redirecionamento de url

Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Saiba fazer o redirecionamento de URL sem perder o SEO

Todo o seu website está pronto e o sistema de SEO (Search Engine Optimization) foi trabalhado e configurado, mas apareceu a necessidade do redirecionamento de URL ou até mesmo de mudar o domínio do site, mas as técnicas de SEO devem continuar com suas configurações iniciais? Em situações assim, surge a dúvida: como funciona o redirecionamento de URL para esse caso?

Para ajudá-lo a resolver essa questão, preparamos o conteúdo a seguir, acompanhe!

Como fazer redirecionamento de URL sem perder o SEO?

O primeiro passo é definir o objetivo principal, que provavelmente é fazer com que o usuário chegue naquela URL por meio do ranqueamento do site nos mecanismos de busca para que sua posição continue a mesma.

Aqui, o redirecionamento de URL é importante para manter toda e qualquer ação do usuário no site, já que ele não pode (e não deve!) se perder em meio à navegação, e muito menos esbarrar com um erro de redirecionamento. Existem diversas técnicas ligadas ao WordPress, incluindo plugins, que auxiliam o profissional a configurar esse tipo de redirecionamento de URL.

O redirecionamento de URL, conhecido pelo termo original redirect, quando não é configurado corretamente pode resultar em falhas que são identificadas e mostradas ao usuário em seu próprio navegador, assim que ele tenta acessar um certo domínio que não existe mais. Isso não pode acontecer, pois irá comprometer o interesse de seu público e a experiência junto à sua empresa.

Você já deve ter ouvido falar sobre alguns desses erros, por isso, apresentamos a seguir os principais códigos de redirect que você precisa conhecer.

Códigos de erro para redirecionamento de URL

500 – Internal Server Error (Erro interno do servidor)

Esse erro não apresenta detalhadamente qual pode ser a falha da URL, mas identifica que ela aconteceu diretamente com o servidor do site.

Nesse caso, algumas questões devem ser analisadas e levadas em conta rapidamente junto ao servidor para identificar e corrigir a origem do problema.

404 – Page not Found (Página não encontrada)

Esse erro mostra que o servidor não encontrou o redirecionamento de URL que deveria ser feito para aquele link. Ele pode ser resolvido facilmente, basta conhecer bem o site e conseguir efetuar o redirecionamento de URL de forma correta, com a dica que daremos a seguir.

Para que não aconteçam nenhum desses erros, é preciso que o redirect 301 seja configurado pelo profissional que vai operar o redirecionamento de URL sem cometer falhas no sistema de SEO do site. O redirect 301 é o caminho certo que o cliente deve seguir. É a “trilha para o pote de ouro”. Falamos anteriormente da importância de o cliente não se perder – de forma alguma – em seu site e é aí que entra esse redirect tão importante.

Com a instalação do redirect 301 no website, sempre que o usuário digitar seu domínio antigo que não existe mais, será feito um redirecionamento de URL dentro do próprio site, mesmo que não seja para o caminho que ele queria. Dessa forma, ele não sairá instantaneamente e muito menos desistirá de acessar seu site e/ou conhecer mais sobre ele.

A relação do redirect e do SEO é bem estreita, já que, como você deve saber, os robôs do Google estão sempre em busca de atualização e manutenção de todas as suas URLs, principalmente as que já foram configuradas no sistema de SEO e ele não pode encontrar nenhum link quebrado ou com algum tipo de erro interno, principalmente se o site estiver em uma ótima posição no buscador.

É importante considerar que existem diversos cenários em que esse redirect pode ser aplicado para o redirecionamento de URL ou URLs no site. Esses cenários devem ser considerados e estudados de acordo com seu objetivo final, seja ele conversão de vendas, geração de leads, instalação do domínio de segurança do site (conversão de HTTP para HTTPS) ou manter a configuração do SEO.

E então, a questão do redirecionamento de URL ficou mais clara? Você ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe sua mensagem nos comentários e até a próxima!