Conquiste o topo das buscas em 21 dias

Página inicial | Segurança digital | Saiba a importância do certificado SSL

Saiba a importância do certificado SSL

Quando um usuário acessa um site em seu navegador, existe uma troca de dados com o servidor. Para que esse processo seja seguro, é vital que certificados, como o SSL cumpram seu papel e não sejam suscetíveis a ataques.

Geralmente, a segurança tende a ser lembrada somente no caso de páginas que lidam com informações fornecidas abertamente pelo usuário. 

No entanto, no post de hoje, você verá porque o certificado SSL não é importante somente para dados pessoais e bancários. Saiba mais, a seguir, o que é essa tecnologia e qual é a importância dela para seu ambiente digital. 

Confira!

O que é o certificado SSL?

SSL (Security Sockets Layer) é um protocolo de segurança, criado pela Netscape como padrão para uma conexão segura na web. Esse padrão permite que dados possam ter sua integridade protegida quando trocados entre dois sistemas.

Com a evolução da internet como a conhecemos, as necessidades de tecnologias de segurança tornaram-se mais refinadas. O certificado SSL, hoje, está presente em diversas ferramentas de segurança que utilizamos em nosso dia a dia. 

Os protocolos Transport Layer Security e HTPPS, por exemplo, utilizam o padrão Security Sockets Layer para manter os dados privados.

Normalmente, o padrão estará presente em todos os agentes da interação. O servidor do website, o navegador, e até mesmo entre servidores, evitando que dados fiquem expostos e sofram ataques.

Se um usuário acessa um site de e-commerce e digita o número de seu cartão, por exemplo, esse dado é enviado ao servidor. Nesse caminho, é necessário que ele possa confirmar o envio desses dados e autenticá-los. Assim, uma entidade externa faz com que essa transação seja confiável, protegendo usuário e servidor.

Os principais elementos do SSL são a privacidade, a integridade e a autenticidade dos dados. Ou seja, a função do Security Sockets Layer é garantir que os dados estejam seguros e sejam interpretados corretamente. 

Isso ocorre com a criptografia e assim, são geradas duas chaves (uma pública e outra privada) que fazem com que os dados possam ser invioláveis.

4 tipos de certificado SSL

Em 2022, houve um crescimento de 94% no número de invasões virtuais, em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo estudo da Fortinet.

Nos dias de hoje, o certificado de segurança virou um item imprescindível para tornar um site mais seguro. 

Existem diversos tipos de certificados SSL, conheça alguns deles e escolha o que mais atende às suas necessidades. 

Certificado de validação estendida (SSL EV)

O SSL EV, além de possuir um alto nível de segurança, é o tipo de certificado mais caro.

Sua emissão exige um rigoroso processo de validação de identidade. Ao adquiri-lo, o proprietário garantirá seu acesso exclusivo ao domínio. 

Com isso, na barra de endereços, serão mostradas informações como nome da empresa, o país, o HTTPS e um cadeado que demonstra sua elevada segurança.

Certificados de validação de empresa (SSL OV)

A principal função do Certificado de validação de Empresa (SSL OV) é criptografar os dados transferidos por um consumidor enquanto ele realiza transações naquele site.

Assim como o SSL EV, para garantir este tipo de certificado, é preciso passar por um processo rigoroso de validação. 

Além disso, também serão exibidas, na barra de endereços, informações sobre o site, o que o diferencia de sites falsos. 

Certificado de validação de domínio (SSL DV)

SSL DV é comumente usado em páginas de notícias e blogs, uma vez que possui criptografia mínima. 

Para obter esse certificado basta o usuário comprovar ser o proprietário do site, isso acontece por meio de e-mail ou ligação telefônica. 

Diferente dos outros tipos de certificados que vimos até aqui, o SSL DV  mostra na barra de endereços apenas o HTTPS e o cadeado.

 

Certificado SSL curinga

Ideal para quem possui vários subdomínios, uma vez que o certificado SSL curinga, além de proteger o domínio base, também garante segurança para os subdomínios, tudo isso em um único certificado. 

Por esse motivo, ele tem um ótimo custo benefício, pois elimina a necessidade de vários certificados individuais. 

Quer saber mais sobre o certificado de segurança? Confira no vídeo e entenda porque você deve implementá-lo em seu site. 

Qual é a importância do SSL?

O ambiente digital exige ferramentas que ofereçam segurança para o usuário. O certificado SSL evita que sites possam estar expostos a hackers e até mesmo a falhas na comunicação entre servidores e navegadores.

É possível visualizar em navegadores se o site é confiável e utiliza o certificado Security Sockets Layer. Isso faz com que o SSL, além de ser fundamental para dados, seja também uma garantia de que o site pode oferecer uma experiência segura ao usuário. 

A seguir, você entenderá como isso afeta você e seus canais digitais.

Por que seu ambiente precisa do SSL?

A segurança é uma base importante quando se trata de ambientes virtuais. 

Security Sockets Layer previne práticas criminosas de roubo de dados digitais, como o phishing (“pescar” por dados privados, construindo sites ou e-mails falsos semelhantes aos originais).

