Site lento, problemas de navegação... Seu cliente vai fugir de você!
Você planeja toda a experiência para o usuário da sua empresa online, gasta um tempo enorme pensando em cada detalhe e quando o cliente entra para fazer uma busca ou efetuar uma compra, o seu site está lento. Se ele não for um consumidor fiel da sua marca, pode ter certeza de que ele nunca mais entrará na sua página.
Três segundos. Esse é o tempo que você tem para iniciar a melhor experiência para o usuário do seu site, de acordo com a pesquisa Google/SOASTA Research 2017. Se ele demorar um pouco mais para carregar – e estamos falando de 5 segundos –, a grande maioria nem continuará logada em sua página.
Mas para deixar mais claro, trouxemos alguns exemplos dos problemas mais comuns e que geram impactos negativos para o seu negócio. Continue a leitura!
Hospedagem
Se não o mais importante, a hospedagem está no pódio em relação à velocidade de carregamento do seu site.
Caso ainda não esteja muito por dentro do mundo virtual, esse serviço armazena e disponibiliza todos os dados do portal e faz com que os usuários possam acessar de qualquer local do planeta 24h por dia.
Ou seja, para conseguir ter um site com um ótimo tempo de carregamento, é necessário investir em uma boa hospedagem.
E para saber se esse serviço está trazendo algum tipo de problema, o ideal é realizar constantemente testes de desempenho e, caso verifique algo suspeito, é preciso investigar as causas e fazer uma análise mais detalhada.
Outro ponto muito importante é entender qual o tipo de hospedagem que te ajudará mais.
Mas como assim? Existe mais de um?
Sim! Dá uma olhadinha:
Servidor compartilhado
O nome é bem explicativo: compartilhamento.
Muito utilizado por conta do baixo custo, principalmente com empresas de micro e pequeno porte, esse tipo de servidor divide com diversos clientes o mesmo espaço, seja uma CPU, internet ou memória.
Servidor dedicado
Mais espaço, recursos e controle: esses são os principais benefícios de se investir em um servidor dedicado para a sua empresa digital.
Um ponto negativo é que esse servidor é físico, ou seja, além de ocupar um grande espaço (seja da sua empresa ou um ambiente locado para isso), existe o risco de haver algum problema técnico e você perder praticamente todo o seu banco de dados.
Servidor em nuvem
Muito utilizada atualmente, essa opção é mais prática, flexível e viável financeiramente.
A grande vantagem é que ela fica na nuvem, facilitando o acesso e tornando muito mais prática a atualização de alguns recursos, como aumentar o espaço, por exemplo.
Velocidade
Você já verificou que o problema não é com a hospedagem, então como descobrir o que está trazendo lentidão?
Hoje existem diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar nessa descoberta. As mais usadas para verificar a velocidade de sites são Google PageSpeed Insights, GTmetrix e Pingdom Tools.
>>> Baixe aqui o GUIA COMPLETO: Como analisar a performance do seu site
Arquivos pesados
Hoje não há site sem ter imagens em alta qualidade, mas você sabia que ter um site com muitas imagens pode consumir todo o seu espaço de hospedagem e prejudicar sua velocidade?
Pois é, nada poderia ser perfeito!
Se você conseguiu identificar que isso está acontecendo, não precisa sair apagando todas as fotos do seu site. É recomendado que você reduza o tamanho delas e, além disso, utilize ferramentas como TinyPNG ou Compress JPEG para, assim, ter arquivos compactados antes de subir para a página.
Plugins
Como nossas avós já diziam: tudo em excesso faz mal. E com os plugins não seria diferente. E sabe por quê? Provavelmente, se você tem muitos plugins instalados, alguns não são compatíveis ou não têm a qualidade necessária para atender às necessidades do seu negócio online.
Tenha somente aqueles que, de fato, farão diferença para o seu site e que tragam um bom funcionamento, gerando novas vendas.
E se não estiver utilizando alguns ou perceber que não há a necessidade de manter instalado, a melhor solução é removê-los.
Atualização recorrente
Outra estratégia para evitar que o site fique lento é mantê-lo sempre atualizado.
Isso nem sempre é tão fácil assim, mas você pode contar com empresas especialistas que te ajudarão, como a InCuca Tech, que é autoridade em plataformas WordPress e possui o serviço ideal para alavancar o seu negócio. Solicite uma apresentação para saber mais sobre como deixar a manutenção do seu site em dia!
. . . . .
Gostou do conteúdo? Baixe agora o nosso GUIA COMPLETO: Como atualizar o seu site de forma segura e conheça os principais motivos para ter a atualização do seu site sempre em dia. Aproveite e fale com um dos nossos especialistas para te ajudar com esse processo!