Como criar um site

Escrito por Kleiton

avatar

Como criar um site: questões técnicas essenciais

Você quer criar um site, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo! É comum o sentimento de dúvida, especialmente quando se trata de como criar um site para seu negócio, um projeto que envolve tantos aspectos que merecem sua atenção, principalmente a parte técnica.

Talvez você tenha uma ideia vaga do que precisa ser feito, até já pensou em usar uma ferramenta gratuita de criação de sites, mas lhe falta domínio técnico para colocar esse projeto no ar, não é? Ou mesmo dar o primeiro passo pode parecer exigir algo que está além do universo que você conhece.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos mostrar alguns dos primeiros passos na hora de planejar como criar um site. Se você precisava de um caminho para iniciar ou fazer com que seu projeto comece a tomar forma, não deixe de ler nossas dicas e descobrir o que é preciso para criar seu site já!

Como criar um site: questões técnicas essenciais

1. Contrate um domínio e serviço de hospedagem

O domínio nada mais é do que o endereço de seu site. Existem serviços que oferecem plataformas gratuitas já com domínios pré-estabelecidos. No entanto, é indicado que se invista no nome de sua empresa ou projeto, garantindo assim maior autoridade e credibilidade para sua marca. Afinal, um domínio www.suaempresa.com.br parece bem mais profissional do que um www.abcd.efg.com/suaempresa, não é mesmo?

Dica: Escolha um domínio simples e fácil de lembrar para a sua empresa

Nesse contexto, saiba que é possível contratar um domínio em diferentes sites, como o Registro.br ou HostGator. Além de escolher seu domínio, é preciso escolher também o sufixo. Os mais populares são o .com ou .com.br mas, dependendo da sua proposta de como criar um site, é possível utilizar sufixos diferentes como .info, .biz,, .edu, entre outros.

Após conferir a disponibilidade do nome do domínio ao criar um website, certifique-se de que ele tenha um endereço fácil de entender, curto e relevante para seu público de interesse – isso é, sua persona.

Ainda, tenha em mente que os serviços disponíveis de contratação de domínio costumam também oferecer o serviço de hospedagem. É importante consultar os planos e checar quais têm opções feitas sob medida para a demanda de seu projeto. Criar um site que demande bastante conteúdo audiovisual, por exemplo, pode exigir um serviço de hospedagem mais robusto.

2. Mantenha a segurança de seu site

Ao projetar como criar um site, é essencial que seu planejamento contemple ações para estruturar a segurança de seu canal digital. Isso inclui sites institucionais, embora muitos, ainda iniciando sua presença digital, pensem que a segurança só é aplicável para sites de e-commerce ou que lidem mais direta e intensamente com dados de leads e clientes.

Como criar um site: segurança

As opções de segurança estarão ligadas ao serviço de hospedagem contratado. Em uma hospedagem compartilhada com outros domínios, por exemplo, seu site pode estar propenso a eventuais problemas caso a plataforma utilizada não seja robusta e segura o suficiente.

A escolha do CMS (plataforma) de seu site é também um importante ponto em relação à segurança. Certificados que assegurem criptografia robusta na troca de informação (como o SSL e o HTTPS), além de protegerem o usuário, já fazem com que criar um site seguro possa posicioná-lo melhor em buscas orgânicas em sites como o Google.

3. Priorize uma rotina de suporte e manutenção

Criar um site envolve saber lidar com a proteção de todas as suas informações. Nesse contexto, é preciso ter claro que o projeto não é finalizado com o site no ar, simplesmente. Rotinas de manutenção do código fonte, isso é, do backend do site, são importantes para que ele se mantenha responsivo e compatível com todos os dispositivos e de acordo com as boas práticas de desenvolvimento.

Outro ponto crucial da manutenção de sites são os backups. Desde o momento da criação até a sua atualização mais recente, é necessário que se tenha uma rotina diária que atualize dados, reveja conteúdo e possa, em caso de problemas técnicos, restabelecer uma versão funcional do site.

Já tem um site e precisa apenas de suporte e manutenção? Fale conosco.

Dica bônus sobre como criar um site

O projeto de um site exige atenção constante mesmo após seu lançamento. A criação de conteúdos, a manutenção e a otimização diária são prioridades a serem pensadas ao se criar um site que possa, de fato, atender as necessidades de sua estratégia e gerar resultados sólidos para seu negócio.

Embora criar um site em si seja uma tarefa acessível e mesmo possível para leigos, as exigências para que projetos se desenvolvam e possam impactar positivamente no planejamento de seu negócio são altíssimas. Isso porque é preciso um envolvimento diário com ações como atualização, otimização, SEO, criação de conteúdo e monitoramento o que pode comprometer a sua atuação em outras frentes e ações estratégicas do negócio.

Dessa forma, é recomendado contar com um desenvolvedor ou uma agência especializada em desenvolvimento de sites, como a InCuca, que possa agilizar e consolidar seu projeto enquanto você assume outras atividades importantes para o escopo de sua empresa.

Gostaria de saber mais sobre não apenas como criar um site, mas, de fato, potencializar suas possibilidades em relação à estratégia de seu negócio? Então, conheça mais sobre o serviço de desenvolvimento de website da InCuca. Aguardamos o seu contato!