O SSL confirma para o usuário que o site que está sendo visitado é um ambiente autêntico e que lidará de forma segura com suas informações. E isso vai além dos sites de e-commerce! 

Com navegadores integrados a uma única conta, como o Google Chrome, o certificado SSL torna-se necessário para qualquer website. Além disso, seu ambiente precisa:

  • Ser confiável para seu público: o SSL, como vimos, é exibido no navegador do usuário por meio de sinais. Um site com o cadeado, endereço na cor verde ou o domínio HTTPS mostra que há uma preocupação com as informações do cliente, desde sua navegação até dados sensíveis, como senhas e dados bancários.
  • Ser confiável para pagamentos online: implementar formas de pagamento em seu site exige, obrigatoriamente, atenção aos protocolos de segurança. Serviços de operadoras de crédito dependem de ambientes em que o SSL esteja ativo e configurado corretamente.
  • Destacar-se entre os demais: desde 2017, o Google Chrome alerta seus usuários quando eles estão em um site sem a tecnologia de segurança como HTTPS e SSL. Além disso, o algoritmo de buscas do Google prioriza sites que tenham uma estrutura segura e confiável em relação aos dados dos usuários. Assim, o certificado de SSL ganha uma função importante em estratégias de SEO.
  • Ser monitorável: para acompanhar dados como fonte de tráfego e taxas de conversão, ferramentas de Analytics exigem o certificado SSL. Somente dessa forma as informações podem ser exibidas com precisão.

Como obter um certificado SSL?

Em um mundo cada vez mais digital, é inquestionável o papel importante desempenhado pela tecnologia para impulsionar negócios.

No entanto, trouxe um sério desafio aos profissionais de TI, que precisam lidar com aumento expressivo de casos de ataques cibernéticos. 

Neste contexto, o certificado SSL aparece como uma ferramenta fundamental para garantir conexões mais seguras entre marcas e seus clientes. 

A rapidez e o custo variam de acordo com o certificado escolhido pelo proprietário do site. Para isso, é preciso seguir as seguintes etapas:

  1. Configurar o servidor, de tal forma que o registro WHOIS esteja atualizado. Além disso, deve corresponder ao que foi encaminhado para a autoridade de certificação (nome e endereço da organização devem estar corretos);
  2. Nesta segunda fase, é hora de solicitar a assinatura de certificado (Certificate Signing Request) que poderá ser realizada com a ajuda da empresa de hospedagem do site;
  3. Agora, é preciso enviar a solicitação à autoridade de certificação. Ela irá validar as informações fornecidas, tanto da empresa como do domínio;
  4. Após o processo ser concluído, é preciso instalar o certificado. É necessário fazer as configurações no servidor ou no seu host Web.

Viu só como é importante e fácil obter um certificado SSL? Mas será que tem validade? É o que você confere no próximo tópico. 

O certificado possui validade?

Até 2020, era possível adquirir um certificado SSL com até dois anos de validade. No entanto, com o objetivo de assegurar uma maior proteção das conexões seguras (HTTPS), esse prazo foi reduzido para um ano.

Fabricantes de navegadores, como Google, Apple e Mozilla, já vinham tentando diminuir esse período a fim de garantir mais segurança digital aos seus usuários. 

Essas empresas destacam a importância de um prazo de validade menor uma vez que as atualizações seriam feitas com mais frequência, minimizando as chances de criptografias fracas ou até mesmo vulneráveis, o que coloca empresa e usuários em risco. 

3 passos para identificar se um site possui certificado SSL

Existem alguns passos simples que te ajudam a descobrir se o site é confiável e seguro. Com isso, o usuário pode navegar com mais tranquilidade e fazer suas compras sem preocupação de ter seus dados roubados e ser um site fraudulento. 

Para descobrir sua confiabilidade, observe os seguintes três pontos cruciais: 

  1. Na barra de endereços, deve conter, logo no início, o termo HTTPS. Isso mostra que o site tem a proteção de um certificado SSL, diferente de outros sites que começam com HTTP.
  2. Ainda na barra de endereços, irá aparecer um cadeado. Ao clicar nele, você encontra detalhes de segurança. Em alguns casos, a barra do navegador pode aparecer na cor verde.
  3. Atente-se aos sinais de que um site não é seguro. Por exemplo, um cadeado vermelho ou aberto, também pode aparecer uma linha na URL do site. 

Ter um negócio digital é, sem dúvidas, um meio lucrativo, até porque as marcas que não acompanharem essa evolução, certamente, ficarão para trás da concorrência

No entanto, é preciso estar atento aos riscos que você pode correr no ambiente virtual. Neste contexto, a segurança digital será sua grande aliada para evitar ataques cibernéticos, que podem resultar em prejuízos financeiros e à imagem da empresa. 

Aprenda a proteger seu site no artigo “Cibersegurança: como proteger seu site de ameaças cibernéticas?”. 

Acessibilidade

Seguranca em WordPress

Veja como podemos ajudar a sua empresa a alavancar no digital!_

Samuel Adiers Stefanello
Diretor de TI na InCuca, especialista em tecnologia para negócios: AI, data science e big data e especialista no desenvolvimento de projetos digitais.
24 de fevereiro de 2023

Você também pode gostar de ler

WhatsApp

whats
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram