Página inicial | Segurança digital | Site em manutenção: não leia se quiser continuar perdendo vendas!

Site em manutenção: não leia se quiser continuar perdendo vendas!

Antigamente, era comum encontrar sites sem publicações e com apenas uma imagem gigantesca cobrindo quase que a página inteira exibindo mensagens como “site em manutenção” ou “site em construção”. 

E mesmo que essa memória pareça distante, podemos dizer que tudo isso não é mais do que um passado bem recente. 

Claro que essa situação já não é tão rotineira, até porque, com o passar do tempo e a evolução tecnológica natural, pode-se dizer que as pessoas passaram a deter mais informações sobre design de sites, fazendo com que fosse compreensível a ausência da rapidez e da eficácia na criação de um ambiente online naquele tempo.

Porém, atualmente, com o crescimento exponencial do mercado e consequentemente da concorrência mercadológica, um usuário acessar o site da sua empresa e encontrar uma situação semelhante àquela, com certeza despertará nele frustração e total desinteresse pelo seu produto e/ou serviço. 

Lembra daquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, não deixe lembrarem do seu site como algo que não teve utilidade. Por isso, acompanhe a leitura para saber mais sobre o impacto de ter um site em manutenção ou fora do ar.

 

Consequências de um site “fora do ar” ou “em manutenção”

Apenas para você entender a gravidade da situação, listamos algumas das consequências mais comuns para empresas que contaram com esse band-aid que mais serviu como uma facada para alargar o problema:

 

O seu cliente vai procurar uma nova alternativa

Isso significa que: ele vai procurar o seu concorrente!

Cada vez que um usuário for acessar o seu domínio para conhecer mais sobre a marca ou sobre o que você vende, se encontrar um site fora do ar, a primeira alternativa dele será continuar buscando o que ele quer, só que no site do seu concorrente.

 

Seu cliente ficará frustrado

A frustração do seu cliente pode gerar nele um reconhecimento negativo da sua marca. Ou seja, ele lembrará da sua empresa como algo amador e inexperiente. Isso sem contar a desconfiança que ele pode ter de achar que seu site não é seguro e ainda pode aplicar golpes.

Logo, uma venda agora ou no futuro será improvável.

 

Site em manutenção combina com taxa de rejeição

Sem um site funcional, a sua taxa de rejeição se torna significativa. Isto é, você vai gastar dinheiro para levar usuários para o seu domínio, e vai acabar não vendendo. Que baita desperdício de dinheiro, hein!

 

O Google vai se tornar seu inimigo

Sejamos sinceros e diretos: o Google indicará o seu conteúdo como irrelevante. Portanto, quando o site de fato for veiculado, o robô do buscador levará mais tempo para te indicar ao usuário, que pode ser um possível cliente.

 

Então, o que você deve fazer quando o site ainda está em desenvolvimento? 

Sugerimos que você adote um conjunto de ações e ideias conforme a situação do seu site. Confira algumas dessas dicas:

 

  1. Pense no público que vai acessar o seu conteúdo. É um cliente novo? Ele conhece a sua empresa? Que tal apresentar o seu negócio brevemente e explicar o que esse cliente encontrará ali? 
  2. Dê uma explicação objetiva e clara sobre o motivo do site da empresa não estar 100% disponível para navegação ainda e anuncie a data que a situação será regularizada. Uma boa ideia é usar o contador regressivo que gera uma expectativa no usuário.
  3. Deixe seus dados para contato (telefone, e-mail e redes sociais são essenciais) ou deixe um campo para que a sua equipe faça esse contato conforme a solicitação do cliente.
  4. Respeite a identidade visual da sua empresa, o que geralmente está intrinsecamente ligado ao logotipo e a paleta de cores da empresa.
  5. Nas Redes Sociais sempre deixe disponível o link da página que pode direcionar o seu cliente para o seu conteúdo e site.

 

Tudo isso te ajudará a melhorar a performance do seu site

 

Falando isso, você já analisou a performance do seu site? 

Se você está buscando fazer essa análise, com certeza o mais importante você já tem: a sua empresa no mundo digital.

Nesse caso, fique atento ao design, ao tempo de carregamento da página, aos canais de atendimento e se o tempo de resposta do seu time comercial é rápido.

Outra dica de ouro é ficar atento aos seguintes pontos:

  • Concorrência: como está o site dos seus concorrentes? Essa é a melhor forma de se aperfeiçoar
  • Velocidade: o carregamento do seu site demora mais de três segundos? Se sim, busque alternativas para melhorar este tempo
  • Muitos plugins: evite utilizar muito esse recurso, já que ele pode retardar o desempenho do seu site
  • Não esqueça, ainda, de avaliar a acessibilidade, o desempenho e as melhores práticas de SEO

 

E quem pode me ajudar a analisar a performance?

Simples! Os dados podem ser obtidos através de plugins instalados no seu site e ferramentas especializadas. Abaixo, você encontra uma lista de alguns que podem te auxiliar nesse processo:

  • Gtmetrix: mostra o problema que seu site possui
  • PageSpeed Insights: gera nota de quanto o site precisa melhorar
  • Pingdom Tools: realiza uma análise completa
  • Test my Site: apresenta estratégias de marketing e decisões mais assertivas
  • Webpage Analyzer: indica melhorias de desempenho e acessibilidade pela descoberta de erros
  • Webpage teste: compara visualmente e revisa de forma analítica
  • Website Grade: apresenta relatórios sobre responsividade, SEO e segurança

Para te ajudar, a InCuca Tech preparou o Guia Completo: Como analisar a performance do seu site, um ebook completo com os principais dados a serem analisados pela sua empresa, uma lista de ferramentas para auxiliar em sua performance e os passos para definir os objetivos para o seu negócio.

Clique aqui para descobrir como analisar a performance do seu site e garantir que o seu negócio está no caminho certo!

banner ebook guia completo como analisar a performance do seu site

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
18 de abril de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram