/ou sistemas, sem contar a otimização de processos, uma vez que emite uma ordem para que o próximo passo aconteça assim que uma determinada ação é finalizada.

Uma vez que você otimizou o seu site com uma API ou aplicou para integrar aplicativos de pagamento, CRM ou qualquer outro, é necessário ter ações que protejam os dados durante todo o processo de transmissão e armazenamento. 

Acompanhe o artigo para saber mais sobre como manter a segurança em sua empresa ao implementar APIs ao seu negócio!

 

Por que a segurança de APIs é importante?

Em outros artigos já falamos sobre a importância da segurança dos dados do seu cliente e da sua empresa, já que cada vez mais os hackers têm inovado e conseguido brechas para sequestrar ou ocasionar vazamento de informações.

Esse tipo de situação pode causar um grande impacto negativo na imagem da sua marca e até mesmo no faturamento.

Pois bem, a API é um conjunto de padrões, instruções e rotinas usada para conectar serviços e transferir dados. Então é fundamental garantir a sua segurança para que não ocorram violações à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e prejuízos ao seu negócio. 

Lembre-se de que cada tipo de negócio movimenta diferentes dados sensíveis, como informações financeiras, pessoais, geolocalização ou até mesmo médicas.

Para atender a diferentes necessidades, existem distintos tipos de APIs: REST e SOAP. 

Mas qual escolher para o seu negócio? Calma que vamos mostrar a diferença entre elas.

 

API REST 

API REST é um conjunto de diretrizes com implementação flexível, leves e recomendadas para aplicações mobile, serverless e internet das coisas (loT).

 

API SOAP

API SOAP é um protocolo específico e incrementado, tornando as aplicações mais pesadas, mas oferece como resultado uma segurança integrada e transações em conformidade às maiores exigências empresariais. 

 

Então, na hora de decidir pela opção mais segura para o seu negócio, é importante contar com uma equipe de segurança capacitada e qualificada, como da InCuca, que é especialista em APIs.

 

Quais são as práticas recomendadas de segurança de APIs mais comuns?

De acordo com o tipo de dados que o seu negócio tem acesso e movimenta na internet, você deverá escolher protocolos e políticas de autenticação e autorização para tornar o seu ambiente seguro e, consequentemente, confiável.

Mas saiba que as maneiras mais comuns de fortalecer as APIs do seu site são:

  • Uso de tokens para garantir o controle de acesso a serviços e recursos a partir de identidades pré-definidas;
  • Emprego de criptografia e assinaturas para que apenas usuários cadastrados e de posse de uma assinatura possam acessar e modificar dados;
  • Estabelecimento de regras de cotas e limites de chamadas de API, assim seu site estará protegido contra os ataques de DNS e picos de serviço, além de ser um importante indicador de erro de programação em caso de alto número de chamadas;
  • Aplicação de gateway de API para controlar o tráfego de API, assim é possível controlar, autenticar e analisar o uso delas;
  • Monitoramento contínuo de vulnerabilidades, levando em consideração sistemas operacional, rede, drivers e APIs. Você pode aplicar sniffers para identificar falhas de segurança;
  • Uso de comunicações HTTPs, com aplicação de criptografia bilateral (entre cliente e servidor), reduzindo os riscos de segurança.

 

Como gerenciar e manter as APIs seguras?

É obrigação da sua empresa fazer o gerenciamento de APIs para garantir a segurança do seu ambiente online, que deve estar em pauta sempre - desde o momento de idealização do site até o desenvolvimento final. Por isso é tão importante a manutenção preventiva e frequente.

Você pode optar pelo desenvolvimento de protocolos customizados ou usar soluções de autenticação e autorização já reconhecidas e testadas no mercado.

Independente da sua escolha saiba que o fator decisivo para a segurança é o gerenciamento.

Listamos abaixo os três esquemas de segurança mais aceitos pelas plataformas de gerenciamento de APIs. Confira!

 

  1. O caminho mais simples é a autenticação básica caracterizada por ID/chave de aplicação, ou seja, a geração de duas sequências (nome de usuário e senha) por meio de um token. 

 

  1. Há também a possibilidade de uso de uma autenticação exclusiva através da chave de API, isso é uma sequência de caracteres gerados por um hardware. 

 

  1. E, por fim, pode-se usar um servidor de autenticação que verifica se é o usuário correto a partir de informações básicas do perfil; mais tecnicamente, acrescenta-se a openID Connect – OIDC, uma camada simples de identidade a estrutura bastante conhecida de OAuth.

.  .  .  .  .

Quer garantir segurança 24 horas para o seu site? Conte com o conhecimento da equipe de segurança da InCuca Tech, a empresa brasileira referência em WordPress, que mantém seu site atualizado e protegido contra invasões. Cuide da segurança do seu negócio. Fale agora mesmo com nosso time!

segurança digital

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
11 de julho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram