Página inicial | Segurança digital | O que é SPF: Saiba como aprimorar a sua Segurança Digital para proteger a reputação de sua empresa

O que é SPF: Saiba como aprimorar a sua Segurança Digital para proteger a reputação de sua empresa

Em um time de Marketing, é essencial que os gestores tenham os devidos cuidados e estratégias para cuidar dos canais digitais da empresa. 

Por exemplo, pelos correios eletrônicos, imagine que seu público comece a receber e-mails indesejados em nome de seu estabelecimento. Com certeza isto gerará muitos prejuízos, já que seus e-mails poderão ser considerados como spam e deixados de lado. 

Além disso, pode ocorrer o comprometimento do dispositivo do destinatário através de malwares ou anexos maliciosos

Certamente você deve estar se perguntando: “Mas por que isto ocorre?” ou “Como posso resolver essa situação?”. 

Não se preocupe! Até o final deste artigo você aprenderá como aperfeiçoar a Segurança Digital do seu negócio.

 

Você já ouviu falar de Sender Policy Framework (SPF)?

A situação acima ocorre quando o Sender Policy Framework (SPF) não está ativo em seu servidor. SPF é um sistema de identificação que evita que outros domínios enviem e-mails para seu público, impedindo que o mesmo receba e-mails inconvenientes em nome de sua empresa. 

Este protocolo funciona da seguinte forma:

  1. O sistema verifica se os e-mails foram enviados pelo mesmo servidor contratado por sua companhia, evitando que o seu público receba estes tipos de e-mails não autorizados e que não possuem nada a ver com o seu serviço.
  2. Quando um e-mail é recebido, o programa inspeciona se o servidor que o está enviando tem autorização de uso do domínio. Caso não tenha, a mensagem é rejeitada imediatamente. 

 

Como o SPF realiza esta função?

O protocolo é configurado de acordo com a tabela DNS de seu domínio, com uma entrada TXT, onde se informa quais servidores possuem autorização para enviar e-mails em nome de sua empresa. 

Como citado anteriormente, se o remetente não estiver informado, o e-mail será rejeitado, garantindo a segurança de seu público e funcionários.

Existem quatro atributos do registro SPF para programar este sistema:

  • +Pass: Indica que o endereço IP tem autorização para enviar mensagens a partir do domínio.
  • Fail: Indica que o endereço IP não está autorizado a enviar mensagens em nome do domínio.
  • SoftFail: Neste caso, o domínio pode autorizar ou não o endereço IP, ou seja, a mensagem não é descartada imediatamente, mas aguarda ser submetida a outros testes.
  • Neutral: Este atributo equipara-se a como se não tivesse SPF. O proprietário do domínio pode decidir se o servidor será autorizado a enviar mensagens ou não.

 

Como configurar o SPF?

A primeira etapa para se defender dessa ameaça, é a publicação de informações de um registro SPF na zona DNS do domínio

Assim, quando chegar uma mensagem de outro servidor afirmando ser deste domínio, a informação estará lá registrada e será possível saber se trata-se de uma falsificação ou se está em conformidade com o registro SPF. 

Desse modo, seu domínio ficará protegido de falsificações mal-intencionadas.

Após isso, é necessário habilitar a verificação do SPF entre o servidor de e-mail e a internet, evitando a vulnerabilidade do seu servidor e zelando com a reputação de sua marca entre os clientes e público geral.

Para ajustar o sistema é simples: tendo a função de administrador, você deve acessar o painel de controle do servidor de hospedagem e verificar se existe algum tipo de registro TXT. Desta forma:

V=spf1

Se o encontrar, significa que seu servidor já tem a autenticação SPF configurada e basta editá-lo com o nome de seu domínio. Caso não tenha, vá até a zona de DNS avançada do host a adicione o registro, inserindo este texto:

v=spf1 include:_spf.seudominio.com ~all

Em seguida, salve as alterações.

Após ter o registro TXT programado, basta incluir o nome de seu domínio desta forma:

v=spf1 include:_spf.nomedoservidor.com.br

include:_spf.dominio.com ~all

Após seguir estes passos, é só salvar a configuração. E pronto! Você criou uma regra SPF em seu domínio, se livrando de falsificações em nome de sua empresa.

 

Por que o Sender Policy Framework é importante para as empresas?

Pense nas marcas que você mesmo assinou e recebe notificações de informações, promoções e descontos por e-mail. 

Agora imagine receber um anexo desta mesma empresa, clicar e ser infectado por um vírus ou malware. 

Você provavelmente vai tentar entender o porquê esta marca está compartilhando este tipo de conteúdo malicioso para seus clientes e provavelmente ela ficará com uma má reputação, perdendo a confiança de seu público.

Por isso, para evitar tais tipos de desconfortos, as empresas precisam adotar imediatamente este tipo de registro em seu time de E-mail Marketing.

 

Você sabe quais são os cuidados que você precisa ter com o e-mail marketing?

Agora que já entendemos sobre como o registro SPF funciona, sua importância e como criá-lo, iremos citar alguns cuidados que você deve ter ao lidar com o e-mail marketing.

Em hipótese alguma compre listas de e-mails. 

Adicionar uma grande quantidade de contatos à lista pode ser cativante, porém você não sabe a origem desta lista e sobre seus membros. 

Portanto, a chance de você se tornar irrelevante, de o público não se interessar por sua oferta e sua comunicação ser considerada como spam é muito alta, contrariando o sistema SPF. 

Aproveite todos os contatos da sua lista e busque saber o momento certo de enviar determinados tipos de conteúdos e campanhas, além de determinar seguramente a frequência de envio.

Seguindo todos esses passos você melhora a Segurança Digital de sua empresa e mantém uma boa reputação com seus clientes, tornando seu e-mail marketing muito mais efetivo e criterioso.

.   .   .   .   .

Mas se mesmo com todas as explicações trazidas aqui, você ainda tiver dúvidas de como aplicar isso no seu negócio ou se preferir contratar uma equipe especializada para cuidar do seu negócio, conte com a InCuca Tech! 

Temos um time especializado e prontinho para te ajudar. Que tal falar com um de nossos especialistas?

segurança digital

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

InCuca Tech
30 de maio de 2022

Comentários

Você também pode gostar de ler

CONHEÇA A INCUCA TECH

Empresa de soluções tecnológicas em sistemas de informação e comunicação – TICs sob medida para pessoas, empresas e projetos na internet.
+ DESCUBRATERMOS DE USOAVISO DE PRIVACIDADE
InCuca Play

ENDEREÇO POSTAL

Rodovia SC 401, 4150, Km 4
Centro de Inovação ACATE Salas 1 e 2 no Saco Grande Florianópolis/SC - Brasil CEP:  88032-005
DESDE 2013 @ INCUCA TECH
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram