Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

5 razões para abrir sua loja virtual

Ter uma loja virtual se tornou uma possibilidade interessante para a grande maioria dos estabelecimentos, que encontram nessa modalidade uma maneira de vender mais. 

Com a facilidade que se tem acesso à internet atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas optem pela compra online, pelas várias vantagens que ela oferece. 

A comodidade de receber o pedido em casa, assim como a oferta com preços mais baixos são dois grandes motivos pelos quais é possível perceber que o público está migrando para o consumo virtual. 

Segundo dados, em 2019 o número de compras pela internet chegou a 148,4 milhões, crescimento de cerca de 16% em relação a 2018.

Com isso, é possível perceber que se uma empresa especializada em venda, deseja aumentar o seu faturamento e o número de pedidos, ela deve pensar em abrir o seu e-commerce o quanto antes.

É importante considerar essa frente justamente porque as pessoas hoje passam grande parte do seu tempo utilizando a internet e visitando sites variados.

Desse modo, se elas encontram algo que querem ou precisam consumir, certamente aquele se torna o momento ideal para a compra. 

Leia mais: Investir no próprio e-commerce ou em marketplace?

Nesse sentido, é fundamental marcar presença online para garantir que a sua loja virtual seja vista e possa ser encontrada pelo público. 

Para ajudar na decisão de abrir o seu e-commerce, este artigo traz 5 razões que vão convencê-lo dessa necessidade. Quer saber quais são elas? Então siga na leitura deste conteúdo.

01. Ausência de limitações geográficas

Ter uma loja virtual quebra as barreiras geográficas que uma loja convencional possui para vender produtos como uma cantoneira de ferro, por exemplo. 

Afinal, nesse tipo de caso, é muito comum que o estabelecimento só consiga atender clientes que estejam próximos da sua localização. Já com um e-commerce o cenário é diferente. 

Isso porque pessoas de qualquer lugar do país podem fazer o pedido online e receber o produto via transportadora, permitindo que a área de atendimento do negócio seja expandida. 

02. Funcionamento ininterrupto

Diferentemente de uma empresa que só possua endereço físico, na loja virtual é possível disponibilizar os seus produtos 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Leia mais: Manutenção de site: por que fazer com frequência

Isso quer dizer que o cliente acessa a sua plataforma de vendas online e pode fazer um pedido de maneira simples e descomplicada, independentemente do horário ou do dia da semana.

Nesse sentido, um e-commerce especializado em produtos para pressurização de escadas, por exemplo, consegue atender o seu público-alvo de modo ininterrupto, oferecendo os seus produtos sem limitações. 

03. Investimento inicial baixo

Para abrir a sua loja virtual, não é necessário fazer um investimento tão alto como no caso de inaugurar uma estrutura física. 

Leia mais: Por que investir em um novo site?

Enquanto abrir e manter uma loja física funcionando pode ter altos custos para um empresário, o e-commerce pode ser uma oportunidade vantajosa de ampliar ou começar um negócio, sem que seja necessário investir altas quantias. 

04. Flexibilidade na rotina de gestão

Administrar uma loja virtual pode ser mais simples do que se imagina inicialmente. A começar, porque não é preciso estar preso ao período comercial, de modo que há uma flexibilidade em termo de gestão. 

Dessa forma, o empresário pode facilmente cuidar do seu negócio no momento que for mais conveniente, conforme a sua demanda diária. 

Depois, vale ressaltar que é possível administrar boa parte do e-commerce independentemente de onde se esteja. 

Com acesso à internet, parte dos cuidados necessários para a rotina de uma loja virtual podem ser feitos a distância, o que torna o gerenciamento muito mais simples e eficaz. 

05. Fortalecimento da marca

Quem tem uma gráfica especializada em etiquetas adesivas personalizadas, por exemplo, e deseja que o seu negócio cresça, fortalecendo a marca, deve apostar na abertura do e-commerce. 

Isso porque é fundamental que a empresa seja facilmente encontrada pelo seu público-alvo, de modo que estar acessível pela internet é o melhor meio de vender mais e de fazer com que as pessoas conheçam o estabelecimento. 

Leia também: Gestão de marcas para negócios digitais

Dessa maneira, torna-se possível até mesmo investir em frentes de atuação internacional, permitindo que pessoas de várias partes do mundo possam comprar com a sua loja virtual pelo reconhecimento que a marca possui. 

As 5 razões abordadas neste artigo mostram o quanto ter uma loja virtual pode ser a melhor maneira de fazer com que um negócio se desenvolva e potencialize os seus meios de atuação. 

Por isso, se você ainda não possui um e-commerce para o seu negócio, não deixe de considerar essa possibilidade e garanta um crescimento positivo no seu número de vendas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.