Conquiste o topo das buscas em 21 dias

Página inicial | Segurança digital | Segurança Digital: a prioridade número um do seu negócio

Segurança Digital: a prioridade número um do seu negócio

O trabalho de uma equipe de Tecnologia da Informação com foco em garantir a segurança digital do seu negócio deve ser constante e incansável. Os criminosos digitais não param de criar formas de enganar usuários e roubar dados e informações, e é por isso que não é possível baixar a guarda e deixar seu site desprotegido.

Sabemos que empresários e empreendedores apostam alto na internet para que suas companhias prosperem e evoluam, então não existe sequer a possibilidade de correr o risco de ter seu site invadido e ter seus dados (e dos clientes) roubados. 

Para te ajudar a entender a importância do cuidado da sua empresa no ambiente virtual, ao longo deste conteúdo explicamos porque essa segurança deve ser a sua prioridade número um. Boa leitura!

Afinal, o que é segurança digital?

Segurança Digital refere-se a todo tipo de proteção de informações no ambiente virtual e deve englobar a proteção de sistemas, redes, programas e dados.

Em 2022, foram noticiados ataques cibernéticos a grandes corporações no Brasil. Foram surpreendentes 103,16 bilhões de tentativas e o nosso país só ficou atrás do México, que sofreu 187 bilhões de ataques cibernéticos.

Esses ataques resultaram em sites fora do ar e, consequentemente, paralisação dos negócios, além da diminuição da confiança por parte de clientes e investidores. 

Em caso de falhas de segurança, há possibilidade de perda de acesso, sequestro de informações e exigência de resgate, interrupção do atendimento e dos negócios online, extorsão, etc. 

A implementação de protocolos de segurança é cada vez mais desafiadora, já que estamos cada vez mais conectados, em diferentes dispositivos, aplicativos e ferramentas, e os bandidos digitais são criativos e inventam novas formas a todo instante.

Por isso, ter um time de Tecnologia da Informação gerenciando suas plataformas digitais e criando diversas barreiras de proteção é fundamental para diminuir os riscos de sucesso nos ataques virtuais.

> Tudo que você precisa saber sobre segurança digital

Vazamento de dados e os impactos na segurança digital 

O vazamento de dados escancara a fragilidade nos protocolos de segurança das empresas. De acordo com dados de uma empresa especializada em privacidade, a SurfShark, o Brasil ocupou, no primeiro trimestre de 2022, o 12º lugar dos países que mais contabilizaram vazamentos de dados no mundo.

Essa posição aponta que 286 mil brasileiros tiveram os seus dados expostos na internet, sendo que foram reveladas, entre outras informações consideradas sensíveis, endereços de e-mails, senhas, números de telefone e documentos.

As ameaças também estão nas redes sociais. Somente em um incidente mundial do WhatsApp, no final de 2022, foram expostos dados de quase 500 milhões de usuários, sendo que pouco mais de 8 milhões deles eram brasileiros, segundo o Cybernews.

Ou seja, nenhuma empresa está segura e pode se colocar em zona de conforto, é preciso trabalhar incansavelmente na busca pela segurança, conquistando a confiança dos stakeholders, aumentando a percepção de valor da sua marca e crescimento dos resultados.

https://youtu.be/_9mB1UFofIU

Qual a importância da cibersegurança ser tratada como prioridade nos negócios digitais?

Os ataques digitais acontecem quando alguém tenta roubar, controlar ou destruir informações importantes de uma empresa e, em muitos casos, exigem dinheiro em troca da devolução. 

Por algum motivo, acreditamos que isso está longe de acontecer conosco, entretanto, esses ataques estão se tornando cada vez mais comuns e preocupando empresas com relação à sua segurança digital.

Por exemplo, em 2021, houve um aumento de 38% nos ataques ransomware, um malware que invade e tem como principal foco a extorsão, em todo o mundo em relação ao ano anterior. E no Brasil, esse aumento foi ainda maior, de 92%. Quando isso acontece com empresas, pode custar milhões de dólares para consertar os danos.

Sendo assim, é muito importante que as empresas invistam em segurança digital para evitar serem vítimas desses ataques. É claro que não é possível eliminar completamente esses riscos, mas a prevenção é fundamental para evitar que o seu negócio seja prejudicado e entre para as famosas estatísticas.

Como a LGPD pode otimizar a segurança digital?

Aos poucos a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) torna-se mais popular entre os brasileiros, que conhecem seus direitos e passam a exigir mais cuidado de parceiros e fornecedores. 

A LGPD define punições severas para as empresas que não protegerem os dados sensíveis de seus clientes. E se esses dados forem vazados, as pessoas que foram prejudicadas podem entrar com processo jurídico para buscar ressarcimentos diversos.

Ainda há muito para ser debatido sobre privacidade e riscos de exposição de dados, mas caminhamos para um amadurecimento da sociedade brasileira e, assim, oferecer mais segurança para usuários nos ambientes digitais.

