Página inicial | Performance digital | Pop-up para alavancar sua estratégia de Marketing

Pop-up para alavancar sua estratégia de Marketing

Você criou um site bonito, com navegação amigável e informação de qualidade, mas ainda assim os seus resultados não melhoram?

Infelizmente isso pode acontecer e é importante você lembrar que no ambiente digital quem está no comando é o usuário.

Por isso é tão importante mapear e acompanhar constantemente a jornada dele em seu site e, claro, fazer as correções necessárias para que o cliente não se disperse e consuma mais conteúdo interessante e, consequentemente, efetue suas compras.

Porém, você já imaginou ter uma ferramenta que garanta atenção total e exija uma ação do usuário para seguir com a navegação? Isso mesmo! O pop-up pode ser a cerejinha que faltava para o seu site vender mais.

Confira esse artigo que preparamos especialmente para que você saiba como fugir da cilada de ter um pop-up intrometido que gera uma experiência ruim ao usuário e transformá-lo em um recurso para alavancar sua estratégia de Marketing Digital.

 

O que é um pop-up? 

Antes de entrarmos no tema mais complexo de usar ou não um pop-up, é importante deixarmos claro o que é um pop-up: uma janela que salta na tela quando você está navegando em algum site, loja virtual, blog, portal de notícias, entre outros.

 

Quanto mais pop-up melhor?

Nem sempre essa máxima é verdadeira.

Você sabia que existem diversos tipos de pop-up? Isso mesmo, então para aplicá-lo corretamente em seu site ou blog é muito importante conhecer as opções disponíveis e a que melhor se adequa ao tipo de navegação do seu usuário.

 

Pop-up por clique

Esse tipo de pop-up é acionado quando o usuário clica em uma determinada área do seu site. Nesse caso, vale muita atenção, pois o uso indiscriminado pode significar interrupção abrupta na navegação, irritação do usuário e abandono do site.

 

Pop-up por scroll

Uma pessoa está navegando no seu site e, ao atingir um ponto específico de rolagem da página, um pop-up surge em sua tela.

Para que o pop-up potencialize a navegação, é preciso que o conteúdo esteja alinhado ao conteúdo exposto até ali e que ofereça algo extra ao usuário, como acesso a um e-book, promoção exclusiva, dica extra etc.

 

Pop-up na saída

Ninguém quer perder um usuário que não converteu, não é mesmo?

Então vale tentar uma tática de pop-up na saída ou exit intent como um último recurso para recapturar a atenção do cliente e sugerir uma nova ação em seu site. 

 

Pop-up por tempo

Essa modalidade exige que você conheça muito bem o perfil dos usuários do seu site e o tempo médio de permanência em cada página, pois de nada adianta ativar um pop-up de 90 segundos quando a taxa de permanência está em torno de 47 segundos, ou seja, o pop-up nem seria ativado, não cumprindo assim com a sua função. 

Utilizar o recurso por tempo é interessante para o caso de conteúdos mais densos ou com muita dispersão na página, já que assim você pode sugerir uma ação para o internauta depois de determinado tempo de navegação.

 

Vantagens dos pop-ups

Os pop-ups são ferramentas que apresentam ótimas estatísticas de conversão.

Segundo Neil Patel, um dos maiores especialistas do Marketing Digital, o pop-up oferece uma última chance de conversão ao seu cliente, conquistando em média 17% de melhora na performance.

Outra boa prática de utilização é para atender a obrigações legais, como notificações sobre uso de cookies e verificação da idade do usuário para conteúdos restritos.

Os pop-ups são uma ótima opção para capturar leads, divulgar novos produtos, promover conteúdos etc. Lembre-se de caprichar no layout e formato do pop-up para chamar a atenção do seu usuário e de entregar uma informação relevante e CTA (call to action) instigante, despertando assim o interesse de clicar ou seguir com a ação recomendada.

Vale também acompanhar os resultados do pop-up e fazer testes A/B para buscar sempre a otimização da performance.

 

Desvantagens dos pop-ups

Fique atento, pois o Google já anunciou penalizações para os sites que abusam de pop-ups que tornam o conteúdo principal menos acessível, ou seja, aqueles que podem atrapalhar a experiência do usuário.

O uso de pop-ups não deve cobrir o conteúdo principal enquanto um usuário visualiza a página ou o que o force a fechá-lo para continuar tendo acesso ao texto. Além disso, é necessário ficar atento em especial aos layouts de pop-up para dispositivos móveis em que o usuário pode ter sua experiência bastante prejudicada.

 

.  .  .  .  .

Devemos sempre ter em mente que priorizar a experiência do usuário e oferecer uma navegação simples e fluída em nosso site pode otimizar os resultados de conversão. Mas contar com uma estratégia de pop-up correta e otimizada pode alavancar ainda mais a sua estratégia digital. Conte com o time da InCuca Tech, especialista na criação de sites de lojas virtuais na plataforma WordPress, para transformar o pop-up de vilão intrometido em coadjuvante no seu plano de Marketing.

projeto digital starter

CUC CTAs LP Orcamento LateralBlog7 passosCUC W.01 CTA LateralBlog

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Lucas Adiers Stefanello
15 de junho de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram