A segurança do site é tão importante quanto o seu conteúdo
Manter um site repleto de conteúdos adequados aumenta significativamente o alcance do público-alvo e consequentemente o número de clientes para a empresa. De qualquer modo, quando não existe atenção na segurança do site, as chances de invasões e perdas de dados são grandes, podendo trazer a queda de credibilidade da empresa ao ter seus dados roubados ou estar com o site fora do ar devido a ataques de hackers.
Pensando nisso, separamos alguns pontos essenciais para que você possa manter a segurança do seu site tão eficiente quanto os seus conteúdos. Acompanhe!
Senhas fortes
O uso de senhas fortes é considerado um aspecto básico para se prevenir de invasões e manter uma boa segurança do site, por isso é essencial a criação de logins e senhas que dificulte a possibilidade de invasões. Neste caso, recomenda-se trocar o famoso login padrão “administrador” por um de sua preferência e utilizar senhas com letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Estas recomendações também são válidas para acessos de servidores por meio de FTP.
Elimine Brechas para scripts maliciosos
Outro fator que pode comprometer a segurança do site é a possibilidade de ataques devido a pequenas falhas no código do mesmo.
É essencial que o desenvolvedor crie uma codificação segura capaz de evitar a execução de scripts maliciosos junto ao código do site.
Backup atualizado
O backup é outro recurso muito recomendado para a segurança do site, porém esquecido pela maioria dos administradores. Recomenda-se realizar o backup das informações com determinada frequência, para que seja possível efetuar a restauração em situações que há perdas de informações provocadas por ataques de hackers, por exemplo.
Há casos ainda que é possível implementar plugins para a realização automática do backup, determinando o intervalo entre cada um.
Ferramentas de segurança
O uso de ferramentas de segurança também é muito recomendado quando se deseja obter uma melhor proteção em websites. O uso de antispam, firewalls, além de plugins que limitam a tentativa de logins nas plataformas de gerenciamento do site, de modo a bloquear o IP do usuário que está efetuando as tentativas de acesso sem sucesso é essencial.
Acompanhe as atualizações
Manter a plataforma de gerenciamento de conteúdo sempre atualizada também é um fator importante para a segurança do site.
Se você usa WordPress, Joomla, vBulletin ou qualquer outro gerenciador, é essencial manter suas versões sempre atualizadas, já que os scripts de segurança também acompanham a atualização nessas plataformas.
Utilize uma hospedagem segura
Também é preciso atentar-se na segurança do seu serviço de hospedagem, isso porque grande parte dos casos de invasões em websites ocorre devido a vulnerabilidades em Hosts.
É por isso que é essencial pesquisar a reputação das empresas e contratar um serviço que possua um ótimo sistema de segurança para evitar que ataques de hackers venham a ocorrer por meio da hospedagem.
Gostou das dicas? E você, como gerencia a segurança do seu site? Compartilhe conosco as suas experiências pelos comentários.
Lucas Adiers Stefanello
InCuca Tecnologia