Escrito por Samuel Adiers Stefanello

avatar

Quais melhorias fazer em sites de empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia, embora tenham domínio sobre inovações e metodologias de ponta, não estão imunes aos desafios que acompanham um setor em rápido desenvolvimento. Assim, não é incomum que elas não consigam gerir suas próprias plataformas digitais da melhor forma possível. Se é o seu caso, mas você quer um momento de game changing, este artigo é o match perfeito.

Trouxemos aqui dicas sobre quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia para ter mais tráfego e conversões.

Como você sabe, nossa realidade ainda está longe daquele futuro high-tech apresentado em obras de ficção científica. Porém, ainda assim, esse é um momento de grande transformação tecnológica. E muitos avanços estão sendo feitos nesse exato instante. 

Isso quer dizer que as empresas de tecnologia estão em grandes holofotes e seus sites também. Como seus canais digitais estão sendo projetados nesse contexto?

Para darmos o start nessa mudança, neste artigo, descubra mais sobre quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia para seus canais evoluírem.

Quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia: dicas para um canal digital de resultados

Um ótimo site pode ser compreendido de várias maneiras. Entretanto, em última instância, podemos entender que um ótimo site é aquele que inspira sua persona a agir.

E essa ação pode ser baixar um whitepaper sobre seus produtos, fazer contato com um consultor de negócios, seguir uma trilha de conteúdos educativos, etc.  Mas, para isso, claro, é preciso que seu site atraia seu visitante ideal.

Veja agora quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia para seguir esse caminho.

1. Melhore seu ranqueamento nas pesquisas: como conseguir Featured Snippets

Sabe aquelas caixas de respostas que aparecem no topo dos resultados de pesquisas no Google, antes mesmo do primeiro ranqueado orgânico? Ele fez a lição de casa para conseguir seu Featured Snippet – e você também pode!

Isso pode representar um grande aumento no seu tráfego orgânico, conquista de autoridade no assunto e, possivelmente, um incremento em suas conversões.

Primeiramente, é preciso trabalhar seus conteúdos para que eles apareçam na primeira página de resultados, já que é dali que o Google puxa essas caixas de respostas. 

E, para isso, é necessário avaliar quais oportunidades seu site tem. Isso pode ser feito manualmente, detectando as palavras-chave para as quais você tem páginas ranqueando entre os primeiros resultados e, depois, checando se o termo está vago nas pesquisas para um Snippet.

Além dessa opção, você também pode utilizar ferramentas, como o SEMrush para identificar essas oportunidades para suas páginas – essa ferramenta possui exatamente essa funcionalidade. 

Um terceiro e eficiente caminho é utilizar o Magic Tool, no Keyword Analytics, que também possui o filtro de Featured Snippets. 

Independentemente do método escolhido, depois de encontrar a oportunidade certa, é hora de otimizar seu conteúdo apresentando nele uma lista, parágrafo ou quadro que apresente uma ótima resposta para ser mostrada nessas buscas. 

Depois disso, vá até o Google Search Console e, em Rastreamento, procure por Buscar como o Google. Lá será exibida a opção de inserir as URLs de seu site. Então, busque pela página de seu canal que foi otimizada para o Snippet. O Search Console irá detectar o conteúdo que você está buscando e apresentará a opção de Solicitar indexação.

A partir disso, o buscador reindexará a página e logo verá a atualização feita, o que pode levá-lo a identificar sua resposta como a mais adequada para o Snippet para aquela página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP).

Conquistar seu Snippet pode ser rápido ou levar um tempinho, é preciso ir acompanhando e, se não conseguir da primeira vez, refazer o processo até conseguir seu desejado Snippet e a posição zero do Google.

2. Aumente seu tráfego com palavras-chave long tail

Essas palavras-chave são menos disputadas (e mais baratas) e, quando bem escolhidas, podem trazer resultados mais eficientes, atraindo visitantes que realmente tenham interesse em sua solução.

Para detectá-las, ferramentas como Ahrefs, Moz, KeyWord Planner, Searchmetrics e SEMruch são ótimas aliadas. 

Você pode começar suas análises escolhendo um nicho mais segmentado para detectar as palavras ideais. Para empresas de tecnologia pode ser útil direcionar palavras ou até frases mais específicas (incluindo perguntas completas), mesmo que apresentem menor volume de pesquisas. Isso ajudará a trazer visitantes em potencial mais qualificados e interessados em suas soluções.

Para ter insights, você também pode utilizar o Google Search Console para detectar como os visitantes estão chegando ao seu site, como eles pesquisam sobre seus produtos, etc. A partir disso, você pode criar e otimizar conteúdos e páginas levando em conta esses achados. 

3. Ranqueie para as palavras mais disputadas do mercado

O Google não classifica sites. Apenas páginas da web são classificadas. Assim, a relevância para o ranqueamento de seu canal é criada página por página.

E isso também quer dizer que, na hora de pensar sobre quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia, você deverá ter em mente que as otimizações devem ser constantes. Por isso, as empresas de resultados acabam optando por contar com a força adicional de parceiros especializados para esse trabalho.

Pode parecer desafiador, mas saiba que os resultados logo começam a surgir. Por exemplo, nesse levantamento, constatou-se que a atualização de conteúdo em um site existente pode aumentar a sua classificação do Google em até 111%.

Veja algumas dicas para conseguir melhores resultados nesses ranqueamentos:

  • Evitar estratégias de Black Hat SEO;
  • Criar conteúdos realmente úteis e relevantes utilizando contextualmente a palavra-chave;
  • Fazer link building;
  • Utilizar a palavra-chave no SEO Title, no H1, no Title Tag, na Meta Description e outras posições da página (sem exageros ou Black Hat, claro);
  • Quando fizer sentido, publicar conteúdo longo com a palavra-chave de interesse (o tamanho médio do conteúdo que figura nos resultados da primeira página da pesquisa do Google é de 1890 palavras);
  • Utilizar no conteúdo termos que estejam semanticamente vinculados à palavra-chave;
  • Trabalhar para elevar a confiabilidade do site e a autoridade de seu domínio;
  • Criar Pillar Pages a partir da palavra-chave de interesse.

4. Aumente o tempo de permanência nas suas páginas

Outro objetivo importante para orientar sua estratégia de quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia é aumentar o tempo de permanência dos visitantes em suas páginas. Isso porque essa é uma das principais métricas utilizadas pelo Google no ranqueamento, já que ela é um indicador de qualidade e relevância das páginas.

Ter conteúdos relevantes, alinhados aos interesses e que contribuam para resolver as dores de sua persona é o ponto básico para isso. Mas, além disso, é fundamental garantir que a página tenha boa escaneabilidade, dividindo seus conteúdos em parágrafos curtos e em intertítulos, utilizando listas, imagens e outros recursos. 

E então, ficou mais claro agora determinar quais melhorias fazer em sites de empresas tecnologia? Lembre-se de que a InCuca é especialista em evoluir negócios digitais trabalhando junto com empresas de tecnologia. Fale com nossa equipe e descubra mais sobre como podemos ajudar sua empresa nessa jornada!