Página inicial | Segurança digital | 6 estratégias para otimizar custos de TI

6 estratégias para otimizar custos de TI

A tecnologia vem ganhando cada vez mais relevância nos negócios e, consequentemente, conquistando mais espaço no orçamento das empresas. No ano de 2021 a média de gastos e investimentos em tecnologia representou 8,7%, segundo a 33ª pesquisa do uso de TI nas empresas, realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP.

Com a pandemia da Covid-19, as empresas aceleraram a adoção de tecnologias no ambiente de trabalho e a área de TI deve continuar sendo protagonista no longo prazo por conta da adoção de novos modelos de trabalho, como home office e híbrido, reforçando a importância da força de trabalho ter acesso a informações na nuvem.

E isso também deve se manter para a automatização, com o uso de ERPs (sistema integrado de gestão empresarial) e CRMs (Customer Relationship Management – gestão de relacionamento com cliente), inteligência de dados e muito mais.

A transformação digital é fundamental para quase todos os negócios, mas sabemos também que para o gestor é fundamental reduzir custos. Por isso, preparamos especialmente para você esse artigo com estratégias de otimização de custos. Boa leitura!

 

Saiba por que é importante investir em TI

A Tecnologia da Informação (TI) não deve ser vista como um simples centro de custo, mas sim como uma área estratégica e facilitadora do negócio.

Com ela é possível aumentar a escala da operação do negócio, agilizar e melhorar processos, oferecer soluções flexíveis e o que mais for interessante para o negócio.

Para facilitar a tomada de decisão, vale acompanhar de perto os indicadores de desempenho e priorizar as ações com melhor expectativa de resultado ao longo do tempo.

 

Melhores práticas e processos para serviços de TI

Adotar as melhores práticas de TI exige atenção ao todo e o planejamento deve considerar a integração de pessoas, processos e tecnologias.

O gestor deve estar sempre atento e atualizado em relação às novas tecnologias, fazer benchmark etc. O ideal é que  entenda a importância da infraestrutura de TI e que busque entregar os melhores serviços de TI para elevar o desempenho e o faturamento do negócio.

Além disso, a organização deve ter em mente que a redução de custos nesta área deve ser vista sob o prisma de otimização e não simples corte de valores aplicados, bem como algo evolutivo e contínuo.

 

Como otimizar as funções e despesas de TI?

Listamos aqui as seis principais estratégias para otimizar os custos de TI da sua empresa. Confira:

 

Serviços compartilhados

Compartilhar serviços propicia economia em escala. Então, a primeira estratégia é compartilhar serviços de TI nas unidades de negócios. A escolha de uma boa plataforma de tecnologia deve levar em conta a necessidade das distintas áreas envolvidas e pode resultar em economia de até 25% em 36 meses.

 

Infraestrutura na nuvem

Trabalhar na nuvem é uma tendência de mercado, por isso recomendamos ter uma política de priorização na nuvem ou cloud first que ofereça opções de infraestrutura até software como serviço. Ter a infra da sua empresa baseada na nuvem aumenta a escalabilidade do negócio, tornando o desenvolvimento sustentável e gerando eficiência de custos ao longo do tempo.

 

Consolidar Data Centers

Sua operação está crescendo e o gasto com manutenção de data center também? A melhor alternativa para otimizar custos é consolidar e modernizá-lo para uma arquitetura cloud híbrida e ainda economizar de 10% a 20%.

 

Gestão da força de trabalho

Ao observar tarefas repetitivas e maçantes, busque por recursos tecnológicos que permitam a automação ou auto atendimento por parte dos clientes.

Saber aplicar com maestria sua força de trabalho otimizará recursos financeiros valiosos na folha de pagamento e tornará o seu ambiente de trabalho mais atraente para os talentos.

O uso de bots já é realidade e aumenta a capacidade de atendimento e resolução de problemas simples e rotineiros, liberando trabalhadores humanos para atividades mais criativas e inovadoras, o que tornará a sua empresa mais competitiva no mercado

 

Terceirização de TI

Não é de hoje que contratar bons profissionais de TI é um desafio, então contar com o seu colaborador focado na estratégia do negócio é uma ótima forma de otimizar os resultados.

Uma excelente estratégia para isso é terceirizar os processos operacionais, como monitoramento, planejamento, controle e melhorias para uma empresa referência de mercado, como a InCuca Tech. 

Desta forma, você passa a operar com a ajuda de especialistas, subindo a régua de qualidade e segurança, além de ter um investimento bem menor. 

 

Racionalizar e padronizar Data Centers

Grande parte do orçamento de TI é destinada para a gestão e manutenção do portfólio de aplicativos. Por isso, padronizar e racionalizá-lo pode representar uma economia de 15% a 25% do orçamento do aplicativo. Ótimo, não?

 

.  .  .  .  .

Você sabe que é possível otimizar os custos de TI e contar com a melhor consultoria do mercado brasileiro na plataforma WordPress? É isso mesmo! Agende agora uma conversa com o time da InCuca Tech. Juntos vamos traçar a mais eficiente estratégia para o seu negócio!

receba apresentação comercial

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
27 de julho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram