Página inicial | Performance digital | Sua taxa de rejeição está alta? A gente te ensina a reduzir!

Sua taxa de rejeição está alta? A gente te ensina a reduzir!

Já parou para pensar que, talvez, o site da sua empresa esteja sendo rejeitado? Essa é uma questão de extrema importância para negócios em geral. Afinal, se o seu cliente não está sendo conquistado no que deve ser a sua porta de entrada, o prejuízo pode ser gigantesco. 

Por esta razão é que você deve ficar atento à taxa de rejeição do seu site, já que através dela é que será medido o alcance de usuários que acessam o site e interagem com o conteúdo disponibilizado.

Neste artigo trazemos o que é a taxa de rejeição, a diferença entre rejeição e saída, como analisar e diminuir esta métrica tão importante para o seu negócio. Acompanhe!

 

Além da taxa de rejeição, existe a taxa de saída. Você precisa saber diferenciá-las!

Há uma diferença significativa entre os dois termos, e cada uma dessas taxas precisa ser olhada com atenção, afinal, a influência delas afetarão as marcações e a análise do desempenho do seu site.

A taxa de rejeição (ou Bounce Rate) só ocorre quando os visitantes saem do site acessando apenas a página de entrada, enquanto a taxa de saída é medida pelo abandono do conteúdo do site a partir de determinada página, independentemente desta ser a primeira página ou não visitada no site.

Um exemplo prático para ilustrar a diferença é o seguinte: imagine que um usuário visualiza um anúncio da sua empresa. Ele clica e é redirecionado para uma página do seu site. Ao apenas visualizar aquela página, sem clicar em nenhum botão ou link para visitar outras páginas, se na sequência ele sair, essa visita contará em sua taxa de rejeição.

Agora, imagine que esse mesmo usuário acesse seu site, visualize algumas páginas e caia em uma específica que o faça perder o interesse. Ele obviamente sairá do seu site. Essa saída, após ter interagido em outras páginas, contará para a taxa de saída.

Uma informação importante é que, ao analisar os dados do seu site, se perceber uma taxa de saída muito alta em determinado conteúdo, você pode ter o insight de que aquele conteúdo talvez não esteja sendo tão relevante para os seus usuários, e, assim, poderá melhorá-lo.

 

Você acompanha sua taxa de rejeição?

Saber se o seu conteúdo está sendo satisfatório é o divisor de águas no mundo dos negócios, já que é ele que atrai o seu público e o faz criar interesse em consumir o seu produto e/ou serviço, permitindo a aplicação dos “call to action” e envio de mensagens.

Portanto, acompanhar a taxa de rejeição é o único meio de evitar que o seu investimento em marketing, equipe operacional, hospedagem e manutenção do seu site, seja desperdiçado. 

Lembra do exemplo que citamos acima? Então, assim como a taxa de saída indica se um conteúdo está satisfatório, a taxa de rejeição também traz esse insight. A diferença é que se você coloca uma página como destino em um anúncio, e esta página tem alta taxa de rejeição, então você precisa rever o conteúdo, ou vai gastar muito dinheiro sem ter retorno.

Se você não acompanha e nem sabe como medir essa taxa, vem com a gente que te ensinamos!

 

Entenda de uma vez por todas como analisar

O caminho mais efetivo é através de uma análise detalhada, que permitirá que seja identificado o erro existente no site, ou no conteúdo, e que leva à rejeição que tanto falamos. 

São quatro fatores que precisam ser observados por você:

  1. Existência de link de terceiros. Ou seja, verifique os sites que estão direcionando o cliente para a sua empresa, como por exemplo, o Facebook.
  2. A sua empresa tem foco na criação de conteúdo? Sempre se preocupe com as palavras-chave que geram mais visualização para o site!
  3. Faça testes A/B em sua Landing Pages. Somente assim, saberá se as palavras chaves estão dando resultado. 
  4. Qual a página mais acessada no site da sua empresa? Verifique a taxa de rejeição dela, já que é o ponto central do seu cliente. 

Existem muitos sites com alta taxa de rejeição, o que acaba diminuindo o valor e qualidade das páginas. Por isso, estar de olho nesta métrica pode te ajudar a sair na frente da concorrência.

 

E como diminuir a taxa de rejeição?

Inicialmente, devemos nos preocupar se a taxa é alta para os novos visitantes. Eles indicarão o quanto seu conteúdo está interessante. Se ele não estiver, sua ação mais urgente deve ser melhorá-lo para que os próximos visitantes tenham interesse pelo o que você vende.

Para você não errar mais, dar um up no seu engajamento e se livrar da rejeição, fique atento à essas dicas:

  • Dê uma boa estrutura para os textos postados;
  • Evite parágrafos longos, pois os usuários gostam de ideias rápidas e destacadas;
  • Crie subtítulo e uma linha de continuidade em cada tópico;
  • Use bullet points: isso ajudará no recurso visual, ficará explicativo e organizará as ideias para o seu usuário;
  • Inclua links internos e CTAs. Acredite, eles ajudam (e muito) no engajamento;
  • Não fale sobre tudo em sua página inicial. Deixe o usuário curioso. Dessa forma, você incentivará a leitura de mais páginas. Mas fique atento! O ideal é apostar em termos como “leia mais” e “saiba mais”.

O segredo para engajar visitantes e mantê-los acessando de forma recorrente o seu conteúdo, assim como atrair novos visitantes, é produzir materiais que, de fato, sejam relevantes. É por este motivo, que as empresas estão sempre renovando suas estratégias. 

Revisar a estrutura do conteúdo apresentado é o primeiro passo para colocar tudo isso em prática. Lembre-se de atribuir títulos chamativos e autoexplicativos, que sejam capazes de alimentar a curiosidade dos usuários. É dessa forma que se aumentam as chances de consumo de determinados conteúdos.

 

Para recapitular e ajudar na produção de um bom conteúdo

Se o bom andamento do seu trabalho depende da visualização, a taxa de rejeição é péssima para o seu negócio. Entretanto, não se desespere, já que a existência da taxa é algo normal, principalmente se o seu site for de página única, como um blog, por exemplo. 

Para resolver esse problema, monte sua estratégia, verifique quem é seu público-alvo e facilite a leitura dos usuários.

.   .   .   .   .

Ainda ficou com dúvidas? Que tal falar com um de nossos especialistas? A InCuca Tech ajuda seu negócio a aumentar a performance de vendas, melhorando seus indicadores de desempenho. Solicite uma apresentação e descubra como sua empresa pode voar alto!

receba apresentação comercial

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
6 de abril de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram