Página inicial | Segurança digital | Segurança SaaS: conheça as vantagens e desvantagens de adotar esta nova tecnologia para o seu negócio

Segurança SaaS: conheça as vantagens e desvantagens de adotar esta nova tecnologia para o seu negócio

O modelo de negócios SaaS é uma forma de oferecer soluções tecnológicas via internet, vendendo-as como serviço. 

Nele, os sistemas são baseados na web, exigindo apenas a conexão com a internet para que o acesso se estabeleça. 

Desta forma, as empresas prestadoras de serviços não precisam instalar e fazer atualizações e manutenções de softwares e de aplicativos. 

Entretanto, essas empresas se responsabilizam por fazer a gestão desses acessos, garantir a política de segurança da informação, da conectividade e dos servidores que executam o serviço. É justamente por esse motivo, que se tornam uma boa saída para empresários no geral.

Acompanhe o artigo que preparamos para entender mais sobre as vantagens de implementar essa tecnologia em seu negócio.

 

A importância de adotar a Segurança SaaS 

Soluções de segurança SaaS têm o potencial de melhorar as defesas da rede enquanto reduz substancialmente os custos. 

À medida que o mundo se torna mais conectado e orientado à utilização da nuvem, as organizações de todos os tipos devem adotar formas de segurança baseadas na computação em nuvem SaaS para avançar. 

Afinal, ser digital é o único modo de acompanhar a evolução natural mundial e se a sua empresa não está adequada a esse modelo, com certeza perderá oportunidades de vendas e clientes. Mas não adianta nada acompanhar as mudanças tecnológicas e estar vulnerável

 

Conheça os desafios do SaaS em relação à segurança de dados

De todo modo, ainda que utilizar a segurança SaaS pareça relativamente fácil, existem questionamentos a respeito dos possíveis riscos à segurança da organização adepta do serviço.

Isso porque, as suas aplicações movimentam e armazenam uma grande quantidade de informações confidenciais, como dados de contas particulares e cartões de crédito de clientes.

A inserção de dados na rede, inevitavelmente expõe a organização à fragilidades, as quais podem resultar desde prejuízos financeiros até consequências jurídicas e de imagem.

O temor maior se relaciona a roubos e vazamentos de informações sigilosas, por exemplo. Por isso, há uma grande preocupação dos empreendedores no que se refere à garantia da segurança das aplicações em SaaS e proteção dos dados de clientes e da própria companhia.

Conheça a seguir os possíveis desafios do SaaS em relação à segurança de dados:

 

Instabilidade do modelo

Em caso de falência do provedor SaaS, para onde vão os dados estratégicos de seu negócio?  Brechas são abertas para riscos como violação e até perda de dados. Estar ciente dos termos e condições gerais do serviço para esses casos é fundamental.

 

Riscos no acesso de dados

Isso trata sobre o fornecimento de dados importantes do seu negócio para a gestão de terceiros. Além do mais, faz com que inúmeros usuários temam que as informações sejam acessadas por pessoas não autorizadas e, em consequência, sejam disseminadas, violadas ou excluídas erroneamente.

 

Problemas com transparência

Podem surgir diversas especulações sobre a qualidade e a confiabilidade dos serviços. 

 

Falta de controle direto sobre os dados

É o provedor quem irá gerenciar e atualizar o software, responsabilizando-se por armazenar os dados. Um serviço de qualidade e credibilidade pode garantir muitos benefícios nesse sentido. Por outro lado, um provedor instável pode trazer riscos de segurança graves à integridade da informação em casos de falhas.

 

O que uma boa estratégia de Segurança SaaS deve conter?

Um dos melhores benefícios é a redução de custos com manutenção técnica, exigência de um investimento inicial baixo, além de oferecer uma grande capacidade de adaptação do sistema e operação mais veloz e customizável do software.

Um dos principais cuidados em questão de segurança no ambiente digital, é repensar a nuvem pública e considerar a nuvem privada, especialmente se os dados armazenados no modelo SaaS forem sensíveis e críticos.

A nuvem privada, afinal, garante um servidor individual para armazenar seus dados corporativos, evitando que possíveis falhas de segurança e de gestão do prestador exponham dados sigilosos de clientes, informações estratégicas da organização e mesmo dados financeiros, evitando os crimes de vazamento, sequestro, violação ou perda de dados.

Um outro caminho interessante é a nuvem híbrida on premise. Neste modelo, é possível optar pela nuvem pública para hospedar dados menos críticos ou mais simples e a nuvem privada para armazenar as informações confidenciais e estratégicas da empresa.

O backup também é uma estratégia imprescindível para minimizar as falhas, potencializar a segurança e garantir a disponibilidade dos dados mesmo que ocorra algum problema ou imprevisto. 

A cópia periódica das informações e seu armazenamento em servidores seguros é a maior estratégia de segurança para garantir que a sua empresa continue tendo acesso aos seus dados sigilosos mesmo em caso de ransomware, falhas de hardware ou ataques cibernéticos. Para que isso ocorra, investir em uma estrutura robusta de segurança é uma excelente estratégia para os negócios de sua empresa.

É necessário contar com uma infraestrutura completa de monitoramento de rede, firewall, antivírus e criptografia. 

Para isso, nós da equipe InCuca Tech cuidamos da Segurança Digital de seu site WordPress, te ajudando a potencializar a segurança da informação para sua empresa e evitar ataques virtuais. Entre em contato agora mesmo e converse com um de nossos especialistas!

receba apresentação comercial

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
19 de julho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram