Conquiste o topo das buscas em 21 dias

Página inicial | Performance digital | 3 graves problemas de ter um site lento

3 graves problemas de ter um site lento

Velocidade é um fator decisivo no projeto de um website. Um site lento, no cenário atual, pode trazer problemas para sua estratégia e para os resultados de seu negócio. Mas o que seria essa lentidão? Quais são os parâmetros que o mercado segue para determinar o que é uma boa performance?

Podemos começar com um dado que pode parecer chocante: um site que demora mais de dois segundos para carregar já é muito lento. Pois é.

De acordo com estudos de benchmark, depois de três segundos de espera, 40% dos visitantes do site já abandonaram o canal.

O bounce rate, métrica que indica os visitantes que saíram da página principal, tem uma média de 42,9%. Isso para cliques originados de pesquisas do Google. Ou seja, a esmagadora maioria. Mas o que isso representa na prática? Quais são os problemas que devemos focar para melhorar a performance digital quando se tem um site lento? E, por fim, o que deve ser feito? Tire essas e outras dúvidas a seguir!

1. Site lento prejudica a conversão de leads

Vivemos em um constante estado de ansiedade digital. Seus leads, isso é, potenciais clientes que visitaram seu website, precisam ser convertidos. Entretanto, a conversão de um site lento é prejudicada em seu princípio mais básico: o interesse do seu público-alvo.

Se seu perfil encontra uma barreira antes mesmo de chegar ao seu conteúdo, você perdeu essa oportunidade de conversão.

O esperado hoje, é que uma loja virtual carregue, em média, em 2 segundos. Sites com problemas de performance perdem 2% de conversão para cada segundo além disso. É o que mostra uma análise do Walmart sobre o tempo de conversão em seu site. Se uma gigante do e-commerce sofre com a perda de conversão, imagine o site de sua empresa?

Mulher chateada com site lento

Sendo assim, quando lidamos com a baixa performance de um site, lidamos com uma limitação na conversão de leads. Conforme dados, a média de taxa de conversão está em 1,4%. O ideal para se destacar estaria acima dos 3%. Para atingir esses números, é preciso se prevenir contra a possibilidade de um site lento. E os motores de busca também reagem a isso, como veremos agora!

2. Sites lentos perdem relevância nas buscas

A busca orgânica é vital para que o site se destaque e atraia tráfego. Um site lento, portanto, sofre com a perda de relevância. A indexação do Google, por exemplo, toma mais tempo caso seu site tenha problemas de performance. Em casos extremos (mais de 2 segundos), é possível que ele até interrompa a indexação das páginas. Isso afeta resultados de busca e custa potenciais clientes pela deficiência na otimização de sites.

Como estamos vendo, páginas lentas são levadas em consideração e isso não pode ser ignorado. Precisamos sempre otimizar os mecanismos de buscas (SEO) tendo em conta como a experiência de navegação pode ser mais ágil. Isso vale tanto tecnicamente quanto em relação ao design.

3. Seu concorrente se fortalece quando seu site sofre

O bounce rate, como vimos, exerce um grande impacto. Praticamente metade de seu possível público não estará mais lá se o seu site demora mais de 2 segundos carregando. E para onde vão esses cliques que não converteram? Exatamente, para seu concorrente!

Leia mais

O que focar na hora de dar manutenção no seu site

Manutenção de site: por que fazer com frequência?

Estabelecer um site no mercado e tomar a frente para educá-lo não é fácil. Quando sua estratégia é prejudicada por ter um site lento, então, pode ser impossível. Lutar contra a lentidão de seu site é parte importante em uma estratégia que busca estabelecer confiança com seu público em primeiro lugar.

E como resolver a questão do site lento?

Em primeiro lugar, um site lento não é um problema permanente. Com práticas de manutenção adequadas, é possível reverter esses problemas e manter a estratégia nos trilhos. No entanto, isso exige ação especializada.

Lembre-se, um site lento e com baixa performance demanda um cuidado especial e constante. Atualizações de plataforma, otimização do backend - tudo isso depende de conhecimento especializado. Do contrário, é possível que o site, além de lento, possa ser inutilizado na tentativa de conserto!

Destacar-se no Google, construir uma boa percepção no mercado e gerar leads são tarefas desafiadoras. Por que então deixar que um site lento agrave os problemas que nós já enfrentaremos com essas estratégias? Conte conosco para trabalharmos juntos na evolução digital do seu negócio.

WordPress seguro e atualizado

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
Diretor de TI na InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data e especialista no desenvolvimento de projetos digitais.
30 de julho de 2019

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram