Escrito por Kleiton

avatar

Tipos de site: descubra o melhor para sua empresa

Se você já procurou ferramentas e soluções para montar um site antes, é bem possível que tenha ficado um tanto desnorteado! Sem o conhecimento necessário, entender qual é a melhor estratégia para tocar esse projeto pode parecer um grande desafio. Os tipos de site possíveis são muitos. Você já pensou em qual pode servir melhor à sua proposta?

Por um lado, as formas para começar um site com pouco ou nenhum investimento são acessíveis. Por outro, sua empresa tem uma grande responsabilidade em associar sua marca com determinados tipos de site. Vamos falar um pouquinho mais a seguir sobre cada um desses diferentes modelos e como desenvolvê-los. 

Tipos de site: institucional ou dinâmico?

Mesmo sem definir um planejamento ou estratégia, temos mais ou menos uma ideia inicial do que seria um site institucional. Afinal de contas, ele é a base do conteúdo básico que um cliente buscaria no website de uma empresa.

Um site institucional conta com uma apresentação sobre a empresa, seu produto e/ou serviço, alguns cases e depoimentos e informações de contato – preferencialmente, com um formulário para essa finalidade. Dentre os tipos de site, parece o ideal, não é? Bom, sim e não.

Tipos de site: institucionais

Site institucional da Apino desenvolvido pela InCuca.

Definitivamente um site institucional é uma maneira funcional de começar sua presença digital. Ele mostra para que veio, apresenta sua empresa aos clientes e pode ser o ponto de partida para estratégias de marketing digital. Por outro lado, pode ser que somente um site institucional não seja o bastante. Nesse caso, temos o site dinâmico.

O site dinâmico é um dos tipos de site que incorporam tudo que o perfil institucional abarca. Mas, além disso, como o nome indica, ele permite atualizações e alterações de conteúdo com mais facilidade.

Geralmente, sites dinâmicos contam com um blog. Esse canal, para sua empresa, pode ser um grande game changer. Entre os tipos de site, o formato dinâmico dá mais facilidade para que se invista em estratégias de marketing de conteúdo. E não é só isso! Um site dinâmico pode se integrar a redes sociais da empresa, estabelecendo uma conexão.

Tipos de site: dinâmicos

Site dinâmico da Brognoli desenvolvido pela InCuca

Tipos de site de impacto: One Page e Hotsite

Às vezes, o site institucional ou dinâmico pode ser um pouco além do que um negócio pode alimentar. Já o One Page tem um layout que encaixa bem para a empresa que está recém-lançando um negócio.

Como o nome indica, toda a estrutura do site é baseada em uma página. O visitante navega entre todas as opções pelo menu, que simplesmente desloca a barra de rolagem para a seção indicada. Trata-se de uma interface enxuta e organizada, que pode passar uma boa primeira impressão visual para seus clientes.

Entre outros exemplos de tipos de site assim, compactos e pontuais, há o hotsite. O hotsite é mais pensado como um formato ideal para uma campanha. Se sua empresa está sediando um evento ou precisa gerar tráfego sobre um novo produto ou serviço, essa pode ser uma opção inteligente.

E o e-commerce?

Dependendo do seu segmento, pode ser irresistível a ideia de montar uma loja virtual. O comércio eletrônico está em franca expansão, e esse é um dos tipos de site que pode, sim, potencializar suas vendas nesse aspecto. Mas tome cuidado!

Dentre os tipos de site que mencionamos aqui, o e-commerce mexe com sistemas mais complexos. Você precisará integrar serviços de pagamento, frete, estoque e até mesmo canais de atendimento. Para tudo isso, é aconselhável buscar uma empresa que possa lhe auxiliar de modo profissional e especializado para não cometer erros que ponham toda a sua operação em risco.

Tipos de site: e-commerce da PlayLab, produzido pela InCuca

E-commerce da Playlab desenvolvido pela InCuca

Qual é a plataforma para desenvolver esses tipos de site?

Independentemente dos tipos de site apresentados, é preciso saber qual a melhor plataforma para desenvolvê-los. Por isso, vamos falar rapidamente dos serviços do Wix e WordPress.

Com o Wix, você cria um site rapidamente, com templates e até mesmo uma interface para loja virtual. Em contrapartida, você está limitado pela hospedagem no site da Wix. Trata-se de um serviço voltado para o público mais leigo, não exigindo conhecimento em desenvolvimento.

Por sua vez, o WordPress é um serviço que oferece tanto uma versão de site gratuito quanto uma plataforma de código aberto. Isso significa que você pode criar e personalizar um site  de domínio WordPress, com templates e formatos limitados. Ou, no caso da plataforma contratar uma hospedagem, instalar o WordPress em seu servidor e começar a criar seu site a partir disso.

Ambos são as plataformas mais populares atualmente, e permitem o desenvolvimento da maioria dos tipos de site que abordamos aqui. Porém, há limitações. O Wix segue um formato hosted. Ou seja, os servidores são do próprio Wix, o que pode deixar questões como segurança do site e gerenciamento mais engessadas.

Por outro lado, o WordPress oferece um universo de plugins com funções diversas para blogs, sites e lojas virtuais. Mas isso também pode ser um problema se você não tem conhecimento prévio para lidar com um CMS em uma plataforma tão aberta.

Nova opção de plataforma da InCuca

Mas e se fosse possível juntar as vantagens das duas plataformas, sem precisar pagar o que o mercado hoje tem cobrado por um site em WordPress (que pode chegar a R$ 20.000,00)?

A InCuca lançou recentemente uma nova plataforma de criação de sites, mais bonitos e elegantes, que podem ser configurados sem ajuda de designers ou desenvolvedores, a um preço muito abaixo do mercado. Conheça o Alpp.