4 erros que deixam a empresa vulnerável a ataques

Existem diversas boas práticas de segurança que podem proteger a sua empresa, entretanto, o excesso de confiança e até mesmo a falta de algumas atitudes essenciais faz com que erros aconteçam, tornando o negócio vulnerável. Citamos, a seguir, alguns erros que favorecem as estatísticas.

Não ter um planejamento de segurança 

O primeiro passo para proteger o site da sua empresa é ter um planejamento de segurança digital, o que chamamos de política de segurança cibernética. Esse plano protege as informações importantes de uma empresa e é baseado em cinco pilares: confidencialidade, integridade, disponibilidade, autenticidade e irretratabilidade

Algumas medidas que podem ser tomadas incluem criptografia, a instalação de sistemas antivírus confiáveis, realização constante de backups, o uso de VPNs (redes virtuais privadas), trocas de senhas e passwordless (autenticação sem senha)

Essas são algumas atitudes que vão ajudar a empresa a se proteger contra ciberataques e ter um planejamento de segurança efetivo.

Não fazer a gestão de vulnerabilidades do site

Um dos maiores erros que as empresas cometem é deixar de fazer a análise de vulnerabilidade constantemente. A análise de vulnerabilidade permite que a equipe de TI identifique brechas e fraquezas que poderiam ser usadas por hackers para invadir o site da sua empresa. 

Ao identificar essas vulnerabilidades, a equipe pode trabalhar para melhorá-las e aumentar a segurança do sistema. Aliás, essa gestão deve ser contínua para acompanhar a evolução dos hackers.

Isso significa monitorar as brechas e riscos que possam causar problemas de segurança e corrigi-los de forma rápida, a tempo de evitar que aconteça algum ataque.  Se você deixar de realizar esta gestão, pode não estar pronto para enfrentar as ameaças que surgirem.

Não investir em treinamentos da equipe

O mundo virtual está em constante mudança e existe a necessidade de se adaptar a elas o mais rápido possível e evitar transtornos e prejuízos, como os proporcionados pelos ataques cibernéticos.

Para se manter atualizado, é fundamental investir em treinamentos para as equipes e garantir que eles estarão preparados para enfrentar a situação em caso desses ataques. É melhor estar prevenido e com profissionais preparados, não é mesmo?!

Não contar com uma empresa referência em segurança e performance

Acreditar que sabe fazer tudo sozinho não é a melhor saída quando se trata da segurança digital do seu negócio, que deve ser a prioridade número um. 

Contar com uma empresa que te auxilie, como a InCuca, é indispensável. Com a nossa atuação, você garante monitoramento 24 horas, backups diários, atendimento e suporte personalizados, além de orientação técnica.

Prevenção: a palavra-chave do sucesso digital

https://youtu.be/JDEqTAUoScc

Não pense que seu negócio não é visado ou não corre riscos, pois os criminosos utilizam vírus, códigos maliciosos e táticas de engenharia social para roubar informações confidenciais em qualquer ambiente que possua brechas. 

A cibersegurança deve atuar para prevenir os ataques hackers e blindar o ambiente digital da sua empresa. Seguindo as melhores práticas de segurança, o time da InCuca mantém plugins e temas de websites e blogs atualizados. 

É preciso atualizar o WordPress frequentemente para evitar vulnerabilidades, como instalação de malwares, vírus e spammers, ter acesso a novas funcionalidades e garantir o melhor desempenho da plataforma.

A maior parte do trabalho é preventiva e busca mapear todas as falhas e vulnerabilidades dos sistemas para, assim, impedir que cibercriminosos se aproveitem de qualquer brecha para acessar e alterar dados.

Além disso, nossa equipe faz a ativação de ferramentas de monitoramento e traqueamento, realiza backups diários e melhorias quando necessário para aumentar a proteção. E claro, você ainda conta com atendimento e suporte para auxiliar de forma clara e transparente.

Outro tópico da segurança digital é a adequação às novas regras da LGPD e, para que seu site esteja atualizado sobre o assunto, disponibilizamos um modelo de Política de Privacidade para sua empresa.

A InCuca possui times de segurança dedicados a acompanhar e conhecer os novos golpes e ataques. Os clientes que optam pelo nosso serviço de segurança digital contam com monitoramento 24 horas por dia, segurança e suporte para minimizar os riscos de ataque ao seu site, aumentando a proteção e confiança da sua marca.

Ao escolher por um site WordPress, tenha um time de especialistas à disposição e conquiste aliados na proteção do seu negócio, além de gerar melhores oportunidades comerciais.

Quer saber mais? Receba uma apresentação e solicite uma conversa com um consultor!

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
Diretor da InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data. Coordenador da comunidade WordPress Floripa.
14 de abril de 2023

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram