Escrito por Marketing InCuca

avatar

Conheça o Wi-fi Halow, a nova versão do Wi-fi

A revolução da “Internet de Coisas”, conceito onde todos os equipamentos eletrônicos comunicam entre si, está próxima de mais um passo para a sua efetivação. A Wi-fi Aliiance aprovou um novo padrão para o Wi-fi, a versão 802.11ah, também conhecida como Wi-fi HaLow.

A nova versão terá um alcance quase duas vezes maior que o do Wi-fi atual, chegando a quase 1 quilômetro, segundo estimativas. Além disso, irá operar nos espectos wireless não-licenciados abaixo de 1GHz, conseguindo passar melhor por paredes e outros obstáculos, garantindo uma maior qualidade na conexão.

Usando de conexão sem fio na largura de 900 MHz, os dispositivos com HaLow irão consumir menos energia, aumentando a duração de baterias de equipamentos, não apenas smartphones e tablets, mas também de gadgets voltados para casas smart com sensores, câmeras de segurança e pequenos robôs.

A nova versão deverá abrir maiores oportunidades também para o desenvolvimento de veículos inteligentes e em áreas como saúde, varejo e até agricultura.

Compatibilidade

Apesar de ser desenvolvido para tecnologias futuras, o HaLow também deve ser compatível com as faixas de banda já usadas, garantindo seu uso com equipamentos antigos. O padrão também deve suportar outras tecnologias comuns da rede, como conexão nativa através da nuvem.

No entanto, apesar da aprovação, não será tão cedo que teremos dispositivos funcionando através da tecnologia HaLow. A expectativa é de as certificações serem lançadas apenas em 2018, mas para os que não quiserem esperar tanto, produtos com suporte para especificação devem chegar ao mercado antes disso. Atualmente a versão 802.11ah encontra-se na fase técnica, em finalização.