site pessoal

Escrito por Lucas Adiers Stefanello

avatar

07 dicas para criar seu site pessoal

A forma como você se posiciona faz toda a diferença para a percepção pública. Ter um site pessoal é importante para auxiliar na criação e na gestão de sua marca – processo conhecido como branding pessoal. Por meio dessa ação, é possível divulgar a carreira profissional, os serviços, ou oferecer um conteúdo que atraia as pessoas para sua proposta. Tudo depende de seus objetivos na criação do site pessoal em si.

O projeto de um site pessoal de sucesso potencializa os contatos e contribui com sua presença digital. Neste artigo, você poderá conferir algumas dicas para dar os primeiros passos nessa jornada. Acompanhe a seguir.

1. Adote uma solução personalizável para seu site pessoal

Muitos serviços de hospedagem e criação de sites oferecem um escopo limitado para os administradores. O primeiro passo na construção de seu site pessoal é ter uma plataforma que permita personalização total. Isso envolve desde o seu próprio domínio até cada funcionalidade e página interna.

O WordPress é um exemplo de solução mais utilizada atualmente, e sua estrutura permite total independência para edição de conteúdo. Lembre-se de considerar todos os aspectos que envolvem a base estrutural do site antes de passar para sua construção. Isso evita que obstáculos e limitações futuras prejudiquem seus objetivos com o site pessoal.

2. Tenha um planejamento sólido para seu site pessoal

O foco na construção de um site pessoal é essencial para que o canal possa ser efetivo. Para definir esse foco, é importante realizar um planejamento a fim de que ele possa atender suas necessidades.

Quais são seus objetivos? Quais são as informações e os conteúdos que serão publicados em seu site pessoal? Qual é o comportamento esperado do público que o visitará? Realizar orçamentos? Interagir com o conteúdo? Muitos sites pessoais pecam pela falta de planejamento e objetividade, alienando a base de pessoas que o acompanha e afastando visitantes futuros.

Para evitar isso, você pode adotar os chamados 3 C´s do branding pessoal: clareza, consistência e constância.

3. Trabalhe o SEO das páginas de seu site

Práticas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sistemas de Busca) começam já na escolha de domínio. Para que o site possa ter destaque e surgir em buscas como um resultado relevante, é preciso investir em SEO.

Por meio da própria busca orgânica no Google, ou de ferramentas como Google Trends e Google Keyword Planner, é possível definir mais assertivamente as palavras-chave.

4. Facilite o contato de seu público

Trabalhar a integração do site com seus canais de comunicação é muito importante. Informações como telefone, e-mail, redes sociais e tantas outras devem ser de fácil acesso para o visitante.

5. Crie um relacionamento entre marca e audiência

Atrair o público envolve fazer com que seu site pessoal tenha conexão com ele. Para isso, lembre-se de que a demanda por conteúdo relevante de qualidade é alta na web.

Com um trabalho de publicação e otimização constante de seu site pessoal, o conteúdo ganha destaque. E com um conteúdo de qualidade em destaque, criam-se oportunidades de conectar-se ao seu público de interesse.

6. Monitore resultados

Seu site pessoal pode ser uma ótima forma de gerar insights sobre comportamentos do público. Ferramentas gratuitas, como o Google Analytics, geram relatórios de métricas que, associadas a suas ações pessoais de marca, podem otimizar seu retorno.

Futuras ações no meio digital podem se beneficiar dos dados que seu site pessoal gera.

7. Otimize a experiência do usuário

Mais de 92% dos usuários brasileiros acessam a web por meio de dispositivos móveis. Seu site pessoal precisa oferecer uma estrutura que considere a experiência de navegação do usuário.

Investir em plataformas como o WordPress facilitam esse trabalho de UX (User Experience – Experiência do Usuário). Com plugins e temas prontos já adaptados, a portabilidade do site torna-se intuitiva.

Dúvidas para criar um site pessoal? Contate os profissionais da InCuca e comece a desenvolver seu projeto!