Escrito por InCuca Tecnologia

avatar

Saiba como vender mais pelo site da sua empresa

Sites institucionais, atualmente, vão além de um cartão de visitas virtual ou formulário de contato. Existem diversos modos de administrar e trabalhar com o site de sua empresa para que ele, efetivamente, converta seu tráfego em potenciais clientes e seja parte de uma estratégia de vendas vencedora. Mas você sabe como vender mais pelo site de sua empresa? Confira algumas dicas a seguir!

1. Otimize o SEO

Se o site de sua empresa não é visto, não tem como ele ser lembrado e acessado. Você lembra da última vez que você procurou algo no Google ou no Facebook e não clicou imediatamente no primeiro resultado? O mesmo vale para quem busca seu site.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization. Ou, traduzindo, Otimização dos Motores de Busca. Essa otimização serve para que sites como o Google e o Bing coloquem seu canal no topo. Para isso, é preciso pensar como cada elemento de seu site está sendo lido pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

Nesse contexto, o trabalho de SEO vai desde o endereço de seu site e palavras-chave utilizadas em títulos e arquivos de imagem até mesmo à programação do canal. Muitas empresas, em boa parte dos mercados, já estão fazendo um trabalho impecável em SEO. No entanto, sempre é possível explorar nichos e buscas que podem trazer um retorno considerável e fazer o site de sua organização vender mais.

2. Trabalhe ações de CRO (otimização da taxa de conversão)

Saber como vender mais no site de sua empresa envolve compreender o conceito de conversão. Uma conversão seria qualquer ação que esteja alinhada aos resultados relevantes para sua venda.

Se você tem uma pet shop, por exemplo, a sua conversão seria que mais clientes entrassem em contato para agendar uma tosa. Ou, se você tem uma loja virtual, a conversão será medida em relação a compras efetuadas.

CRO, ou Conversion Rate Otimization, é o conjunto de técnicas que melhoram essa conversão. No caso, técnicas que transformem o número de visitantes de seu site em algo ativo. Para isso, é preciso entender o que o usuário espera experienciar ao entrar em seu canal ou o que pode atrair mais clientes em potencial para realizarem a ação de conversão desejada.

3. Não há como vender mais sem divulgação em redes sociais

Hoje, redes sociais oferecem uma série de ferramentas para empresas que desejam saber como vender mais pelo seu site. Para divulgar conteúdos, promoções e outras estratégias que envolvam o site, é imprescindível que exista uma integração. Dessa forma, você potencializa o tráfego de seus canais e os direciona ao mesmo objetivo.

Como vender mais pelo site

4. Crie conteúdo no blog da empresa

Um blog é uma ferramenta de conteúdo que permite que sua empresa estabeleça sua autoridade dentre as demais concorrentes e um relacionamento com seu público. Investir na qualidade do conteúdo, além de atrair clientes interessados no que sua empresa tem a oferecer, potencializa as estratégias de SEO que vimos anteriormente.

Os formatos de conteúdo possíveis em um blog vão além do simples texto. Vídeos, imagens, infográficos e outros elementos podem fazer com que o conteúdo tenha destaque e, inclusive, ajude bastante na conversão, sendo uma maneira interessante para que você atinja objetivos como vender mais.

5. Materiais impressos e assinatura de e-mail

Muitos esquecem, mas o material impresso também está integrado ao site de sua empresa. Lembre-se de incluir o endereço de seu site em seu material de papelaria e identidade de sua marca, como papel timbrado e, voltando ao digital, em assinaturas de e-mail e imagens e fotos postadas nas redes sociais.

6. Como vender mais e gerar mais conversões com testes A/B

Uma técnica comum para otimizar conversão é realizar o chamado teste A/B. Suponhamos que você queira que clientes liguem para um consultor de sua empresa. Para isso, serão feitas duas versões distintas da mesma página com um texto de apoio, formulário ou telefone de contato, com pequenas modificações. Assim, o tráfego definirá qual página gera maior conversão.

Essas páginas voltadas para uma única chamada para ação (CTA – call to action) em seu site são chamadas landing pages, e são as mais comuns para serem testadas. No entanto, o teste A/B pode ser aplicado a qualquer página de seu site que requeira uma ação de seu potencial cliente.

7. Fique atento à experiência do usuário para aprender como vender mais

Seu site deve ser acessível e agradável para se navegar a partir de qualquer dispositivo. A maioria dos acessos à internet no Brasil hoje se dá por meio de smartphones. Portanto, é essencial investir em um design que pense na experiência do usuário para esses dispositivos. Isso é chamado responsividade, e também conta muitos pontos na classificação feita pelos de sites de busca.

Como vimos, o site de sua empresa é um canal poderoso para atrair, aumentar e estimular suas vendas. Aplicando algumas técnicas, levando em conta a experiência do usuário, criando conteúdos relevantes, é possível torná-lo um grande aliado de seus resultados online e offline.