Página inicial | Performance digital | Otimização da taxa de conversão: 5 testes para aplicar

Otimização da taxa de conversão: 5 testes para aplicar

O que você tem feito para aumentar as conversões do seu site? Transformar um lead em cliente, certamente, está entre suas prioridades. Para isso, é necessário que o usuário realize algumas ações e avance no funil de vendas. Você pode dar um empurrãozinho nesse processo por meio da otimização da taxa de conversão.  

Você já ouviu falar em CRO? Descubra neste artigo o que é Otimização da Taxa de Conversão, sua importância para o Marketing de uma empresa e saiba como aplicar testes.

Boa leitura!

 

Por que a otimização da taxa de conversão é importante para o seu site?

Antes de mais nada, precisamos entender o conceito de Otimização da Taxa de Conversão, estratégia que ajuda seu site a ser campeão de vendas. 

 A Otimização da Taxa de Conversão, também chamada de CRO e “Conversion Rate Optimization”, tem como função a melhoria contínua dos elementos do site com o objetivo de atrair e converter o maior número de leads qualificados. 

Em resumo, o CRO ajuda a tornar o processo de vendas mais ágil e eficiente. Ou seja, aumentar o faturamento da empresa. Para que isso seja possível, é feito testes nos elementos disponíveis no site com o objetivo de entender como os visitantes atuam e a melhor forma de converter os usuários. 

Para não perder tempo e dinheiro, porque até mesmo o tráfego orgânico também tem um custo para a empresa, é preciso trabalhar com estratégias que aproveitem ao máximo o número de visitantes para encaminhá-los à venda. 

Vantagens do CRO para seu site:

  • Diminuição do CAC (Custo de Aquisição por Cliente);
  • Mais lucros com o aumento do ticket médio;
  • Tomada de decisões mais assertivas;
  • Otimização da experiência do consumidor;
  • Conhecimento aprofundado sobre o comportamento do cliente. 

Viu só porque você precisa implementar testes para Otimização da Taxa de Conversão? Aliás, você sabe o que é conversão? Vem descobrir com a gente agora. 

 

 Afinal, o que é uma conversão?

Conversão é um termo recorrente no marketing. Sendo assim, é de extrema importância para gerar mais lucros. Mas, você sabe o que isso significa?

A conversão ajuda a medir os resultados de uma estratégia de Marketing, servindo como um excelente parâmetro para compreender a eficiência de uma campanha.

Você pode dizer que houve conversão quando, por exemplo, uma pessoa que está navegando pelo site solicita um orçamento e vai para a base de leads do time comercial ou até mesmo, quando o usuário se cadastra para baixar um e-book.

Nesse contexto, a taxa de conversão é uma métrica que funciona como um termômetro para medir a eficácia das ações implementadas no site.  

 

Taxa de conversão e ROI: entenda a relação

Será que o ROI - Retorno Sobre o Investimento - tem relação com a Taxa de Conversão? Se você respondeu “sim”, acertou. 

O ROI é uma métrica que calcula o retorno atingido em um determinado investimento. Assim, é possível descobrir se as ações de marketing geraram lucro ou prejuízo. Sua aplicação é ampla, mas, ainda sim, está dialogando com a Taxa de Conversão. 

Quando falamos em estratégia de marketing, vários testes podem ser implementados para entender a assertividade das ações durante todo processo de compra, incluindo pré e pós-venda. 

Em suma, se deseja otimizar o ROI, um dos passos mais importantes é aumentar a taxa de conversão em cada etapa da jornada do consumidor com a marca.

Por exemplo, para melhorar a conversão em um site, é preciso olhar com mais atenção para alguns itens:

  • Geração de leads;
  • Tráfego;
  • Venda de produtos superiores ou pacotes de serviços maiores (Upsell);
  • Leads qualificados para vendas (SQL).

Ao mapear a jornada do cliente, é mais fácil entender os pontos de melhorias e desenvolver otimizações com mais assertividade, atingindo o objetivo final: atrair leads engajados e convertê-los em clientes.

 

5 testes para fazer a otimização da taxa de conversão no seu site ainda essa semana

Como falamos anteriormente, a Taxa de Conversão é uma métrica que mensura a eficiência de uma ação de marketing, baseada na quantidade de usuários que avançaram pelas etapas do funil de vendas. 

Chegar nessa taxa não é um grande desafio. Aliás, é bem simples considerando alguns fatores, como:

  • Número de visitantes que se tornaram leads;
  • Desses leads, qual a quantidade que resultou em oportunidades reais;
  • Quantos leads passaram a ser clientes.

Com isso, você pode identificar gargalos em cada etapa da jornada de compra. Além disso, para otimizar a taxa de conversão no seu site, você deve colocar em prática testes e outras ações eficientes, que você acompanha com a gente agora.

 

Faça testes a/b

Quer acertar nas suas estratégias e campanhas? O teste A/B é perfeito para esse intuito, além de ser uma medida barata e simples de trazer melhorias contínuas nas suas ações de comunicação.

Por meio do teste A/B, é possível colocar no ar duas versões do mesmo conteúdo e descobrir como o público se comporta em cada uma delas. 

Implemente hoje mesmo o teste A/B. Para te ajudar, temos um conteúdo focado nesse assunto. Confira! 

 

Utilize diferentes CTAs

 Ao invés de usar o clássico CTA “Inscreva-se já”, que tal inovar e tentar o “Comece hoje mesmo”?

Faça CTAs objetivos, claros e persuasivos. São essas frases de impacto que incentivam os visitantes a realizar uma ação dentro do site. 

 

Qualifique seus leads

Tenha um processo de vendas mais eficiente qualificando sua base de leads

Faça assim: separe os contatos mais interessados e com mais possibilidade de vendas. Para isso, você precisa conhecer bem sua audiência e fazer ajustes sempre que necessário. 

 

Otimize os posts que estão com maior tráfego

Sabe aqueles artigos do seu blog que alcançaram melhores resultados? Utilize-os para gerar mais conversões. Basta otimizar os pontos de maior visitas no seu site e aproveitar os conteúdos mais acessados para fazer uma oferta.

Ah, não se esqueça de usar um CTA bem atrativo!

 

Aposte nos chatbots para melhorar a experiência do usuário

Chatbot nada mais é do que um robô de atendimento. Com ele, você automatiza o trabalho dos atendentes, oferecendo respostas rápidas, inteligentes e eficientes aos usuários que chegam até sua marca.

O chatbot deixou de ser uma tendência e passou a ser um grande diferencial no meio digital. 

Como você pode ver, a conversão é o ponto de partida para um site alcançar bons resultados. Portanto, acompanhe frequentemente a Taxa de Conversão das suas estratégias. 

Para tornar seu negócio virtual ainda mais competitivo, invista na otimização da experiência do usuário. Para entender melhor como isso funciona, confira o conteúdo a seguir: A otimização da experiência do usuário pode ajudar a sua empresa a ser mais competitiva?.

 

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlogCUC CTAs LP Projetos LateralCUC W.02 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
16 de dezembro de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram